Fotbal romaniei: quem sangra por último, sangra menos!

Nada melhor para marcar o retorno definitivo da Coluna Romena do que um confronto entre os dois mais sanguinários representantes do mais puro fotbal romaniei. Sim, amigos(as): Steaua e Dinamo digladiaram-se de forma cruenta na fumegante arena do Ghencea, em Bucureşti, num confronto que pouca diferença fez na tabela do Romenão, mas que envolvia a honra de guerreiros romenos - algo, convenhamos, muito mais significativo. E quem venceu foi o Dinamo: 1 a 0 conquistado graças a um efetivo gol de cabeça do baixinho Torje. Na marra, como costumam ser as coisas no fotbal mais incrível do planeta.
.
Os dois clubes vivem um momento difícil, distantes das glórias mortais do passado, há anos sem colocar uma taça nos respectivos armários. Os Câinii roşii venceram em 2004-2005; os Militarii, em 2005-2006. Desde então, é só osso velho estragando os dentes de cães vermelhos e militares Romênia afora. Basta ver a situação lamentável dos dois clubes no campionatul romanesc 2010-2011 - antes da vitória, ambos vicejavam entre a sexta e a oitava pozitia, uma dezena de pontos atrás do líder Oţelul Galaţi, alijados das vagas para disputas continentais no ano que vem. Dois gigantes romenos precisando de reafirmação, portanto.
.
Com a bola rolando, o Steaua foi superior. Conceito que, frisemos, limita-se ao aspecto técnico: quando o assunto é canelas fraturadas e supercílios abertos, o Dinamo mostrou as armas de forma mais efetiva, distribuindo agressão e empilhando cartonase galbene. Os Roş-Albaştrii dominaram a bola de forma mais efetiva, buscaram o gol com mais vontade, mas ignoraram que fotbal romaniei também envolve cotovelo no olho e dentes espalhados pelo gramado salpicado de sangue. O Dinamo Bucureşti foi prudente às raias da covardia, jogando atrás o tempo todo e cedendo o campo ao adversário em nome da proteção da própria meta. E acabou recompensado, se não pela impetuosidade, ao menos pela eficiência: marcou seu gol em um levantamento para a área, com direito a cabeceio fatal de Torje, um gigante em seus mirrados 1,67 de altura. O Steaua ainda teve chances claríssimas de empatar, mas acabou desperdiçando todas elas, como é possível ver no vídeo logo abaixo. De brinde, os apreciadores do sexo feminino ganham um exemplo ilustrativo dos padrões de qualidade do telejornalismo romeno.
.
.
O Oţelul Galaţi, como dissemos, lidera a tabela do Romenão com 54 pontos, contra 53 do Poli Timişoara. Um pouco atrás, vem o FC Vaslui, com 51. Vale dizer que nenhuma dessas equipes jamais conquistou o Romenão, o que demonstra que são altas as chances de termos, pela terceira vez em quatro temporadas, um campeão inédito na Romênia. Além disso, será a quarta vez consecutiva em que um clube fora da capital Bucureşti levantará um caneco - coisa que não acontecia com tanta frequência desde os anos 1950. Os confrontos diretos entre Vaslui x Timişoara (05/05) e Oţelul Galaţi x Timişoara (em data ainda não definida) devem ser decisivos, definindo os rumos de um Romenão que, faltando ainda sete rodadas para acabar, longe está de qualquer definição.
.
A lamentarmos apenas a péssima situação do Unirea Urziceni. Sensação que saiu da Divizia C em 2002-2003 para galgar degraus até o título da Liga I em 2008-2009, os Leões de Bărăgan chegaram a enfrentar com galhardia as mais duras competições europeias, mas agora amargam as dores de um iminente rebaixamento para a Liga II. Sem a mão firme do manager Dan Pètrescu, o time vendeu atletas por atacado para saldar as dívidas e agora é formado basicamente por jogadores emprestados, em especial atletas de segundo quadro do Steaua e do Dinamo. Sem condições técnicas de enfrentar as durezas de um Romenão, o Unirea vê-se na penúltima posição, com míseros 22 pontos, dez a menos que o Gloria Bistriţa, primeiro time a fugir da degola no momento. Considerando que faltam escassos 21 pontos a disputar, percebe-se que o Unirea Urziceni já está deitado no caixão, esperando apenas a estaca de madeira para abandonar o mundo dos vivos rumo aos nosferatus da Liga II. Triste.
.
Liga II: a Raposa amarela vai voltar!
.
Mas, e que me perdoem os torcedores do Unirea, se a queda do Chelsea de Ialomiţa significar a volta do Petrolul Ploieşti para a primeira divisão romena, que seja! No momento, a raposa amarela lidera a Seria 2 da Liga II, com 44 pontos, um a mais do que o Bihor Oradea e três acima do Dacia Mioveni, primeiro clube fora da zona de ascenso. Lembrando que os dois melhores clubes de cada seria sobem para a primeira divisão romena - ou seja, a briga é dura no andar de baixo, meu amigo! Depois de alguns anos rondando o elevador sem conseguir embarcar, os Lupii Galbeni parecem estar no caminho certo - na última rodada, empataram em casa em 1 a 1 com o Poli Iaşi, echipa que até poucos dias brigava com os cachorros grandes na Liga I. O caminho não vai ser fácil - afinal, a raposa amarela ainda vai encarar todos os adversários diretos, em uma sequência de jogos de matar do coração. Mas é reconfortante ver um time tradicional, que já triunfou três vezes na primeira divisão, com chances reais de retornar ao lugar de onde saiu em 2004: a divisão de elite do fotbal romaniei. Além do mais, convenhamos que um time capaz de comemorações absolutamente geniais como a da foto ao lado, ocorrida na vitória de 2 a 0 sobre o Ariesul Turda em novembro passado, não merece menos que o retorno à primeira divisão. Hai, Petrolul!
.
Na outra seria, as coisas estão encaminhadas de forma mais concreta. O Ceahlăul Piatra Neamţ resolveu que quer voltar rapidinho para a primeira divisão e está mostrando serviço: já está virtualmente garantido na Liga I em 2011-2012, com 59 pontos, nove a mais que o vice Săgeata Năvodari. Como o terceiro colocado, Concordia Chiajna, tem apenas 47 pontos, e uma vez que restam meros 18 pontos a disputar, são bastante remotas a chance de um desabamento dos Ursos da Carphatia, de forma que o retorno à elite romena está muitíssimo bem encaminhado.
.
Por enquanto, é isso. As fotos são do site ProSport.ro e do blog Petrolul e al nostru. Voltamos semana que vem, com um pouco mais de som e fúria do fotbal mais sanguíneo do planeta. Até lá, pessoal.

Comentários

Rodrigo Cardia disse…
Tava com saudade das colunas romenas...

A propósito, teremos uma especial pelos 25 anos da conquista da Copa dos Campeões pelo Steaua Bucureşti?
Igor Natusch disse…
Pode ter certeza que sim, meu rapaz! Estamos trabalhando nisso ^^