Meia década fazendo jus ao nome

O dia de hoje é especial para a metade vermelha do Rio Grande do Sul. Há exatamente meia década, o Internacional conquistava seu primeiro título além-fronteiras. O empate em 2 a 2 com o São Paulo, no Beira-Rio, significou muito mais que o jogo de maior importância da história do clube. Era uma mudança de tamanho e de postura, verificada nos anos posteriores.

Até o dia 22 de junho deste ano, os últimos cinco títulos internacionais conquistados por clubes brasileiros eram todos do Inter. Algo impensável para uma equipe que passou longos 23 anos sofrendo com as conquistas sul-americanas e mundiais do principal rival. Daquele 16 de agosto de 2006 para cá, o Colorado só não ganhou um troféu internacional por ano em 2009 (desconsidero a Copa Suruga de propósito): Mundial em 2006, Recopa em 2007, Sul-Americana em 2008, Libertadores em 2010. Perdeu a Recopa de 2009 para a LDU e tem a chance de vencê-la semana que vem, contra o Independiente, igualando-se ao São Paulo como maior vencedor deste troféu entre os times brasileiros.

Muitos podem argumentar: cinco anos não é uma data longa nem redonda o suficiente para se fazer uma memória de determinada conquista. Preciso discordar neste caso. Não são cinco anos do primeiro título continental colorado, mas cinco anos de uma refundação do clube. De tropeçador em mata-matas para copeiro, conquistador, vencedor de torneios antes tão sonhados. De gigante decadente a time temido no Brasil e fora dele. La Copa se mira y se toca para os colorados, há meia década. Para um blog como o Carta na Manga, que tem uma trajetória que se confunde com esta história de sucesso (afinal, comemoraremos cinco anos semana que vem), cabe ainda mais destacar este feito.


Comentários