A final está logo ali

Samir El Hawat*
Passados os confrontos de ida das semifinais da Liga dos Campeões, pode-se dizer que a final está bem encaminhada. Manchester e Barcelona venceram seus jogos fora de casa, e abrem uma enorme vantagem. Não são resultados que não possam ser revertidos, de maneira alguma. Mas pelo que ambos vêm jogando, nada leva a crer que o surpreendente Schalke 04 e o Real Madrid possam superá-los.

Schalke 0x2 Manchester United
Os torcedores alemães tem todo direito de ficarem chateados com a derrota em casa. Mas não podem esquecer que já foram longe demais nessa disputa. Num grupo com equipes do seu nível (Lyon e Benfica), se classificou bem, na primeira colocação. Depois, enfrentou o Valência e a Inter de Milão. É um time inferior aos dois adversários, mas mesmo assim os superou, com direito a espetáculo em Milão. Porém, em algum momento, a diferença técnica falaria mais alto, e foi o que aconteceu na última terça-feira, na Arena AufSchalke.

O time treinado por Ferguson chega, ao fim da temporada, no seu melhor momento. Prestes a conquistar a Premier League, os Diabos Vermelhos estão voando em campo. Foram superior ao Chelsea no confronto das quartas e contam com um trio inspiradíssimo: o jovem Chicharito Hernández entrou no time como se fosse um veterano, e desbancou o português Nani. Rooney voltou, já há algum tempo, a apresentar o futebol que o colocou entre os principais do mundo na temporada passada. Além de fazer gols, recua e é capaz de se transformar em um excelente armador. E, por fim, o imortal Ryan Giggs, aos 37 anos, está jogando como um guri no auge da carreira. Corre certo, se coloca bem e dribla qualquer um.

No jogo de terça, o placar de 2x0 foi pouco. O goleiro Neuer confirmou que é um dos melhores da posição no mundo, fazendo no mínimo três defesas fantásticas. Aliás, é este o nome pretendido pelo próprio Manchester, já que Van Der Saar irá se aposentar ao término da atual temporada. Excelente escolha!. O Schalke transpirou muito, mas faltou bola mesmo. Nem de longe repetiu as boas atuações contra a Inter de Milão. Raúl teve uma atuação apagada, e era nele que residiam as maiores esperanças dos alemães. O time inglês, por outro lado, joga com tamanha frieza, que não sentem se jogam em casa ou fora, o futebol é sempre o mesmo, uma regularidade impressionante. Tem um sistema defensivo muito sólido, que tomou apenas dois gols na Liga. Na próxima quarta-feira, em Old Trafford, devem confirmar a classificação

Real Madrid 0x2 Barcelona
Mourinho deve ter se inspirado nos muros de Tróia para preparar sua defesa nos jogos contra o Barça. Conseguiu ser praticamente intransponível nos confrontos pela Liga ano passado, quando treinava a Inter, e nos dois jogos recentes, quando empatou um e venceu outro, jogo este que lhe rendeu o título da Copa do Rey. Porém, o português não deve ter lembrado do episódio do presente de grego. Pois foi exatamente isso que recebeu ontem, no Santiago Bernabéu. Só que, ao contrário da lenda, o presente de não veio em forma de cavalo, mas sim na forma de um pequeno jogador, argentino, de habilidade, velocidade e oportunismo digno dos maiores gênios do futebol: Lionel Messi.  Ver ele jogar é como se você estivesse jogando Winning Eleven e apertasse a todos os botões do controle ao mesmo tempo. Ele corre, dribla, chuta, marca e passa. Um amigo me disse, após o jogo, que Messi é hoje o que Ronaldinho não quis ser num passado recente. Frase perfeita!

Sobre o jogo, o Vicente falou tudo que deveria ser dito ontem. Só dois comentários: o que Mourinho tem de gênio, tem de mala! Se o lance de Pepe não era para expulsão, que retirem o cartão vermelho do futebol. E Cristiano Ronaldo é outro mala. Leia o que ele disse pós-jogo:

“Messi? Contra dez é mais fácil. Também gostaria de poder ter jogado contra dez, como ele jogou” - Português com ego ferido! Reafirmo o que já havia ditou em outro momento: enquanto Messi quiser, será o melhor do mundo. Não há ninguém no futebol hoje que jogue o que ele joga

Liga Europa

Porto 5x1 Villarreal
E o Porto segue em uma fase excepcional. Dessa vez, a vítima foi o Villarreal, em um jogo que tinha tudo para ser extremamente equilibrado. E, dentro de campo, caminhava para esse equilíbrio mesmo. Um bom primeiro tempo do time espanhol, que foi para o intervalo vencendo. Mas os 15 minutos fizeram bem demais ao time treinado por André Vilasboas. Em 30 minutos a goleada foi definida. Os números do Porto em 2011 são impressionantes: 49 vitórias, 5 empates e apenas 5 derrotas. Fez 137 gols e só levou 40. No jogo de volta, semana que vem, o Villarreal não tem muito o que fazer, além de jogar por sua dignidade. Não é pouco, mas insuficiente para levantar uma taça.

Benfica 2x1 Braga
O Porto fará uma final portuguesa, agora a expectativa é ver contra quem. Na primeira partida entre Benfica e Braga, vitória do time da capital. Porém, a vantagem é mínima, já que uma vitória simples do Braga, em casa, garante sua classificação. Para aumentar as dificuldades do Benfica, o time não poderá contar com Pablo Aimar, suspendo pelo terceiro cartão amarelo. O Braga é uma boa surpresa na temporada, e tem uma ótima oportunidade para garantir sua vaga na decisão. Esse confronto ainda está em aberto.

Nacionais

O campeonato holandês pode conhecer o seu campeão nessa rodada. Para tanto, basta que o Twente (1º, 68pt)  vença em casa o Willem II e o Ajax (2º, 67) não consiga superar, fora de casa, o Heerenveen. Para o Twente, é fundamental a conquista já neste final de semana, por que senão terá de resolver tudo na Amsterdã Arena, casa do Ajax. A tabela deixou para a última rodada o confronto entre as duas equipes. E então o favoritismo vai todo para o Ajax.

Outro que pode ser definido é o italiano. O Milan (1º, 74), vencendo seu jogo, em casa, contra o Bologna, torce por derrotas da Inter (2º, 66), contra o Cesena, fora de casa, e do Napoli (3º, 65), em casa, contra o Genoa. Ambos jogam no sábado e o Milan no domingo, portanto, a equipe de Robinho, Pato, Thiago Silva e cia, entrará em campo já sabendo se poderão ou não levantar a taça do Calcio pela 18ª vez. E merecido!

* Colaborador especial, escreve semanalmente sobre futebol europeu para o Carta.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Times ibéricos dominando. Muito legal uma final portuguesa na Liga Europa. Se der Porto x Benfica, melhor ainda. De qualquer forma, Dragão favoritaço.
Vicente Fonseca disse…
Vem cá, o Giggs tem 37 anos desde 2007!
samir disse…
Porto é o grande favorito, professor. E vou mais longe: não tem jogadores do nível de Barça, Real e Manchester, por exemplo, mas mantendo a base, chega forte na liga do ano que vem. Mas dúvido que não perca jogadores.

O Giggs vem em sua melhor temporada nos últimos anos. Corre de uma área a outra, entra na área, faz gols. A movimentação do trio ofensivo do Manchester é mto interessante, com o Galês, Rooney e Hernandes
Lique disse…
chicharito tomou o lugar do berbatov. e o neuer deve ir para o bayern münchen, parece.

ps: giggs é gato! mais velho que ele, só o maidana, que tinha 51 quando jogou no gremio.
Samir disse…
O Berbatov, Lique, apesar do ótimo início de temporada, já não vinha jogando. Me parece, ao menos.

Pro Manchester, o Neuer seria o substituto ideal pro holandês. Se perder, vai ser difícil achar outro do mesmo nível.

Maidana Eterno!