Campeão do turno, mas quase vice na Libertadores

Enquanto o Grêmio comemorava o dramático título da Taça Piratini, o Atlético Júnior complicava o torneio prioritário do Tricolor neste primeiro semestre. Não que a classificação esteja comprometida, mas os 2 a 1 sobre o Oriente Petrolero, na Bolívia, praticamente obrigam o time de Renato Portaluppi a vencer seus três compromissos no returno da Libertadores se quiser ainda ser o campeão da chave.

Com 9 pontos em 3 jogos, 100% de aproveitamento, o Júnior ainda terá dois jogos em casa contra Petrolero e León. Deve ir a 15 pontos, o que forçaria o Grêmio a vencer seus três compromissos para empatar na pontuação. O detalhe é que, além dos colombianos receberem os adversários fracos do grupo, o Grêmio os visitará. Mesmo bem mais fracos, nada garante que serão duas vitórias gaúchas. Ao menos, o confronto direto com o Júnior é no Olímpico. E, se serve de alento, se o time de Barranquilla venceu os azarões de chave fora de casa, o Grêmio também tem plenas condições de fazê-lo.

Outro resultado extremamente importante da rodada de ontem foi a vitória do Caracas sobre a Universidad Católica: 3 a 1, em Santiago. Surpreendente, já que o time chileno havia vencido o Vélez Sarsfield, na Argentina na semana passada. E, falando em Vélez, complicou-se demais o time de Liniers: com apenas 3 pontos, é hoje o 3º colocado do grupo, e tem somente um dos quatro jogos restantes em Buenos Aires. A vitória venezuelana de ontem foi trágica.

A destacar também as importantes vitórias de Estudiantes (2 a 1 no Guaraní, fora) e Peñarol (1 a 0 na LDU, em casa). Ambos estariam se classificando, após serem goleados na estreia. Os uruguaios, como líderes da chave mais difícil. Independiente e Godoy Cruz, que se enfrentam hoje em Avellaneda, podem destroná-lo da ponta.

Recomeço
Começa hoje a Taça Farroupilha, menos de 24 horas após o dramático término da Taça Piratini. O Internacional desponta como principal candidato ao título: jogará com os titulares em boa parte do tempo e precisa conquistar a taça para disputar a final. O Grêmio, que ganha fôlego após o triunfo de ontem, deve preservar seus jogadores mais vezes. Só não pode é descuidar e ficar para trás na pontuação, sob pena de perder a chance de decidir o campeonato no Olímpico. Hoje, a vantagem para o Inter é de 8 pontos: 24 a 16.

Roth vai com um time mais ofensivo, sem Wilson Matias e com Tinga. Interessante será observar sua ideia de equipe, treinada nestas breves férias forçadas que o grupo tirou: Zé Roberto, Oscar e Leandro Damião como trio mais ofensivo do time. Isso, claro, enquanto não volta D'Alessandro. Chance também de acompanhar como irá Rodrigo, um dos principais nomes do Gauchão passado, pelo Grêmio. O Ypiranga, facilmente abatido pelo Tricolor há algumas semanas, não é um dos melhores times do interior. Noite para o Colorado começar sua recuperação com vitória.

Em tempo:
- Com os jogos de ontem, três dos quatro quadrifinalistas já garantidos na Liga dos Campeões são Schalke 04, Tottenham e Shakhtar Donetsk. Vêm por aí jogos bem diferentes dos habituais na principal competição europeia de clubes.

Comentários

Sancho disse…
Esse resultado em Santa Cruz me derrubou. Não esperava esse começo perfeito do Junior.

Mas se tiver que classificar em segundo, que assim seja.
Vicente Fonseca disse…
Nem sempre chegar em 1º é garantia de adversário fácil. Mas serve para decidir sempre em casa - o que também nem sempre é vantajoso.

Hoje, seria Cerro Porteño x Grêmio.
Sancho disse…
Eu fiz o cálculo certa vez, na Libertadores, nos confrontos de ida-e-volta, a tendência é que fique próximo dos 50% a classificação de quem jogue a segunda em casa.
Vicente Fonseca disse…
Houve um ano, se não me engano em 2007, que só o Grêmio se classificou dos que jogaram a segunda em casa nas oitavas.
Lourenço disse…
De cabeça, lembro do Santos em 2007. Não?
Vicente Fonseca disse…
Sim, bem lembrado.

Naquele ano, Grêmio, Santos e Libertad foram os que passaram jogando a segunda em casa. O motivo da minha confusão o é que seis dos oito mandantes de ida venceram o jogo que tinham em casa.
Sancho disse…
Porto venceu o CSKA em Moscou. Em toda a temporada, o clube perdeu apenas 3 vezes: 1 na Taça da Liga (eliminado pelo Nacional), 1 pela Taça de Portugal (jogo de ida da semifinal para o Benfica; ainda haverá a volta) e 1 pela Liga Europa (para o Sevilha, mas se classificou).

Em 22 jogos pela Liga, são 20 vitórias e 2 empates. Casualmente, as 3 derrotas foram no Dragão.
Sancho disse…
Eis a campanha portista:

43 jogos; 36 vitórias, 4 empates e 3 derrotas ; 95 gols a favor, 22 contra, saldo +73.

http://www.futebol365.pt/equipas/info_equipa.asp?equipa=FC%20Porto&comp=SuperLiga&edicao=2010