Fotbal romaniei, rumo à Europa!

LIGA CAMPIONILOR
Começa nessa quarta-feira (já deve estar começando quando o post for publicado, na verdade) a jornada do Oţelul Galaţi na competição máxima do futebol de clubes na Europa. A partir das 15h45 (horário de Brasília), os Oţelarii enfrentam o FC Basel no St. Jakob-Park, na Suíça, em uma partida que, mesmo sendo de estreia, já é decisiva. Afinal, além da companhia dos suíços, o time romeno terá pela frente os indigestos Manchester United e Benfica - ou seja, se os guerreiros da Romênia querer ir além da humilde coadjuvância no Grupo 3, terão que somar o máximo de pontos possível contra o adversário teoricamente mais fácil.
.
Se o leitor/a olhar apenas para a situação do Oţelul Galaţi no Romenão, vai achar que o clube está em maus lençóis. E talvez esteja mesmo. No momento, o clube é 14º lugar entre 18 clubes, na beira da zona da degola, com humildes sete pontos. Na última rodada, levou 4 a 0 do CFR Cluj, diante de sua própria (e atônita) torcida. Mesmo que jogando com uma equipe mista, já projetando o jogo desta quarta, o fato é que Oţelul Galaţi foi uma das únicas equipes disputantes da Liga Campionilor a perder na rodada anterior à estreia - e de uma forma, convenhamos, bastante estrondosa.
.
Mesmo as declarações de seus dirigentes deixam claro que o clube romeno encara suas chances na Liga de forma bastante realista. O manager Marius Stan e o treinador Dorinel Munteanu estimam, de forma otimista, que o Oţelul some 9 pontos durante a fase de grupos - um percentual que, se alcançado, seria teoricamente suficiente para a segunda vaga. Mas Marius Stan, em entrevista ao site da UEFA, garantiu que todos no clube estão tentando "não se preocupar muito" com isso. Se for para cair na primeira fase, "queremos deixar a competição de cabeça erguida e conquistar o respeito dos nossos adversários, pelo que eles terão defrontado uma equipa honesta, trabalhadora e digna", diz o homem, ele próprio ex-jogador de longa história junto aos Oţelarii. "Sempre que ouço o hino oficial da Champions fico emocionado. Somos atores num grande espectáculo".
.
Pessoalmente, acho que a briga do Oţelul é pela vaga na Liga Europa - ou seja, peleia com o Basel pelo terceiro lugar do grupo. Por isso mesmo, não só qualquer ponto somado contra Manchester United e Benfica pode ser fundamental, como não perder para os suíços é uma tarefa praticamente impreterível. Por isso mesmo, um empate na estreia seria, na minha visão, um resultado bastante apreciável. Arrancando mais um pontinho que seja nos próximos dois jogos (ambos em casa, contra Benfica e Manchester United), arrisco dizer que o Oţelul Galaţi estará bem na parada para garantir espaço na Liga Europa. Veremos a partir de hoje se dá para sonhar ou se a Romênia (que não vai às oitavas da Liga Campionilor desde o Steaua dos anos 80, aliás) vai ficar chupando dedo uma vez mais.
.
UEFA Europa League
.
No tocante à Liga Europa, a coisa parece bem mais promissora. Não bastasse a possibilidade de termos o Oţelul Galaţi por lá, outros três representantes do fotbal romaniei estarão na fase de grupos: o Steaua Bucureşti, o Rapid Bucureşti e o FC Vaslui. Todos eles estreiam na quinta-feira (15), encarando grupos com diferentes graus de dificuldade - lembrando que os dois melhores de cada grupo vão para o "knockout stage" ao lado dos oito terceiros lugares da Liga dos Campeões.
.
No Grupo C, o Rapid Bucureşti tem uma tarefa complicada - ainda que seja, à primeira vista, o mais qualificado dos times romenos para encará-la. Estreia fora de casa, contra o Hapoel Tel Aviv de Israel - um dos favoritos da chave, ao lado do sempre tinhoso PSV Eindhoven da Holanda. O Legia Warsaw (POL) é uma equipe perfeitamente batível, por sua vez, de modo que o bom time do Rapid terá que buscar preciosos pontos fora de casa e fazer ótima campanha em Bucureşti para pleitear uma vaga. Eu apostaria em PSV e Rapid Bucureşti na próxima fase, mas mais por torcida do que por racionalidade, já que o Hapoel não é uma equipe nada desprezível.
.
Para o FC Vaslui, por outro lado, a situação é mais difícil. Sporting e Lazio são equipes tradicionais, de plantel notadamente superior ao dos galben-verzii. Como dissemos aqui anteriormente, o Vaslui não se reforçou quase nada para a atual temporada, tanto que foi eliminado sem direito a discussão nos pré-qualificatórios da Liga Campionilor. Mesmo o Zurich (SUI) é um clube que, no fundo, não está muito abaixo do Vaslui, de forma que a briga me parece ser para fazer um bom papel e não ficar na lanterna. Tomara que eu seja surpreendido, de qualquer modo. Amanhã, o Vaslui encara o Lazio no Olimpico de Roma, o que é uma chance de ouro para começar a calar a minha boca.
.
O Steaua Bucureşti é, na minha visão, o que está em melhores condições para a classificação. Para mim, é menos time que o Rapid, mas pegou um grupo mais palatável, no qual tem um grande inimigo (o Schalke 04), um adversário bom, mas batível (Maccabi Haifa, de Israel) e um time que deve ser superado sem dramas (o AEK Larnaca, do Chipre). Estreando em solo romeno contra o Schalke, o Steaua pode dar um verdadeiro salto rumo à classificação, caso vença os alemães. De qualquer modo, acredito muito que o Steaua chega entre os 32 clubes que decidirão a Liga Europa, e confio que possamos ter quem sabe três romenos disputando as fases decisivas da competição. Para um país que passou anos sem chegar nem perto disso, não está nada mal.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Derrota de 2 a 1 para o Basel complicou as coisas pro Otelul Galati, certo Igor?
Igor Natusch disse…
Complicou. Vai ter que ser um campanha bem pensada do Otelul até mesmo se eles querem a Liga Europa - até porque convenhamos que, perdendo para o Basel, fica difícil querer algo contra Manchester United e Benfica. Vencer os suíços em Galati é obrigação total. A partir daí, cada ponto arrancado contra os outros adversários pode ser decisivo. Acho que, se o Otelul conseguir somar cinco ou seis pontos, vai dar para ir para Liga Europa. Segunda fase das Champions, desde agora, já complicou demais.

Boa estreia dos romenos na Liga Europa. Rapid e Vaslui conseguiram excelentes resultados - os giulestenii venceram fora de casa o Hapoel Tel Aviv por 1 a 0, enquanto o Vaslui surpreendeu ao empatar com a Lazio, também fora de casa, por 2 a 2, depois de sair perdendo o jogo. O Steaua empatou em casa por 0 a 0, mas jogava contra o Schalke 04, o adversário mais temível de sua chave, de modo que longe está de ser um mau resultado. Ou seja, tá promissor o horizonte romeno para os lados da Liga Europa...