Começam as decisões

Seguramente, nem o mais pessimista dos torcedores do Grêmio imaginava que o time chegaria ao primeiro mata-mata da Libertadores nas condições atuais: com raríssimas atuações convincentes na temporada, sem demonstrar evolução de janeiro para cá, sem importantes titulares e, pasmem, sem o destacado favoritismo de um confronto onde, ainda por cima, iniciará jogando dentro do Olímpico e decidindo longe de casa.

Mas a Libertadores começa, mesmo, hoje. Isto está longe de ser uma frase de efeito para motivar os tricolores e indicar que tudo poderá ser diferente a partir de agora. Na verdade, o Grêmio de 2011 foi ainda pouco testado, quase nunca submetido a grandes desafios. Pode, apesar de todos os problemas que demonstrou nos jogos mais fáceis de começo de temporada, acordar justamente nos mata-matas. Não seria a primeira vez que isto aconteceria. Tudo começa por um Monumental completamente tomado e em chamas, apesar do complicado horário das 19:30.

Portaluppi não terá Victor, Rodolfo, Bruno Collaço e Lúcio, sem falar em André Lima. Marcelo Grohe é um goleiro irregular, e não tão bom quanto o maior camisa 1 do Brasil em decisões de pênaltis, que podem se tornar mais frequentes a partir desta semana. Neuton jogará na zaga, Gílson na lateral. Por aí podem passar os problemas defensivos do Grêmio, com um lateral insuficiente e um zagueiro pouco acostumado a jogar com ele. Mas Neuton é a melhor, para não dizer única opção do momento para a defesa, após a expulsão de Rodolfo e mais um sumiço de Mário Fernandes. Vilson, que deveria ser o titular para uma zaga que falha demais por cima, segue sem condições físicas.

O esquema com três volantes deveria ser mantido, apesar do jogo ser em casa. A Universidad Católica tem duas vitórias e um empate como visitante. Ganhar o jogo sem sofrer gols, mesmo que por 1 a 0, já é um bom resultado. No entanto, não tenho a certeza de que Renato não tentará Carlos Alberto - embora devesse colocá-lo, no máximo, em um segundo tempo. Dúvidas que só se solucionarão momentos antes da partida.

No Gre-Nal das datas, vantagem azul
O adiamento de Universidad Católica x Grêmio de terça pra quarta da semana que vem foi ótimo para o Grêmio e para o Gauchão, que não terá uma final de turno esvaziada por reservas tricolores. Como Inter x Peñarol saiu de quinta para quarta da semana que vem, o Tricolor passa a ter vantagem: terá cinco dias de hoje até domingo para recuperar-se até o Gre-Nal, contra três do Inter, que joga quinta no Uruguai. Na semana que vem, cada um terá três dias do clássico até o jogo de volta da Libertadores.

Em tempo:
- Grande jogo na sequência do Olímpico: Vélez x LDU, em Buenos Aires. Quem passar pega Flu ou Libertad nas quartas de final.

- O Cruzeiro, às vésperas do duelo com o Once Caldas, perde Thiago Ribeiro por três semanas. Sério desfalque.

Comentários