Fotbal romaniei: sangue, suor e mais sangue!

A Cupa Romaniei sempre encerra com galhardia e sanguinolência o movimentado calendário de matanças do fotbal romanesc. Trata-se, caso alguns não saibam, de uma espécie de Copa do Brasil made in Rumania, com o sensacional diferencial de que quase todas as rodadas eliminatórias são em jogo único - ou seja, mais do que jogar bem de vez em quando, qualquer echipa que pretenda levantar essa taça precisa ser eficiente e letal em todos os jogos que disputar. Depois de um ano que não foi dos melhores, o Steaua Bucureşti teve a chance de comemorar: não somente triunfou na Cupa Romaniei, somando a 20ª conquista do tipo em seu invejável caderninho, como pôde erguer a taça diante dos corpos mutilados do co-irmão Dinamo, em um clássico conhecido pela capacidade de espalhar morte e destruição Romênia adentro. Uma final de fogo e sangue, como convém ao fotbal mais mortífero que a Terra já viu.
.
A partida foi disputada no Stadionul Tineretului, em Braşov. De modo geral, foi um jogo intenso e movimentado, como de hábito em se tratando de dois clubes que praticamente personificam o que de melhor existe no fotbal romaniei. Os gols foram assinalados por Dica e Barboianu (contra) para os Militarii, com Gabriel Torje descontando para os Câinii Rossi. De qualquer forma, resumirei a partida em dois lances específicos, contando com o inestimável auxílio de nosso amigo YouTube - bastante necessário, já que se eu apenas contasse, ninguém ia acreditar. O primeiro é o gol que define o título do Steaua - mais especificamente, um gol contra de Barboianu cuja perícia é de dar inveja nos mais efetivos atacantes do fotbal brazilianul. Quem se impressionou com a bela bucha de Rafael Santos contra o próprio gol, na derrota do Atlético-PR para o Grêmio, certamente vai se deleitar com esse belo golaço de Barboianu, verdadeira pérola da autossabotagem. Percebam que a coisa é tão absurda que o placar da transmissão romena chega a se confundir, marcando 2 a 1 para o Dinamo, quando na verdade é gol para o Steaua... Preparados? Então, lá vai:
.
.
O outro momento é menos decisivo, mas igualmente impressionante. Como sabemos, o espetáculo dos suporteri é sempre tão ou mais intenso do que os do jucatori - muitas vezes, ainda mais sangrento que o show de pontapés e cotovelaços de uma boa partida de fotbal. Além disso, a cobrança da torcida é sempre intensa - como é possível ver nesse pequeno vídeo, onde alguns torcedores dos Câinii Rossi resolvem fazer uma incisiva advertência ao meia Elis Bakaj. Insatisfeitos com a atuação do time, que tinha acabado de tomar o segundo gol, eles simplesmente arremessam um foguete contra o próprio atleta, por pouco não purificando-o pelas chamas, se é que me faço entender. Óbvio que os roş-albaştrii não iam deixar por menos - e depois de uma pausa forçada na partida, foi a vez dos stelisţi colocarem ordem na casa, chamando a atenção de seus atletas com um persuasivo foguete de advertência. No fotbal romaniei é assim: cobrança da torcida é coisa séria! Depois, quando eu digo que a Romênia é o país do fotbal, ninguém me acredita...
.
.
Liga II: com a faca na garganta!
.
Depois da definição do novo campeão da Cupa Romaniei, falta apenas um fim de semana para que a temporada 2010-2011 do futebol romeno esteja encerrada de vez. Trata-se da definição da Liga II, que definirá os quatro clubes que substituirão os relegados Universitatea Craiova, Victoria Brăneşti, Unirea Urziceni e Sportul Studenţesc na divisão máxima do Romenão. Para alguns clubes, um reencontro com os mais emocionantes momentos de sua história; para outros, uma chance inédita de saborear as sangrentas pelejas no andar de cima do fotbal romaniei. E para uma certa raposa amarela de Ploieşti, o momento perfeito para fazer as pazes com o passado, em busca de um futuro diferenciado.
.
Para os que não estão familiarizados com a segunda divisão romena, explico que são duas séries distintas, cada uma com 16 clubes que se enfrentam em ida e volta. Os clubes de uma chave não enfrentam os da outra, e os dois melhores colocados em cada uma ascendem na temporada seguinte para as delícias sangrentas da Liga I. Os três piores, em compensação, podem preparar o couro para as dolorosas agruras da Liga III - que, aliás, será explicada em minúcias aqui mesmo no Carta na Manga, muito em breve.
.
Na Seria 1, a primeira vaga está há tempos com o Ceahlăul Piatra Neamţ, que passeou durante toda a temporada e garantiu com folgas o título da chave. Com apenas duas derrotas em 29 jogos, dá para perceber que os Ursos da Carphatia não estavam mesmo para brincadeiras. Uma das derrotas foi na rodada passada, diante do Concordia Chiajna, atual segundo classificado da seria, em um jogo que nada valia para o Ceahlăul, ainda que contasse muitíssimo para seu adversário. No momento, os já campeões contam com 67, contra 60 do Concordia Chiajna e 58 do Săgeata Năvodari, o outro time que ainda tem possibilidades de classificação. Os dois clubes que ainda disputam a segunda vaga jogam fora de seus domínios na última rodada: o Concordia, que jamais jogou na Liga I em sua história, busca a vaga inédita enfrentando o CS Otopeni, enquanto o Săgeata Năvodari (outro debutante em potencial e que só está na Liga II porque comprou a vaga do falido CS Buftea) encara o Dunărea Galaţi. Ainda que a vantagem seja do Concordia Chiajna, não dá para dizer que o páreo está corrido. De qualquer modo, teremos um noviço na Liga I em 2011-2012, qualquer que seja o classificado. Resta torcer para que imitem o bom exemplo de clubes como o Unirea Urziceni - mas só até o ponto de ganhar o Romenão e fazer boa figura na Champions, sem essa de falir em seguida, ser rebaixado e correr risco de fechar as portas...
.
Já na outra chave, como todos os que seguem esse nobre espaço já sabem, temos a serelepe raposa amarela, Petrolul Ploieşti para os menos íntimos, a um passo de finalmente retornar ao panteão glorioso da Liga I, coisa que não se dá desde 2004. A coisa poderia ter sido matematicamente garantida na rodada passada, quando o Petrolul enfrentou o adversário direto Bihor Oradea - mas o empate sem gols, ainda que não tenha matado a cobra, deixou a serelepe raposa em uma situação razoavelmente confortável. O Petrolul Ploieşti lidera com 56 puncte, contra 55 do Bihor e 54 do Dacia Mioveni, fechando o grupo dos que ainda podem subir à Liga I. Claro que uma derrota deixaria os Lupii Galbeni em maus lençóis, mas o Petrolul é o único dos três times que joga em casa: recebe o Râmnicu Vâlcea, enquanto Bihor e Mioveni encaram fora de seu covil o Gaz Metan Craiova e o Arieşul Turda, respectivamente. Ou seja, depende só das próprias pernas para alcançar o histórico e muito almejado retorno aos grandes na temporada que vem. Mesmo um empate (ou até derrota), desde que combinado com a derrota do Bihor ou uma não-vitória do Dacia Mioveni, já serve para a raposa amarela. Os jogos são simultâneos, no começo da tarde de sábado, horário de Brasília - e é claro que a Coluna Romena vai estar atenta a cada lance, pronta para fazer o melhor relato possível em nossa próxima edição.
.
Por enquanto, é isso. As fotos foram tiradas do Record.pt e do site Liga2.ro. Hai Petrolul, e até semana que vem!

Comentários

samir disse…
Esse gol contra está no mesmo patamar do Ozéias, naquela cabeçada certeira contra... seu próprio gol.

Impressionante
Rodrigo Cardia disse…
Barboianu. Taí um bom atacante pro Grêmio! :P

Ah, simplesmente SURREAL o foguete que "quicou" no chão e decolou...