Que seja para ficar

A Coreia do Sul foi o time que mais trabalho deu ao Uruguai nesta Copa do Mundo. Foi tinhosa, tem jogadores rápidos e habilidosos no avanço ao ataque. Mesmo assim, não foi suficiente para parar a melhor Celeste em Copas nos últimos 40 anos. A banda oriental, quando se propôs a jogar, foi sempre melhor. Poderia ter definido ainda no primeiro tempo o resultado, não fossem dois erros de arbitragem que lhe deceparam um gol certo de Suarez e um pênalti claro do zagueiro asiático.

Foi um excelente primeiro tempo do time de Tabarez. Apesar de os coreanos não fazerem má partida, o Uruguai era extremamente consciente e superior taticamente. Lugano e Godín foram simplesmente monstruosos e não perderem uma bola sequer, seja no combate direto por baixo ou nas bolas aéreas. Após o gol de Suarez, em falha terrível do goleiro, o time se defendia muito bem e ainda contra-atacava com perigo. O segundo gol estava desenhado, mas não veio – seja por culpa da arbitragem ou por erros dos próprios atacantes.

No segundo, sem Godín (um problema físico desta Copa), o Uruguai retraiu-se cedo demais. Na verdade, foram os coreanos que empurraram a Celeste para o campo de defesa, mas o fato é que a equipe de Tabarez aceitou muito fácil a pressão. Park Ji-sung era um verdadeiro demônio com arrancadas em alta velocidade, o atacante Park Chu-yong e o lateral Young-pyo repetiam os bons desempenhos das partidas anteriores. E o empate saiu no primeiro erro coletivo da defesa charrua em toda Copa, com Lugano e Muslera lembrando, ainda que de longe, Dida e Aldair em Atlanta’96.

Foi nos minutos seguintes ao gol coreano que se viu a força do Uruguai, tanto psicologicamente quanto na questão técnica. Em vez de se abater com o empate, a Celeste se impôs de novo e passou a ocupar o campo coreano. E Suarez, depois de perder dois gols em que o melhor seria servir um companheiro mais bem colocado, mostrou porque confia demais em seu arremate: marcou um dos golaços da Copa, com grande visão e categoria. Era a classificação às quartas, que não vinha desde 1970.

Antes da Copa, sabia-se que o Uruguai tinha um ataque com grande potencial e uma defesa razoavelmente segura. Faltava a meia-cancha. Pois não apenas a defesa tem sido a melhor deste Mundial como o ataque anda correspondendo às expectativas. E o meio, antigo problema, foi solucionado com muita destreza pelo seu treinador, que ao recuar Forlán tornou seu time muito mais agressivo, sem com isso perder em combatividade. Hoje, Pérez foi um leão na cabeça-de-área, enquanto Álvaro Pereira e Arévalo Rios voltaram a combater e subir ao ataque com dinamismo. Por isso, Tabarez é o melhor técnico desta Copa do Mundo até o momento. Fez do limão uruguaio uma limonada que está entre as oito melhores do planeta.

Há alguns anos tenho a ideia de que os resultados da seleção uruguaia são piores que a qualidade do seu time. A pior fase da história da Celeste, segunda metade dos anos 90, felizmente passou. As equipes de base costumam ir bem nos campeonatos da categoria, mas faltava a equipe principal voltar a fazer uma grande Copa do Mundo. Com um treinador que conseguiu fazer os bons jogadores virarem um ótimo time, vem finalmente realizando-a. A Coreia só valorizou a classificação. Vem crescendo muito o futebol no extremo oriente.

E para os mais novos, advirto: muito mais absurdo que ver o Uruguai chegar entre os oito melhores do mundo é vê-lo de fora desta condição nos últimos 40 anos. Felizmente, está de volta. E que seja para ficar.

Foto: Suarez, o homem que pôs o Uruguai de volta entre os oito melhores do mundo, 40 anos depois (AP).

Comentários

Prestes disse…
BAMO URUGUAY CARAJOOOOOO

Muito boa a análise, o Tabarez acertou muito o time mesmo. Só achei a defesa meio claudicante hoje, atribuo ao nervosismo.

Também fiquei puto com os dois lances do Suarez, depois ele calou nossa boca mostrando pq é fominha.
Chico disse…
Classificação dramática da Celeste.

Suárez, herói da partida.
André Kruse disse…
achei que o Uruguai cansou já no primeiro tempo. Mas o jogo realmente foi corrido.

Eu não gosto do Alvaro Pereira. Em compensaçao o Diego Perez jogou uma enormidade
Prestes disse…
André, eu não curto mto o Alvaro Pereira. Mas perto do que ele joga no Porto, tá jogando uma enormidade nessa Copa.