Fogo forte

O elenco pode não ser dos mais badalados, mas o Botafogo faz mais um ótimo Campeonato Brasileiro. Ano passado não entrou na Libertadores por detalhe. Teve chance até a última rodada. Agora, a exemplo de 2010, a Estrela Solitária fecha o turno do campeonato entre os líderes. Com os 2 a 1 aplicados de virada no rival Fluminense (10º, 25) no Clássico Vovô deste sábado, chegou aos 34 pontos, em 3º lugar. Pode cair para 5º no domingo, mas permanece na zona da Libertadores, competição a qual não disputa há 15 anos.

Se o objetivo primordial do Grêmio (16º, 18) neste momento é não cair, a rodada deste sábado foi boa. O Atlético/PR (17º, 18) ficou no 1 a 1 com o Coritiba (8º, 26) no Couto Pereira, enquanto o América/MG (20º, 13) levou 2 a 1 de virada, em casa, para o Atlético/GO (11º, 25), que ganhou a quarta seguida. Ou seja: o Tricolor só vira o turno entre os quatro últimos se perder o Gre-Nal por mais de um gol de diferença ou, caso perca por diferença mínima, o Atlético/MG vença o Cruzeiro. Mesmo assim, ainda tem um jogo atrasado.

Se a elite fecha o turno neste domingo, a Série B completou metade do caminho neste sábado. Portuguesa (38), Ponte Preta (35), Náutico (34) e Americana (30) seriam os promovidos hoje. Mesmo assim, a distância até o ASA, 10º colocado, é de apenas 3 pontos do G-4. Nesta briga estão tradicionais participantes da Série A, como Sport, Goiás, Paraná, Criciúma e Vitória.


Comentários

juca disse…
O nível da Série B tá altíssimo. Se o Grêmio inventar de cair, tenho medo de que fique por lá por alguns anos.
Vicente Fonseca disse…
É verdade, Juca. Mas com essa fórmula de pontos corridos dificilmente o clube grande não sobe. Tem que fazer força.