Vida longa ao Universitatea Craiova!


Seria ótimo poder retomar a Coluna Romena com um post festivo, um alegre levantamento dos gols, cartões vermelhos e pernas fraturadas de mais um Romenão que se inicia. Pena que, ao invés disso, sou forçado a escrever esse texto amargo e entristecido, para lamentar a melancólica morte de um dos clubes máximos do futebol romeno. É até dificil controlar a revolta ao digitar essas linhas, pois eis que a ignorância arrogante de maus dirigentes levou ao impensável: o Universitatea Craiova não existe mais. Faleceu. Deixou de existir. Sumiu.
.
Não estamos falando de um clube qualquer. No ranking do futebol romeno, o Universitatea Craiova aparece como a quarta maior equipe de todos os tempos, abaixo apenas dos três grandes de Bucureşti - Steaua, Dinamo e Rapid. Ganhou quatro vezes o Romenão e levantou a Cupa Romaniei em seis oportunidades, além de ter sido responsável por uma das maiores comoções coletivas da história romena, ao chegar às semifinais da Copa da UEFA na temporada 1982-1983. Craques como Lung, Ştefănescu, Geolgău, Balaci e Camatar fizeram história, superando equipes como Fiorentina, Bourdeaux e Kaiserslautern em uma campanha simplesmente irresistível.
.
Foi nessa jornada histórica que a Universitatea Craiova ganhou a alcunha "Campioana unei mari iubiri", que pode ser traduzida como "campeões de um grande amor" - referência ao fato inquestionável de que, naqueles dias mágicos, todos os romenos torciam intensamente pelo sucesso do clube na competição europeia, independente de cores clubísticas. Cairiam apenas na semifinal, diante do poderoso Benfica, e sem serem derrotados - foram dois empates, e a desclassificação veio apenas no saldo qualificado. Uma linda história, sem dúvida. Que os cartolas romenos encarregaram-se de encerrar prematuramente.
.
A última transição de temporada foi uma das mais estranhas e perturbadoras do futebol romeno em muito tempo. Para aceitar a inscrição dos clubes nas competições, a Federaţia Română de Fotbal exige o cumprimento de certas garantias financeiras - que seriam, pelo menos assim diz a FRF, necessárias para assegurar que todos os participantes podem dar conta das exigências de um campeonato. Para 2011-2012, pelo menos duas grandes equipes (Gloria Bistriţa e Poli Timişoara) falharam em cumprir as metas e foram rebaixados compulsoriamente para a Liga 2 - no caso da Poli, perdendo até a vaga recém-conquistada aos qualificatórios da Liga dos Campeões. Já o Unirea Urziceni, campeão em 2008-2009, foi abandonado pelos investidores e fechou as portas. Outros clubes recém promovidos, como o Bihor Oradea, igualmente foram considerados insolventes e barrados na Divizia A do campionatul romanesc.
.
A situação da Universitatea Craiova, infelizmente, é ainda mais dramática do que a dos time acima citados, com exceção dos falecidos Leões de Ialomiţa. O clube, rebaixado na bola para a Liga 2 pela segunda vez em sua história, já estava há algum tempo às turras com a FRF, basicamente por iniciativa de seu financiador e proprietário Adrian Mititelu. Em pé de guerra com o presidente da federação romena, Dumitru Dragomir, Mititelu entrou na justiça comum para pedir reparação por algumas decisões contrárias aos interesses do clube. Além disso, propôs-se até a depor na justiça contra certas pessoas fortes do fotbal romaniei (incluindo o ex e agora de novo treinador da seleção, Victor Piţurca), aos quais acusa de estarem formando um "grupo criminoso" para sugar o futebol romeno até a morte.
.
.
A resposta da FRF, mais do que dura, foi cruel. Depois de algumas insinuações, a entidade decidiu simplesmente desfiliar o Universitatea Craiova, o que implica na extinção imediata do clube. A decisão, em princípio, é provisória - porém, como o time já foi impedido de inscrever-se em qualquer competição romena na temporada, e as competições já estão em andamento, o impacto brutal da medida já se faz sentir em toda sua dimensão. Como a adoção de medidas na justiça comum não é exatamente bem vista pelo modelo de gestão da FIFA (que basicamente pretende que sua entidade esteja acima de toda e qualquer lei), a chance de que a decisão da FRF seja revertida é zero. A assembleia da FRF que poderia salvar os Campeões de um Grande Amor ocorrerá apenas na metade de 2012, tarde demais para evitar a desintegração do clube. Jogadores estão livres de seus contratos, o Ion Oblemenco está fechado, não há mais patrocinadores ou financiamento. Até o site do clube já saiu do ar. O Universitatea Craiova, portanto, tombou.
.
Sobre o imbróglo em si, nos resta tomar emprestadas as simples e sábias palavras de Petre Grigoras, treinador do Pandurii Târgu Jiu: "Por quais motivos vai desaparecer eu não sei, e nem me interessa discutir. É um pecado, e isso me basta". Aos que falham em manter vivo um dos times mais importantes do futebol romeno, restará o olhar de desprezo de todos que amam o esporte. Cabia a eles solucionar essa situação, e não o fizeram. Falharam com a história do futebol romeno. Que encolham-se aos cantos de vergonha, se é que ainda resta alguma vergonha na cara dessa gente.
.
Restará a nós, os que de fato amamos o fotbal, confiar em quem sempre é chamado a resolver na hora decisiva, quando os dirigentes já se fartaram de seus desmandos e abandonam, como ratos, o navio que afunda. Torcidas organizadas do Universitatea Craiova já estão se agilizando para reerguer o gigante das cinzas, fundando uma nova equipe que mantenha viva a história dos inesquecíveis Campeões. Propostas de fusão com outros clubes foram recusadas: a ideia é recomeçar do zero, criando uma entidade legal sem fins lucrativos na qual todos os sócios tenham os mesmos direitos, sem donos ou financiadores.
.
Será uma longa jornada: além de não poder fazer uso nem dos jogos de uniforme do antigo clube, a echipa terá que vir lá de baixo, disputando com equipes amadoras uma das 42 chaves que constituem a Liga IV. Mas que assim seja. Os gigantes podem tombar, mas quem tem torcida nunca fenece. Tenho certeza de que, em poucos anos, estaremos vendo o Universitatea Craiova de novo por aí, chutando canelas e abrindo supercílios como nos velhos tempos.
.
Noi vom fi cu tine / campioana unei mari iubiri!
.

Comentários

J.V. Roberge disse…
Parabéns pela postagem! Esclarecedora. Gosto muito do Universitatea Craiova, inclusive tenho um time de futebol de botão do clube e uma camisa oficial. Quando puder atualizar as informações sobre o clube, faça o quanto antes. Não costumamos saber muito sobre as equipes dessa parte da Europa. Acredito que a U. Craiova ressurja e consiga um reconhecimento internacional que merece ter. Grande abraço, e parabéns pelo trabalhO!