Primeiro a península, depois a América

Portugal entrou buscando conter a Espanha e especular em contra-golpes. Dentro do que se propuseram os dois times, os portugueses levaram vantagem no primeiro tempo. Exceto pelos primeiros minutos, mantiveram os espanhóis longe de seu gol, ainda que tivessem tido poucas chances de conseguir agredir o adversário. Mas não estava preparado para agir em caso de sofrer um gol, talvez porque ainda estivesse virgem neste aspecto nesta Copa do Mundo.

Isto ficou bastante evidente após Villa abrir o placar, depois de tanto tentar. Portugal via seu time recheado de volantes que não acertavam um passe sequer em profundidade, do nada, precisando agredir o adversário, superior tecnicamente. Dependia de Fábio Coentrão, que estava bem vigiado. Mas precisava, muito mais, de Cristiano Ronaldo. E onde estava o camisa 7?

Há quem coloque toda a culpa nos ombros de Carlos Queiroz. Ele tem sua parcela, sem dúvida. Arma o time de Portugal com uma equipe menor do que realmente é. Mas será que Cristiano Ronaldo é tão vítima assim do esquema? Será que um técnico que arma seu time para contra-golpear o adversário mandaria seu único jogador capaz de desequilibrar uma partida ficar fincado numa ponta para guardar posicionamento?

Por mais que Cristiano Ronaldo tenha também tarefas táticas defensivas, de ficar mais preso na ponta direita, parece que não fez muita questão de ele próprio ser protagonista, como tantas vezes se viu com a camisa do Manchester United, em vez de um mero acompanhante de lateral-esquerdo. O que fez ele hoje, além de um lançamento de letra no segundo tempo? Diante do mediano lateral Capdevila, não foi uma vez sequer para cima dele tentar o drible. Raras vezes saiu de sua posição original. Obediência tática? Este tipo de falta de atitude merece outro nome.

Passa o melhor time, de maiores recursos técnicos. Não que não haja defeitos. A zaga espanhola teve problemas no enfrentamento individual algumas vezes, mais uma vez. Seu meio-campo é extremamente técnico, mas por vezes carrega demais a bola. Iniesta foi muito individualista. Não fosse por algumas enfiadas de Xavi, somente o excelente David Villa seria merecedor de destaque. Quando seu time pena pelo preciosismo, ele parte para cima dos zagueiros como um leão voraz, sempre com sua mortal jogada: puxa da esquerda para o centro e bate forte. Até agora, quase ninguém conseguiu marcar, por mais manjado que esteja este movimento.

A decepção espanhola nesta Copa atende por Fernando Torres, que parece estar noutra rotação. Llorente o substituiu com imensa vantagem, e merece começar o próximo jogo. Duelo que promete ser semelhante ao de hoje: o Paraguai deverá vir fechado, mesmo que tenha ótimos atacantes. A Fúria é a favorita, e vem chegando de forma até silenciosa. Vencendo os guaranis, volta a uma semifinal 60 anos depois. E se isso acontecer, ninguém poderá dizer que, mais uma vez, ela não chegou longe.

Foto: Villa é um dos artilheiros e melhores jogadores desta Copa 2010 (EFE).

Comentários

Prestes disse…
A Furia não vem "dando show" e isso é bom pra ela. Bem lembrado a questão Villa. Não fosse sua enorme objetividade o time espanhol seria muito mais tico-tico do que já é.

Muito porque, como tu falaste tb, o Fernando Torres está sem nenhuma explosão. Não conseguiu recuperar a embocadura ainda depois da lesão. Fosse eu Del Bosque, promoveria o Llorente tb.
Vicente Fonseca disse…
Esqueci de mencionar que o Eduardo é o melhor goleiro da Copa até agora. Pegou muito hoje.
Prestes disse…
Pegou muito em toda Copa. Seu choro foi comovente.
Vicente Fonseca disse…
Sim, mas hoje acho que foi a melhor atuação. Foi especialmente bem. Quase evitou o gol do Villa, inclusive. Era que mais merecia passar de fase no time português.
Lourenço disse…
Espanha cresce, venceu um jogo que a história de amarelar indicava que perderia. Venceu, já não deu fiasco na Copa, tem um adversário bom para pegar a esta altura.

Portugal mostrou que, infelizmente, é menos time. Cristiano irreconhecível, assim como Rooney, Torres, Ribery. É uma pena para a Copa também.
Chico disse…
Villa conseguiu quebrar o ferrolho de Eduardo. Depois do golo, Portugal morreu na partida.

Fiasco de Ronaldo.
Prestes disse…
Foi o melhor jogo do Eduardo, sim. E partida muito ruim de Portugal.

Lourenço, te diria que vimos um Cristiano Ronaldo reconhecível. Não sou daqueles q acha o Ronaldo uma farsa. Tem qualidades, e pela sua temporada boa no Real Madrid, mas sem o desgaste que tiveram outros craques, até achei q pudesse ser um dos nomes deste Mundial.

Mas um Cristiano Ronaldo que amarela (o que ele fez nessa Copa foi amarelar, fugiu do jogo), não é novidade, ele faz isso mtas vezes.
Vicente Fonseca disse…
O problema do Cristiano Ronaldo é quando ele esquece de jogar pra "aparecer". Isso é muito irritante, porque bola ele tem, e muita. Não foi eleito o melhor do mundo à toa. No ano que foi eleito melhor do mundo, fez gol na final da Liga dos Campeões.

De fato, amarelou, e não foi a primeira vez. Não me surpreende também, o passado dele já mostrou isso outras vezes. Mas dizer que é farsa, ou que não joga nada, é muito, muito forte. Basta deixar a implicância um pouco de lado para ver isso.
Igor Natusch disse…
O Prestes e o Vicente mataram a charada. O problema do Cristiano Ronaldo, sem rodeios, é que ele tende a amarelar em momentos decisivos. A atitude dele hoje foi irritante: ficou visivelmente fugindo da bola o jogo todo, sem se apresentar para o passe, sem tomar a iniciativa, sem explosão, sem tesão, sem nada. Não consigo entender esse tipo de atitude.

Espanha quis muito mais o jogo e mereceu vencer. Dito isso, segue sendo um time pouco empolgante, que amarra demais o jogo e que só conseguiu alguma agudeza depois que fez o primeiro gol e Portugal se atirou ao ataque sem método e sem méritos. Paraguai é zebra, mas se fizer um bom ferrolho e estudar as deficiências defensivas da Fúria...

Para mim, a Copa tem vários bons goleiros. E Eduardo é sem dúvida o melhor deles. Hoje foi monstro, pegou demais.
Lourenço disse…
Se isso é o reconhecível do Cristiano Ronaldo, o que sobra para Torres, Rooney, Ribery? Não sou tão rigoroso assim, por isso estou decepcionado com todos.

Concordo com o querer aparecer, o Ronaldo faz pose para as câmeras (diga-se, mesmo quando joga bem), pareceu fora de foco. Foi muito mal na Copa.

Só a questão de amarelar em jogo decisivo eu não concordo. É um rótulo que já se deu para vários jogadores injustamente. Quem faz gol em todas as fases de uma Champions League, inclusive na final, não sente jogo algum. Foi o grande nome do Man Utd campeão do mundo, em comparação direta com Tevez, Rooney e cia. Por isso cobro mais dele que dos outros. Só Messi tem recursos superiores, hoje.
Lourenço disse…
Estou esperando o Brasil ser eliminado para dizerem que o Robinho amarela. Ainda que seja normal cobrar de quem tem mais recursos técnicos na equipe, não dá para desconsiderar a história e colocar um rótulo.

Jogador tem que provar na Copa. Mas os outros 3 anos e 11 meses também servem para se criar conceitos.
Vicente Fonseca disse…
Eu concordo, ia dizer isso. Não sei se é questão de amarelar, pois já vi ele decidir muitas vezes em favor do Manchester - no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões (pergunta prum torcedor da Roma o que ele acha do Ronaldo).

Só acho que ele não é confiável. Não dá pra colocar nele a responsabilidade de ser "o cara" do time. Acho que o Robinho é um caso parecido num sentido: ele tem ido bem na Copa justamente porque não é (ou não tem sido) o protagonista do Brasil. Mas eu não deixaria nem pra ele, nem pro Cristiano Ronaldo, a incumbência de decidir jogos - simplesmente porque, muitas vezes, eles não funcionam. O Kaká, por exemplo, não é tão genial mas é muito mais regular que qualquer um deles. Contrataria ele antes dos dois, se meu orçamento fosse "limitado". hehe
Prestes disse…
Protagonista tem q ser protagonista sempre. No Manchester talvez não. Mas em Portugal o Ronaldo precisa jogar. Nem q erre tudo. Ele não pode se omitir. Tem q pegar na bola toda hora.
Lourenço disse…
Pergunta para o Real Madrid quem é mais regular hehe

Desde a Copa de 2006 até 2010, se tiver de escolher o melhor do mundo nesse período, é o Cristiano Ronaldo. É o único com 4 grandes temporadas.
Vicente Fonseca disse…
Tu tem razão, Prestes. Ele deveria jogar muito mais do que joga por Portugal. Por isso, não é confiável. E por isso eu acho que não serve para ser protagonista.
Vicente Fonseca disse…
O Figo, por exemplo, fez uma Copa muito melhor quando não foi protagonista (2006) do que quando foi (2002). Nem por isso deixa de ser um grande jogador.
Lourenço disse…
Concordo contigo nesse ponto, Prestes. O desempenho de Rooney, Torres, Ribery, Lampard foi inadmissível para jogadores desse nível, imagina para o nível do Cristiano Ronaldo. Mas cravar que não podem mais ser protagonistas é forte, esperaria mais para fechar com vocês.
Vicente Fonseca disse…
Falo isso com relação ao Cristiano Ronaldo. Torres já foi um dos grandes caras de sua seleção na Euro 2008, fez até o gol do título. Acho que o Rooney é um cara de muita personalidade e que pode ser o protagonista sim, mas foi prejudicado pela lesão que teve antes da Copa - assim como o Torres está sendo. Não foi só ele que não jogou nada, a Inglaterra toda foi mal.

O Ronaldo, pela condição técnica que tem, deveria ser o protagonista de Portugal. Mas sua personalidade ultravaidosa não permite. Pelo menos até ele que me desminta.
Prestes disse…
Não cravei nada. Só acho q não surpreende a má atuação do Ronaldo na Copa. Como não surpreenderia o contrário.

O q afirmo tb é que ele amarelou. Não procurou o jogo. Ele devia ter errado mil vezes nesta Copa. Nunca se omitido.
Vicente Fonseca disse…
Opa, acho que agora estamos fechando. hehe
Vicente Fonseca disse…
Não cravei nada. Só acho q não surpreende a má atuação do Ronaldo na Copa. Como não surpreenderia o contrário.

Aí está o que quero dizer com o fato de ele não ser confiável.
Lourenço disse…
Acho que eu misturei a opinião de vocês. O Prestes disse que "protagonista tem que ser protagonista sempre", o que desqualifica Cristiano Ronaldo, Rooney, Lampard, Gerrard, Ronaldinho, Riquelme, Veron, por seus desempenhos em Copas nas quais eram os principais de seus times.

O Vicente disse que o Ronaldo deveria jogar muito mais por sua seleção, por isso não é confiável. Também desqualificou Ronaldinho, Veron, Lampard, Cristiano Ronaldo, Rooney.

Mas quero deixar claro que não estou defendendo ou justificando o desempenho de Cristiano Ronaldo nesta Copa, e AÍ SIM concordo com o Prestes, deveria ter aparecido, tentado mais, jogado alguma coisa. Não tem mau posicionamento tático que justifique isso.
Prestes disse…
"O Prestes disse que "protagonista tem que ser protagonista sempre", o que desqualifica Cristiano Ronaldo, Rooney, Lampard, Gerrard, Ronaldinho, Riquelme, Veron, por seus desempenhos em Copas nas quais eram os principais de seus times."

Não vi em quase nenhum desses tamanha omissão. O Lampard p. ex. jogou muito contra a Alemanha. O único q vi tamanha omissão foi o Ronaldinho Gaúcho em 2006. E ele tá tão ou mais estigmatizado q o Cristiano.
Lourenço disse…
Só por curiosidade mesmo (eu não tenho mais novos argumentos), "Veron vendepatria" e "Verón vendido" possui inúmeros resultados no youtube. Argentinos colecionam lances na Copa para mostrar o ridículo desempenho dele na sua Copa em 2002, em que era o principal jogador e capitão.
Vicente Fonseca disse…
Prestes, o Lampard só foi bem contra a Alemanha nas duas Copas que disputou. O Cristiano Ronaldo em 2006 foi muito superior a ele, mesmo tendo sido apenas médio.

Mas tem coisas que são difíceis de explicar. Todos esses que o Lourenço citou são craques, mas nenhum confirmou em Copas. Já o Klose é bom de Copa e piora o desempenho nos clubes. E o mito é o que confirma nos dois, Copa e clube.
Prestes disse…
Ok, nessa eu perdi, suhahusdhu

Jamais chamaria o Veron de amarelão, suhashu