Maturidade vascaína

O Vasco venceu o São Paulo, basicamente, porque é um time mais maduro, mais completo. Jogou com extrema inteligência no Morumbi: suportou a pressão tricolor, previsível porque em casa e pelo fato de o time de Adílson Batista ser jovem e ansioso. Aos poucos, foi equilibrando as ações e, no segundo tempo, dominou o adversário, merecendo a vitória.

O começo foi complicado. Na verdade, os primeiros minutos foram os únicos onde o Vasco não teve o controle da partida. O São Paulo se impunha a partir de uma marcação adiantada no meio, da rapidez da dupla de ataque e da vitalidade de seu meio-campo. Piris surgia como boa alternativa pelo lado direito. O paraguaio chegou quinta ao Morumbi e estreava como titular 3 dias depois, mostrando personalidade e infernizando a vida do lateral esquerdo Julinho. O time carioca parecia perdido.

Mas, aos poucos, o ímpeto foi arrefecendo. Diego Souza e Juninho Pernambucano passaram a pôr a bola no chão e o bom toque de bola vascaíno aparecia. A esta altura, Dedé já era o patrão da grande área. Seu duelo particular com o habilidosíssimo Lucas foi um dos pontos altos da partida. O Vasco terminava o primeiro tempo já melhor, criando chances e levando perigo. Mais organizado, raramente sofria um contra-ataque perigoso. Jumar fez partida bastante segura ao lado de Rômulo na contenção.

A entrada de Felipe no intervalo deu ao Vasco o toque de qualidade que faltava para vencer o jogo. Não que Juninho Pernambucano, o substituído, não a tenha. Mas Felipe visivelmente melhorou a mecânica da equipe. O gol de Éder Luís facilitou as coisas, não apenas por colocar o Vasco em vantagem, mas por explicitar e fazer aflorar os problemas são-paulinos. Um gol, aliás, completo: Dedé ganhou outra de Lucas, Julinho deu a Diego Souza, que deixou Éder Luís em boa situação para arrematar cruzado, forte, indefensável.

Os 40 minutos restantes foram de um São Paulo que tentou muito, mas não conseguiu que Fernando Prass fizesse sequer uma defesa difícil. Ao contrário: eram os cariocas que levavam mais perigo. O golaço de Felipe, aos 47, sacramentou a grande vitória cruz-maltina. Resultado que embola o Campeonato Brasileiro, especialmente por conta da derrota corintiana em Florianópolis. Aliás, foi esta a única alegria dos são-paulinos hoje no Morumbi...

Campeonato Brasileiro 2011 - 13ª rodada
31/julho/2011
SÃO PAULO 0 x VASCO 2
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Público: 23.369
Renda: R$ 590.578,00
Cartão amarelo: Julinho e Jumar
Gols: Éder Luís 6 e Felipe 47 do 2º
SÃO PAULO: Rogério Ceni (5,5), Piris (5) (Marlos, 18 do 2º - 5), Xandão (5,5) (Henrique Miranda, 36 do 1º - 5), Rhodolfo (5,5) e Luiz Eduardo (5); Jean (5,5), Wellington (5), Carlinhos Paraíba (4,5) e Rivaldo (4,5) (Fernandinho, 34 do 2º - sem nota); Lucas (5,5) e Dagoberto (5,5). Técnico: Adílson Batista (4,5)
VASCO: Fernando Prass (6), Fagner (6), Dedé (7), Anderson Martins (6) e Julinho (4,5) (Eduardo Costa, 30 do 2º - 5,5); Rômulo (6), Jumar (6,5), Juninho Pernambucano (5,5) (Felipe, intervalo - 7) e Diego Souza (6,5); Éder Luís (6,5) (Leandro, 30 do 2º - 5) e Alecsandro (5,5). Técnico: Ricardo Gomes (7)


Comentários