Uma janela que não abre

Camisa retrô, o melhor do Grêmio hoje à tarde no Olímpico
GRÊMIO 1 x 1 VASCO
O ataque é a ponta do iceberg das fragilidades do Grêmio. É claro que o mais evidente que tem faltado à equipe de Renato Portaluppi é poder de fogo na frente. Lins e Júnior Viçosa estão muito aquém das necessidades, brigaram com a bola, erraram praticamente tudo. Mas o tricolor exibiu problemas em várias peças, em mais de um setor. Não poderia mesmo ter vencido o Vasco, time mais qualificado e organizado. O equilíbrio do jogo já foi de certa forma um mérito.

O Grêmio começou melhor, com atitude, pressionando o time carioca. Gabriel começou apoiando, Lins até incomodava com algumas arrancadas velozes, mas havia problemas técnicos graves. Lúcio, por exemplo, realizou uma de suas piores partidas em três anos de Olímpico. No ataque, Viçosa perdia gols fáceis e bolas fáceis. Douglas esteve desligado, Willian Magrão mal fisicamente e errando passes. Bem, mesmo, só o trator Fábio Rochemback, que joga sozinho e pelo meio-campo inteiro, e Saimon, categórico, embora tenha quase proporcionado um gol para o Vasco ao rebater bola em cima do adversário.

O momento psicológico passou do lado gaúcho para o carioca no erro de Gabriel na cobrança de pênalti. A pergunta que fica é: por que Douglas, batedor oficial, não cobrou? Para ser preservado? Ora, jogador deste nível, convocado há pouco mais de seis meses para a seleção brasileira, com 29 anos de idade, não precisa de preservação. Douglas é o centro técnico do Grêmio, precisa mostrar personalidade e dar a cara a tapa. Marcar o gol naquele momento seria importantíssimo, pois o tricolor dominava as ações e poderia começar a encaminhar o resultado. Com o erro, além da chance perdida, o jogo equilibrou.

Após um primeiro tempo que terminou parelho, com o Vasco levando perigo nos contra-golpes, o Grêmio novamente começou melhor o segundo. Escudero deu nova vida pelo lado esquerdo, mas a imperícia na hora de arrematar (ou simplesmente a irritante falta de chutes a gol) impedia os mandantes de abrir o placar. Ricardo Gomes, vendo que seu time estava começando a ser dominado de novo, fez uma alteração forçada, na hora até criticável, mas que ajeitou de vez o Vasco em campo: sacou o lesionado Felipe e pôs o volante Jumar.

Seu time ganhou em marcação e robustez. Não apenas parou de perder o meio-campo como dominou completamente o Grêmio a partir da metade final do segundo tempo. O time gaúcho não conseguia sequer afastar a bola das proximidades de sua área. Perdia todos os rebotes, não acertava um passe que possibilitasse um desafogo, não encaixava um contra-golpe sequer. O gol de Bernardo foi mera consequência de uma dominação que era a marca maior daquele momento da partida. Victor estava claramente posicionado para tentar cortar um cruzamento, mas o meia errou o cruzamento e a bola entrou direto. Falha de posicionamento, um erro que Victor dificilmente comete, mas principalmente sorte do vascaíno.

O surpreendente empate gremista, com Roberson, não chegou a ser incorreto, pois o time da casa teve seus momentos de superioridade. Mas não encobrem a imensa quantidade de erros e problemas que o atual Grêmio exibe. Se Saimon é uma boa notícia, a defesa sofre poucos gols e Rochemback segue monstruoso, faltam peças para compor o time titular. Certo, esta escalação de começo de campeonato é emergencial, mas o nível técnico assusta. A campanha, 7 pontos em 5 jogos, 47% de aproveitamento, está acima das possibilidades que este grupo oferece.

Já disse aqui, e repito: o Grêmio do Campeonato Brasileiro não será este. Vai melhorar, vai crescer. Mas este time que inicia o certame, não apenas tecnicamente, é fraco.

Foto: Agência Estado.

Comentários

juca disse…
Lúcio e Magrão, pra mim, foram os piores pois não marcavam nem atacavam. O Rochemback ficava sobrecarregado na marcação e o Douglas não tinha ninguém do meio pra trocar passes. O Douglas também fez várias jogadas bisonhas.
Lins jogou melhor de volante que o Magrão, mas no ataque pouco conseguiu fazer.
Viçosa, nas raras ocasiões em que a bola chegava, conseguiu também fazer jogadas bisonhas.
Gabriel continua mal, não sei porque diabos foi bater pênalti.

O Saimon foi, disparado, o melhor jogador. O Mário foi o 2º. Uma pena que o Pardal deve desfazer a dupla pro próximo jogo ou quando o Rodolfo se recuperar.

O Renato precisa trabalhar. Chega de rachão e futvolei. Os jogadores precisam treinar fundamentos: passes, chutes à gol, cobranças de falta etc.
Vicente Fonseca disse…
A péssima notícia é que Fábio Rochemback não joga contra o Botafogo, suspenso. Ao menos gostei da entrada do Vilson em campo.
Vicente Fonseca disse…
Pior é que olhando pela TV fico com a impressão de que o Victor não falhou no gol, mas sim foi um puro rabo do Bernardo mesmo. Nem tão adiantado ele estava...
Igor Natusch disse…
Não consigo achar falha do Victor, mesmo. Todo e qualquer goleiro do planeta se adianta em jogada semelhante. Ficar plantado debaixo das traves em cruzamento na área é arriscar segundos preciosos caso tenha que sair do gol. Uma jogada como essa, de encobrir goleiro em chute da lateral do campo, é exceção.

Saimon é a melhor noticia gremista nesse começo de Brasileirão. Noto especialmente uma ótima noção de tempo de jogo - notem que ele pode até não ficar com a posse da bola, mas ele dificilmente erra o bote. Chutar nas pernas do adversário, como ele fez no quase-gol vascaíno, é grave, mas normal vindo de um guri - e ele estava certo no lance, não furou em bola nem nada do tipo.

Lúcio foi horrendo. Douglas, terrível. Magrão, no máximo discreto. Escudero fez pouco, apesar de algumas trocas de passe. Resta quem? Rochemback, o homem que carrega sozinho o piano gremista. E não joga a próxima partida...
Vicente Fonseca disse…
Aquela tirada do Saimon no gol certo do Vasco no comecinho do jogo foi de uma precisão que o Mauro Galvão costumava ter.
Zezinho disse…
Grêmio conseguiu piorar do Brasileirão de 2010 para a Libertadores, piorar da Libertadores para o Gauchão e piorar do Gauchão para o Brasileirão de 2011

***

William Magrão, 400 mil (Gabriel), Lins e Lúcio poderiam se jogar no fosso do Olímpico com água até à borda e cheio de jacarés. Seria mais útil.

Já disse: Lúcio e Gabriel, depois de renovarem seus contratos, sentaram a bundinha. Agora pagamos a conta...

William Magrão é uma enganação. Em 4 temporadas como profissional (desconsidero 2009) só jogou bem duas vezes seguidas em 2008. Telegrafa TODOS os passes.

***

Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado: como um time que gasta R$3,5 milhões por mês em salários e tem Lins, Junior Viçosa e Roberson como atacantes

***

Bernardo faz uma bucha e comemora dançando como aquele boneco ridículo. Sério, juiz deveria invalidar o gol.

Tchê, tira o pau pra fora, fica nu, soca o ar, dê uma voadora no bandeirinha, mas não faça isso!
Prestes disse…
Muito bem mesmo o Saimon no pouco tempo q vi do jogo.

E inexplicável o Gabriel bater o pênalti...
Lique disse…
eu ia citar mauro galvao antes mesmo de tu dizer, vicente. ele deu uns cortes ali que me lembraram muito o cara. massa, com um pouquinho mais de experiência, vai ser um baita zagueiro.

fora isso, o jogo tava bom até o gabriel errar o penalti. depois, ficou irritante demais. nao dá pra aguentar um ataque desse calibre. o lins é pobrezinho demais e o viçosa é a cara da insuficiencia.
André Kruse disse…
Zezinho,

O Gabriel NÃO ganha 400 mil por mês.

E ele bateu pênalti porque é um dos que treina (já tinha batido contra o Veranopolis)
Chico disse…
Pelo menos teve raça pra empatar o jogo. E o pior, podia ter vencido.

Até quando vamos jogar com esse ataque de 2º divisão? Escudeiro no ataque não seria melhor que Lins?

Simon foi o destaque do jogo.

Enquanto o são paulo vai ganhando de todo mundo, o GRÊMIO vai perdendo pontos pelo caminho.

Vicente Martins deveria ter a dignidade de ir embora, pois jogou todo o ano no lixo!
Vicente Fonseca disse…
Eu também duvido que o Gabriel ganhe isso. E, sinceramente, pouco me importo. Só realmente me interesso por salários quando estou jogando Championship Manager.
Zezinho disse…
Eu discordo amavelmente dos amigos.

Acho que assim como há pessoas que gostam de contestar - seja por dever cívico, seja para parecer 'cool' - os salários de deputados, vereadores, secretários, ministros, juízes e afins, por se dizerem 'contribuintes', também me vejo no direito de criticar os gastos absurdos da direção gremista, sendo sócio e vendo que boa parte da verba provém de uma TV de concessão pública e de um banco estatal.

Se o cara quer comprar uma casa ou gostar com prostitutas, ele que bem o faça, isso sim não me tange direta ou indiretamente. Agora, gastar essa grana absurda com jogadores que arrastam a bunda no chão, são disciplicentes e que ficarão em 11º no campeonato me deixa muito desgostoso.

***

Douglas e Gabriel jogam muito. Mas só se o time for bom. Enquanto o time for esses, eles não jogarão. Questão anímica.

'Ah, mas o time não é esse...' Acontece que o ano começo há 6 meses! Já fomos eliminados de duas competições e jogador ruim não se machuca.

André Lima e Miralles podem se machucar; Lins, jamais

***

Aproveitando o espaço democrático, deixa minha indignação com o patrocínio de estatais e autarquias a clubes das Séries A e B, tal como apoio de prefeituras
Vicente Fonseca disse…
Só há um patrocínio que não admito no Grêmio: BMG. Estraga todas as camisas com aquele laranja horroroso.

Coca-Cola é meu sonho de consumo.
Samir disse…
Gabriel ganha, entre luvas e salários, R$ 450 mil.

Informações que obtive de dentro do Grêmio.

Como jornalista, nem to. Como torcedor, to puto!
Vicente Fonseca disse…
Mas aí tem preço de passe embutido? Esse dinheiro é o Grêmio todo que paga?

Eu não consigo acreditar que um lateral direito ganhe isso, por melhor que seja.
Vicente Fonseca disse…
Não estou duvidando de ti, Samir, só pra não soar GROSSEIRO o meu ceticismo.
Samir disse…
Luvas é aquele valor q o jogador ganha na transação. Como n há dinheiro para pagar a vista, parcela-se ele e paga-se com o salário.

Eu tb n qro acreditar, professor, tb não qro. O que pega é que, segundos infos, o Inter entraria voando para contratar o Gabriel. Com receio de perdê-lo para o maior rival, pagou-se um valor exagerado!
Prestes disse…
"O que pega é que, segundos infos, o Inter entraria voando para contratar o Gabriel. Com receio de perdê-lo para o maior rival, pagou-se um valor exagerado!"

Ou seja, de alguma maneira deu certo o que Inter fez, uhsadasuhsauhahusuh