É cedo ou tarde demais?

A torcida do Fluminense (4º, 53) já fala em bicampeonato, mas ainda é muito cedo. Ou melhor, muito tarde. Faltando 6 rodadas para o fim, o tricolor carioca chega aos 53 pontos, supera o Flamengo e fica a quatro do Vasco, que ainda joga neste domingo com o São Paulo. Ninguém tem mais vitórias (17), mas o alto número de derrotas (13) impede um destino melhor para o crescente, porém irregular, time de Abel Braga.

A irregularidade se viu no próprio jogo. O começo foi péssimo: com a defesa errando simplesmente todas as saídas de bola, o Flu se auto-encurralava. O Ceará (17º, 32) não tardou a abrir o 1 a 0, com Felipe Azevedo, que fez um excelente primeiro tempo, juntamente com o imparável Osvaldo. Felipe, aliás, talvez estivesse com uma camisa do Fluminense por baixo, afinal, recebeu tantos "passes" do péssimo zagueiro tricolor Márcio Rosário que parecia jogar no mesmo time que ele.

Mas o Ceará desperdiçava chances, uma atrás da outra. Mesmo com o time massacrando o Fluminense, a expressão facial dos torcedores, desesperados com os gols perdidos, era própria de quem sabia que poderia pagar caro pelas facilidades não aproveitadas. Foi justamente o que ocorreu quando Fred resolveu entrar no jogo. Em vez de levar perigo como centroavante, decidiu sair da área, já que a bola não lhe chegava. Saiu de seu lugar habitual, puxou um dos zagueiros consigo e, neste espaço vazio, achou Rafael Sobis livre para empatar, aos 31. Grande jogada.

No segundo tempo, explorando o nervosismo do Ceará, o Fluminense foi dono do jogo. Com Fred exuberante, criando perigo e proporcionando grandes assistências aos companheiros, o time carioca definiu a vitória aos 19 minutos, em ótimo lançamento de Carlinhos para Sobis, jogador que se reencontrou nas Laranjeiras após mau começo de ano no Inter. No restante da partida, o Flu esteve muito mais perto de ampliar que de sofrer o empate. Dimas Filgueiras ainda fez o favor de tirar Osvaldo do time, deixando o apagado Thiago Humberto e anulando o pouco de criação que o Ceará ainda possuía.

Vitória categórica, que justifica a euforia de seus torcedores.

Em tempo:
- Atuação impossível de Neymar. O Atlético/PR (31) pena na zona de rebaixamento. No Engenhão, Loco Abreu faz o Botafogo encostar no Vasco e deixa o Cruzeiro mais próximo do Z-4.

- Boa estreia do jovem zagueiro Elivélton, 19 anos. Márcio Rosário, pior do Flu hoje, não enfrenta o Inter: levou terceiro amarelo.

CEARÁ (1): Fernando Henrique; Sinho (Rudnei), Fabrício, Edmílson e Vicente; Careca, Heleno, Eusébio e Thiago Humberto; Osvaldo (Washington) e Felipe Azevedo (Marcelo Nicácio).
Técnico: Dimas Filgueiras
FLUMINENSE (2): Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton (Diguinho), Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Valencia, Deco (Souza) e Marquinho; Rafael Sobis e Fred (Lanzini).
Técnico: Abel Braga

Campeonato Brasileiro 2011 - 32ª rodada
Local: Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE); Data: sábado, 29 de outubro de 2011 - 18h (horário de Brasília); Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO); Público: 17.554; Renda: R$ 171.531,00; Gols: Felipe Azevedo 7 e Rafael Sobis 31 do 1º; Rafael Sobis 19 do 2º; Cartão amarelo: Fabrício, Edmílson, Eusébio, Vicente, Diguinho e Márcio Rosário

PRÓXIMOS JOGOS
Avaí x Ceará - Brasileiro - domingo, 06/11, 17h - Ressacada, Florianópolis (SC)
Internacional x Fluminense - Brasileiro - domingo, 06/11, 19h - Beira-Rio, Porto Alegre (RS)


Comentários

Lique disse…
os pênaltis até acho que foram (o primeiro mais, o segundo menos), mas no terceiro gol o neymar parece ter tocado no calcanhar do manoel, não? não vejo outra razão para ele ter caído daquela maneira. juizão fez vista grossa.