Retrospectiva 2010: Santos

O Santos montou, quase do nada, um dos melhores times das últimas décadas no futebol brasileiro no primeiro semestre. Neymar e Ganso, duas grandes promessas, confirmaram seus potenciais de craques mundiais. Além deles, o jovem goleador André e contratações como Durval, Edu Dracena, Arouca, Marquinhos e principalmente Robinho fizeram do Peixe de Dorival Júnior uma equipe quase imbatível, que marcou mais de 100 gols em menos de quatro meses, mas que também os tomava.

Após ganhar o Paulistão e a Copa do Brasil, com várias goleadas em ambas as campanhas, a equipe se desfez. O futebol era tão atraente que o assédio foi insuportável. No segundo semestre, o Santos perdeu Robinho e André. Ganso lesionou-se e jogou menos da metade do Campeonato Brasileiro.

Assim, nos últimos meses do ano o Peixe voltou a ser uma equipe comum, ainda boa, mas não mais espetacular. Os principais assuntos que levavam o time a ser manchete não eram mais as goleadas e conquistas, mas os desvios de conduta de seus jogadores e a arrogância de Neymar, que causou a demissão do técnico Dorival Júnior. Com o interino Marcelo Martelotte, a equipe teve até bons momentos no final do campeonato, mas jamais brigou de fato pelo título.

Para 2011, com Ganso recuperado e Elano chegando, o técnico Adílson Batista tem um base respeitável, capaz de disputar o título da Libertadores. Resta saber se os problemas fora de campo não minarão os planos.

Obs.: antes que desabem sobre minha cabeça, os destaques são relativos exclusivamente ao Brasileirão. Por isso Ganso e Robinho não constam.

NÚMEROS DA CAMPANHA
56 pontos; 38 jogos; 15 vitórias; 11 empates; 12 derrotas; 63 gols marcados; 50 gols sofridos; 49,1% de aproveitamento
Em casa: 35 pontos (61,4%) – 8ª melhor campanha
Fora: 21 pontos (36,8%) – 7ª melhor campanha
Destaques: Arouca (V), Neymar (A), Zé Eduardo (A)
Decepção: Keirrison (A)
Artilheiro: Neymar, 17 gols
Média de público: 9.243 (16º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 8º; 10ª rodada: 12º; 15ª rodada: 6º; 20ª rodada: 5º; 25ª rodada: 6º; 30ª rodada: 4º; 35ª rodada: 7º; Final:
Melhor atuação: Santos 4 x Cruzeiro 1 (25ª rodada)
Pior atuação: Santos 2 x Prudente 3 (31ª rodada)
Turno: 34 pontos, 3º colocado
Returno: 22 pontos, 12º colocado
Prognóstico Carta na Manga (08/05/2010): candidato à Libertadores
2011: classificado à Taça Libertadores da América como campeão da Copa do Brasil

Comentários