Quem disse que não?

Mesmo que ainda não matematicamente, a Portuguesa (1º, 70) é a campeã da Série B de 2011. Mesmo que ainda faltem três pontos para ela se tornar inalcançável a Ponte Preta (2º, 57) e Náutico (3º, 53), não há como retirar a legitimidade da emocionada festa de uma torcida que não vibra com um título de certo porte há 38 anos (a Série A2 paulista de 2007 não conta, convenhamos). Afinal de contas, líder há 24 rodadas, a Lusa venceu há pouco justamente sua principal adversária na luta pela taça, a Ponte, por 2 a 1. Os jogadores, inclusive, já deram a volta olímpica. Torcedores choravam como se a taça já fosse da Lusa. E é mesmo.

É curioso pensar como estaria a Portuguesa na Série A com este time. Porque, certamente, não faria feio contra ninguém. É uma campanha tão categórica e massacrante como a do Corinthians (2008), Vasco (2009) e Coritiba (2010), os últimos três campeões da Segunda Divisão. No atual Brasileirão, será que estaria atrás de Cruzeiro, Atlético/MG ou mesmo do conterrâneo Palmeiras, que utiliza seu mesmo Canindé (hoje num raro dia de grande público) como sede? Exagero de apelidos à parte, a Barcelusa, se não for desfeita, pode dar trabalho no ano que vem. O Campeonato Paulista já será um bom teste.

A Ponte Preta, mesmo com a derrota, dificilmente não subirá. Faltando cinco rodadas, tem 6 pontos de vantagem sobre o Criciúma. Nem mesmo poderá perder a vice-liderança nesta rodada. O máximo será o Náutico encostar e ficar a um de distância, caso vença o rival Sport (6º, 48) no clássico nos Aflitos.

PORTUGUESA (2): Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Boquita (Júnior Timbó), Marco Antônio e Henrique (Jaime); Ananias (Raí) e Edno.
Técnico: Jorginho
PONTE PRETA (1): Júlio César; Patric (Thiago Luís), Leandro Silva, Ferron e João Paulo; João Paulo Silva, Josimar, Caio (Lúcio Flávio) e Renatinho; Ricardinho (Gérson) e Ricardo Jesus.
Técnico: Gílson Kleina

Campeonato Brasileiro - Série B 2011 - 33ª rodada
Local: Estádio Canindé, São Paulo (SP); Data: sexta-feira, 28 de outubro - 20h30 (horário de Brasília); Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP); Público: 11.711; Renda: não divulgada; Gols: Ananias 17 e 24 do 1º; Lúcio Flávio 26 do 2º; Cartão amarelo: Leandro Silva (POR), Luís Ricardo e Josimar

PRÓXIMOS JOGOS
Criciúma x Portuguesa - terça, 1º/11, 20h30 - Heriberto Hülse, Criciúma (SC)
Ponte Preta x Americana - sábado, 05/11, 16h20 - Moisés Lucarelli, Campinas (SP)


Comentários

Igor Natusch disse…
Disse há umas três semanas que a Portuguesa seria candidata ao título se o Paulistão fosse agora.

Riram de mim.

Sustento.

Se mantiver o time para o ano que vem, veremos com mais clareza.
Vicente Fonseca disse…
Igor, eu ri e continuo discordando. É um bom time, de Série A, mas está bem abaixo de São Paulo, Santos e Corinthians. Do Palmeiras não.
Igor Natusch disse…
Santo André também era, e quase ensacolou o Santos de Neymar e Ganso no auge. A questão não é ser melhor, e sim estar em condições de brigar. A Lusa de agora está. Com qualquer um deles.