O melhor do último terço

Como fizemos no Brasileirão do ano passado, o Carta na Manga indica agora os possíveis duelos decisivos até a rodada final, em dezembro, faltando exatamente um terço de competição pela frente. Aqui, aqueles jogos considerados cruciais – de preferência, os chamados confrontos de seis pontos. Evidentemente que muitas partidas podem perder o caráter decisivo com o andamento das rodadas, e muitas outras podem aparecer como imperdíveis. No entanto, por hora, esta lista abaixo merece nossa atenção – e expectativa, claro.

Goiás x Flamengo (26ª rodada, 28/09): hoje já teremos o primeiro destes jogos. O Goiás, habitué do Z-4 em 2010, pode ficar a um pontinho do Mengão se ganhar o jogo. O time de Silas pode cair para a zona se perder nesta rodada.

Corinthians x Botafogo (26ª rodada, 29/09): o Timão completa uma sequência de três jogos seguidos contra adversários diretos. Para o Botafogo, é uma das últimas chances de, com vitória, voltar a entrar firme na disputa pelo título.

Ceará x Atlético/MG (26ª rodada, 29/09): é a grande chance do Galo vencer e começar a abrir caminho na luta pelo rebaixamento. O time mineiro não tem mais o direito de desperdiçar pontos, ainda mais contra adversários diretos. O Ceará vem em queda livre, levou 5 a 0 do Avaí. Perdendo, entra de vez na briga para não cair.

Atlético/GO x Atlético/MG (27ª rodada, 02/10): confronto absurdamente decisivo e dramático entre os tocaios desesperados.

Fluminense x Santos (28ª rodada, 06/10): na luta pelo título, o Fluminense precisa ganhar não apenas para manter o Corinthians atrás, mas para não deixar o Santos voltar à briga. O Timão terá jogos fáceis dali em diante, e nenhum ponto poderá ser desperdiçado pelo Tricolor Carioca.

Atlético/MG x Corinthians (28ª rodada, 06/10): jogo crucial para as pretensões do Galo de se manter na elite. Vencer o Corinthians pode significar para o Atlético/MG o mesmo que a vitória sobre o Palmeiras foi para o Fluminense no ano passado. Isso fora o caráter decisivo que tem o jogo para os paulistas, que lutam pela ponta.

Flamengo x Atlético/GO (28ª rodada, 07/10): talvez, até lá, o Flamengo já tenha se distanciado um pouco da zona. Por enquanto, a distância entre ambos é de dois pontos, e perder este embate talvez seja um revés sem volta no futuro.

Cruzeiro x Fluminense (29ª rodada, 10/10): confronto direto e decisivo na luta pelo título. Estádio em Sete Lagoas será pequeno. Botafogo x Palmeiras, no mesmo horário, poderá ser de briga por Libertadores, ainda que remotamente.

Avaí x Flamengo (29ª rodada, 10/10): briga direta contra o rebaixamento. Vale destacar, nesta mesma rodada, Ceará x Guarani, que poderá estar revestida de tanto drama como esta partida.

Atlético/MG x Avaí (30ª rodada, 16/10): o Galo fará toda a pressão possível para derrotar o Avaí em casa e sair lá de trás. Outro confronto direto do Leão da Ilha contra equipes grandes em uma semana.

Fluminense x Botafogo (30ª rodada, 17/10): é um clássico, e pela ponta de cima. Talvez ambos estejam próximos na tabela, algo que dependerá fundamentalmente de uma grande arrancada do Fogão.

Goiás x Avaí (31ª rodada, 24/10): terceira partida do Avaí contra rivais de tabela em duas semanas.

Vasco x Flamengo (31ª rodada, 24/10): clássico ao reverso de Fluminense x Botafogo, pois são dois times que poderão estar a perigo. Promete grande drama.

Cruzeiro x Atlético/MG (31ª rodada, 24/10): na caminhada do Galo contra a degola, o clássico com o rival e recente algoz Cruzeiro virá num momento decisivo. Contrariando os prognósticos e vencendo, o time de Dorival Júnior pode impedir o título do adversário e ainda dar o gás final para a arrancada que o salvará da Série B.

Ceará x Flamengo (33ª rodada, 03/11): com estádio provavelmente dividido em Fortaleza, uma possível guerra contra o descenso.

Internacional x Fluminense (33ª rodada, 04/11): talvez o Inter ainda esteja disputando o título, o que pode dar ao jogo um tom de decisão de campeonato. Para o Flu, de todo modo, será fundamental obter pontos em Porto Alegre.

Prudente x Goiás (34ª rodada, 06 ou 07/11): dois dos piores times do campeonato. É possível que os paulistas já estejam rebaixados. Se não estiverem, farão um dos últimos esforços.

Atlético/MG x Santos (34ª rodada, 06 ou 07/11): mais um daqueles grandes jogos em que o Galo é obrigado a conquistar uma vitória.

Corinthians x Cruzeiro (35ª rodada, 13 ou 14/11): possivelmente o jogo mais aguardado do campeonato, há três rodadas do fim, reunindo dois candidatos ao título. O Brasil parará.

Atlético/MG x Flamengo (35ª rodada, 13 ou 14/11): os dois gigantes ameaçados. O Brasil parará. Que o Telmo Zanini não marque no mesmo horário de Corinthians x Cruzeiro.

Avaí x Atlético/GO (36ª rodada, 20 ou 21/11): confronto direto contra o rebaixamento numa fase absolutamente nervosa e decisiva da competição.

Flamengo x Cruzeiro (37ª rodada, 27 ou 28/11): mesmo que o Flamengo já esteja livre da queda, será no mínimo fundamental para o Cruzeiro este jogo. Se não estiver, vira guerra, e aí veremos se pesa mais a necessidade flamenguista ou a glória cruzeirense.

Atlético/MG x Goiás (37ª rodada, 27 ou 28/11): jogo para definir a queda de um dos dois. Ou de ambos.

Comentários

Juca disse…
GENIAL.

Mas faltou o jogo atrasado do Inter x Santos.
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Juca.

De fato, Inter x Santos é um jogo importante, tanto o de lá como o daqui. Mas é que aí a lista começaria a ficar MUITO extensa. Vários outros jogos eu estive sobre colocar ou não, e é bem complicado a gente projetar muito à frente.

Abraço.
Sancho disse…
É que Inter x Santos, como é jogo atrasado, JÁ aconteceu!

;-)
Vicente Fonseca disse…
Valeu por me salvar nessa, Sancho. heheh