Uma boa lista

A festa dos melhores do Brasileirão, promovida pela CBF, não é de forma alguma superior à que o Carta na Mesa elege ao final do certame. Mesmo assim, do alto de minha humildade, não posso deixar de dar meus pareceres a respeito dos finalistas que participarão do prêmio, posição por posição. Não adiantarei minha seleção do Brasileiro, isto só no programa do dia 6. Trata-se de uma análise dos nomes indicados. E já adianto: embora eu tenha sérias discordâncias, elas são poucas. Considero boa a lista.

Goleiro: nenhum reparo mais sério a fazer. Fábio, Jéferson e Victor foram mesmo muito bem. Não me surpreenderia se Júlio César, do Corinthians, ou Neto, do Atlético/PR, aparecessem na lista. O goleiro do Furacão fez campeonato do mesmo nível do que o do Fogão. Deola, do Palmeiras, também foi bem, mas abaixo destes cinco.

Lateral direito: Mariano foi uma grande opção ofensiva do Fluminense, especialmente no turno. Jonathan, do Cruzeiro, é um ótimo jogador e também merece a indicação. Mas Léo Moura? No máximo, foi um dos poucos que se salvaram na campanha horrorosa do Flamengo, mas jamais deveria constar na lista dos três melhores. Gabriel, do Grêmio, além de ser mais jogador, fez um campeonato muito superior. Poderia citar outros que não são melhores que ele, mas jogaram mais: Alessandro (Botafogo), Alessandro (Corinthians), Fagner (Vasco) e Oziel (Ceará), por exemplo. Léo Moura foi pelo nome e pelos últimos três grandes anos.

Zagueiros: minha única discordância diz respeito a Réver. Não pela qualidade, pois é o melhor zagueiro em atividade no país há pelo menos dois anos, mas por ter feito um campeonato no máximo razoável pelo Atlético/MG. Miranda, o melhor do país ao lado dele, fez um bom Brasileiro, mas também não tenho certeza se foi um dos melhores na posição. As outras indicações foram acertos: Alex Silva voltou realmente bem ao São Paulo, Chicão é um dos líderes do Corinthians, Dedé é revelação do Vasco e Leandro Euzébio comandou a zaga do Flu. A ausência de Bolívar da lista é lamentável. Foi o melhor do país em 2010, somando todas as competições.

Lateral esquerdo: acho que nenhum dos três indicados merece o prêmio, mas não vejo outros que tenham ido muito melhor. Diego Renan foi razoável pelo Cruzeiro, Kleber está pelo nome, Roberto Carlos idem, apesar de ter ido bem. Gostei bastante do jovem Alex Sandro, do Santos, que mostrou qualidade sempre que entrou. Carlinhos, do Flu, ex-Santos, finalmente mostrou futebol condizente com o que dele se esperava desde piá. Egídio, do Vitória, e até Marcelo Cordeiro, do Botafogo, também foram razoáveis.

Volantes: Willians, do Flamengo, é o grande erro. Seu bom campeonato foi o de 2009, não o de 2010. A exemplo de Léo Moura, se salva na campanha ruim, mas não merece aparecer entre os principais. Marcos Assunção é outro: destacou-se batendo faltas, mas não pelo que jogou. Até porque foi mais decisivo na Sul-Americana que no Brasileiro. Henrique, Diguinho, Adilson, Ralf e Fábio Rochemback mereciam mais. De resto, Jucilei, Elias, Arouca e Fabrício foram mesmo notáveis.

Meias: nunca foi tão fácil escolhê-los, e neste caso a premiação realmente levará os melhores. Foi o Brasileirão dos articuladores. Os três argentinos merecem, e seria caso de prisão não elencá-los. Douglas, Bruno César e Paulo Baier igualmente se destacaram. De longe, foram os seis melhores.

Atacantes: se o Brasileirão foi de meias e laterais-direitos, não foi o de laterais-esquerdos e atacantes. Éder Luís fez bom campeonato, mas Jorge Henrique, Zé Eduardo, André Lima e Obina, por exemplo, jogaram mais. Kleber é grande jogador, mas brilhou por algumas rodadas no Palmeiras e só. Jonas e Neymar eram presença certa e indiscutível. Thiago Ribeiro e Abreu também merecem a indicação.

Técnico: senti falta de Carpegiani, pelo que fez no Atlético/PR, mas a campanha fraca no São Paulo pode ter pesado. Cuca, Muricy e Renato foram mesmo os melhores. Joel Santana também precisa ser lembrado.

Revelação: muito bem escolhidas. Neto, Dedé e Bruno César, de fato, foram os nomes que ninguém conhecia muito bem, e alguns dos que mais jogaram.

Árbitro: PC Oliveira???

Comentários

Lique disse…
faltou paulão não só como melhor zagueiro, como revelação e ainda como craque do campeonato. ;)

a seleção, desses aí, não foge muito de victor, mariano, conca, montillo, jonas e neymar. o resto não sei.
samir disse…
Acho q o Miranda é um nome bem discutível... me parece q vai pelo nome. O Kléber é outro ponto de interrogação, mas pra lateral esquerda, realmente, não vejo mtos nomes em potencial.

Willians e Leonardo Moura são casos de polícia. Completamente sem fundamento. Me parece q grande parte da imprensa tem preguiça de cavocar os demais jogadores do brasileirão, e prefere votar nos de sempre.

Pelo menos o nome do Renato lá está.
Zezinho disse…
Esse prêmio dificilmente terá, para mim, a credibilidade de uma Bola de Prata. Não apenas pelos jogadores serem selecionados nas rodadas derradeiras do prélio, mas pela forma que foi concebido.

Surgiu em 2005 como forma da CBF abafar os escândalos dos jogos anulados e emprestou a credibilidade da parceira Globo para fazê-lo. Fato é que todos apresentadores são ligados à Vênus Platinada e jornalistas da ESPN Brasil, por exemplo, não estão entre os votantes - enquanto algumas múmias da imprensa esportiva nacional(?), que mal acompanham o Campeonato, votam.

No entanto, concordo com o texto. É uma das melhores seleções desde 2005. Mas alijar Gabriel da disputa em nome de Leonardo Moura é chamar o torcedor de ignorante e palhaço. Leo Moura fez um gol e deu três assistências durante TODO campeonato; Gabriel, apenas com a metade, fez muito mais do que isso.

Willians é outra aberração no meio-campo. O Michel, do Ceará, por exemplo, foi mais importante do que ele no campeonato.

E todos nós sabemos que nenhuma outra seleção do campeonato será melhor do que as do Impedimento e do Carta na Manga (momento 'O Bairrista')
vine disse…
Pra mim tinham que indicar o Gaciba como melhor árbitro. Se entraram Leo Moura e Willians, por que não ele?