Escapou entre os dedos

INTER 1 x 1 CORINTHIANS
Levar um gol de falta aos 44mins do segundo tempo foi um castigo um tanto pesado para o Internacional. A vitória sobre o Corinthians era importantíssima: colocava o Inter com o mesmo número de pontos do Fluminense (50), ficando fora do grupo da Libertadores apenas por critérios de desempate. O resultado era tão positivo que não só a vaga para a competição continental, mas até mesmo a conquista do título já passava pelo eufórico inconsciente coletivo da massa colorada. Mas o ex-colorado Alex, conhecido pela desenvoltura com a bola parada, fez uma cobrança de alta qualidade, além de ser ajudado pela barreira raquítica e a demora de Muriel a pular na bola após o chute.
.
O primeiro tempo deve ter provocado frêmitos de prazer em Tite, treinador conhecido pela pregação do equilíbrio enquanto abordagem de futebol. Afinal, foi uma partida bastante igual, com duas boas equipes fazendo um interessantíssimo confronto, em alto nível futebolístico. O Inter chegou mais, obrigando Julio Cesar a boas defesas, mas isso não significa que o Corinthians foi uma vítima passiva da volúpia colorada, de modo algum. Ainda que chegasse pouco na frente, o Timão tentava manter o jogo sob controle, segurar o ímpeto do adversário na base da posse de bola ao invés de apostar na retranca ou algo parecido. O Inter terminou o primeiro tempo jogando melhor - algo potencializado pela expulsão de Alessandro após falta dura em Andrezinho - mas foi um primeiro tempo de grande qualidade dos dois lados.
.
Na volta dos vestiários, cada treinador fez o que poderia nas circunstâncias. Tite desenhou duas linhas de quatro, Dorival Jr. apostou em João Paulo no lugar de Bolatti (que jogou bem, diga-se) para dar ainda mais ofensividade a seu 4-2-3-1. O Inter insistia, o Corinthians saía com força nos contragolpes e o jogo permanecia bom e emocionante. O gol colorado veio em cabeceio de Nei, após considerável pressão, e recompensava a equipe que buscava a vitória de maneira mais incisiva. Mas o Corinthians nunca foi covarde, e acabou buscando o empate de forma bastante interessante nos minutos finais. O empate não foi justo nem injusto: foi consequência de um confronto de alto nível entre duas equipes de muita qualidade. Na desatenção e no detalhe, o Inter perdeu três pontos que seriam fundamentais - mas que não vinham sendo conseguidos com folga, pelo contrário, o que também é um elogio ao visitante paulista.
.
A distância para o G-5 encurtou. O Inter segue em sétimo, mas soma 48 pontos e está a apenas dois do Fluminense, que perdeu para o Atlético-MG em pleno Engenhão. A Libertadores, portanto, segue um sonho bastante palpável para o Inter. O problema é encarar na próxima rodada o Atlético-GO, em Goiânia, e com os desfalques de D'Alessandro (expulso de forma tola no final do jogo), Moledo e Nei. Além disso, há pelo menos três confrontos diretos (Fluminense, Botafogo e Flamengo), dois deles fora de casa. Ainda dá, obviamente, mas teria ficado mais ao alcance caso o Inter tivesse segurado a vitória por mais alguns minutinhos. Uma vez mais, o clube desperdiça pontos decisivos na hora mais importante. Uma triste rotina colorada neste 2011, e que não vem de hoje em se tratando de Campeonato Brasileiro.
.
Internacional (1) - Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kléber; Guiñazu, Bolatti (João Paulo), Andrezinho (Tinga), D’Alessandro e Oscar (Ilsinho); Jô.
Técnico: Dorival Júnior.
.
Corinthians (1) - Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Edenílson,) e Alex; Willian (Welder) e Liedson (Jorge Henrique).
Técnico: Tite.
.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS). Data: domingo, 23 de outubro de 2011. Árbitro: Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR). Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Erich Bandeira (Fifa-PE). Gols: Nei (Inter), aos 21mins e Alex (Corinthians), aos 44mins do segundo tempo. Cartões amarelos: Rodrigo Moledo, D’Alessandro e Nei (Inter); Paulinho (Corinthians). Cartões Vermelhos: Alessandro (Corinthians); D'Alessandro (Inter).
.
Foto: Ramiro Furquim / Sul21

Comentários

vine disse…
Zaga do Inter desfalcada = Medo! Bolívar está voltando?

Gostei do Alex, que apenas apontou para a torcida do Corinthians, e não comemorou o gol contra o ex-clube. Esse tipo de atitude ou demonstra um cidadão decente e respeitoso ou apontou um colorado de coração, o que facilitaria um futuro retorno.