Temporada brilhante

Samir El Hawat*
Alguém é capaz de contestar a temporada de uma equipe que encerra com dois títulos, 52 vitórias, seis empates e apenas seis derrotas, 149 gols marcados e apenas 46 sofridos? Esses são os números do Futebol Clube do Porto, campeão português e, desde o dia 18 de maio campeão da Liga Europa. Os Dragões venceram o time do Braga, modesto, mas que vendeu muito caro a derrota por 1x0, em partida realizada na Dublin Arena, na Irlanda

A partida foi dura para o time do brasileiro Hulk. A única conclusão acabou sendo o gol marcado por Falcão Garcia – sempre ele. O time do Braga soube marcar bem o ofensivo time do Porto, porém, acabou abdicando do ataque. A única chance dos bracarenses foi em uma oportunidade perdida por Márcio Mossoró, em boa defesa do goleiro Helton.

O time do Braga foi longe. Eliminou times campeões como o Liverpool e o Benfica. É uma equipe muito organizada, mas falta talento. Do lado do adversário, porém, além de um time muito bem montado por André Villas-Boas, discípulo de Mourinho, há talento de sobra. A começar pela dupla de ataque que marcou 75 gols na temporada. Garcia e Hulk casaram bem. O colombiano, próximo da área, o brasileiro, chegando de trás, chutando de longe, aproveitando-se do seu preparo físico. Mas não são os dois apenas; Varela, o terceiro atacante, não tão destacado quanto os companheiros, mas de intensa movimentação. Guarin na meia, com o português Moutinho criam, aproximam-se dos avantes, e ocupam espaço na meia cancha, não permitindo que o adversário domine o setor.

A meta do Porto agora deve ser a de manter o elenco. Certamente os atacantes, bem como o treinador, receberão propostas dos maiores centros do futebol europeu. Cabe a direção trabalhar para mantê-los, e ainda reforçar o grupo, de forma pontual. Considerando que o limitado Schalke 04 chegou até as semifinais da Liga dos Campeões, não é tão surreal a hipótese do Porto, mantendo esse time com alguns reforços, sonhar com algo maior na próxima temporada.

Definidos os campeões

E os principais nacionais da Europa vão chegando ao fim. Alguns tabus quebrados, algumas hegemonia mantidas. O francês ainda não foi definido. Faltando duas rodada, o Lille (72pt) precisa apenas de um empate contra o PSG para levantar a taça. Em caso de derrota, deverá torcer para o atual campeão, Olympique de Marselha (66, 2º), perder seu confronto contra o Valenciennes.  É um ano especial para o Lille, já que após 57 anos, o time voltou a ser campeão: venceu a Copa da França. E o caneco do francês está muito perto.

Vamos aos campeonatos já decididos:

Italiano - O Milan conquistou o 18º Calcio de sua história. Empatou com a Inter, mas segue ainda bem atrás da Juventus, maior vencedora do certame, com 27 conquistas. A equipe foi campeã de forma merecida., teve uma campanha regular, liderando o campeonato por boa parte da temporada. As contratações de Ibraimovich e Robinho deram certo, ambos foram fundamentais para a conquista. Foram 24 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas, oito pontos de vantagem para a vice-campeã. Agora, que fique claro que o futebol italiano passa por uma crise. Na Liga, a Inter morreu nas quartas, Milan e Roma nas oitavas. A Juventus nem vaga para a Liga Europa conseguiu. A equipe rossonera foi a melhor, mas longe de ter um time pronto para disputar a Liga 2011/2012. O futebol italiano como um todo precisa se reforçar.
O calcio encerra neste domingo. Lazio (5º, 63) e Udinese (4º, 65), disputam a última vaga para a Liga dos Campeões. As demais já estão reservadas para o Milan, Inter e Napoli.


Inglês – O Manchester United foi o campeão, com todas as glórias. Foi a melhor equipe, teve o artilheiro e, de quebra, superou o Liverpool em conquistas e hoje é o maior vencedor da Premier League. O mais incrível desse dado é que, até Ferguson assumir o comando do time, em 86, os Diabos Vermelhos haviam conquistado apenas sete títulos. Os 12 seguintes vieram já com o Sir no comando. E quem fez a festa juntos com o United é a outra equipe de Manchester, o City: após 35 anos sem uma conquista significativa, os comandados de Roberto Mancini levaram a Copa da Inglaterra. De quebra, conquistaram uma vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada. Não demorou para os cofres do Citizen se abrirem: Já há boatos que dão conta de um possível interesse do time por Cristiano Ronaldo, no que seria a maior transação do futebol. Duvido que que se concretize.

O Chelsea, vice-campeão, deve passar por uma grande reformulação. A começar pelo treinador: Carlos Ancelotti deixará o comando da equipe londrina. Além disso, o elenco deve sofrer significativas mudanças. O  Arsenal ficou com a quarta colocação e está garantido na pré-liga dos campeões.

Espanha – O Barcelona foi tricampeão, chegando a 21ª conquista do nacional. Real, Valência e Villarreal também conseguiram vaga para a Liga dos Campeões.

Holanda – O Ajax foi o campeão, ao vencer o Twente, por 3x1, em casa, no último domingo. O jogo, na última rodada do certame, pôs frente-a-frente, líder e vice-líder. O Ajax tirou a desvantagem e voltou a vencer o campeonato nacional após seis temporadas na fila de espera. Foi a 30º conquista da equipe.

Alemão – O Borussia Dortmund sobrou no certame alemão. Venceu, pela 7ª vez na história,  por antecipação, com sete pontos de vantagem sobre o segundo. Bayer Leverkusen e Bayern de Munique – que conseguiu uma ótima recuperação – fecham a lista dos participantes da Liga dos Campeões. O Schalke 04, semifinalista da Liga, conseguiu fugir do rebaixamento.

* Colaborador especial, escreve semanalmente sobre futebol europeu para o Carta.

Comentários

Lique disse…
destacaria o cristiano ronaldo, que ontem fez mais dois e chegou a incríveis QUARENTA gols na liga espanhola, melhorando ainda mais sua marca, que já era recorde. 8x1 no almería.
Vicente Fonseca disse…
Incrível a marca do Ronaldo mesmo. É mais de um gol por jogo.
Lourenço disse…
É que ele é firulento.