Antes da Copa, a bola (de cristal) já rolara pelo mundo

Meu pai chegou de Buenos Aires com a última edição da revista El Gráfico. Além de trazer um indefectível pôster do Argentinos Juniors, campeão do Clausura 2010, traz uma excelente matéria pré-Copa do Mundo com prognósticos de 113 jornalistas de 45 países. Os argentinos pediram aos colegas que palpitassem o campeão, o melhor jogador, o goleador, a equipe revelação, o fracasso e o jogador revelação. Com tantas opiniões, dá para ter um apanhado do que era uma expectativa comum para o Mundial. Passada a fase de grupos é hora de conferir o que vem se confirmando, e o que surpreende até aqui.


Fé demasiada na Fúria: a Espanha foi apontada por 47,5% dos jornalistas como a provável campeã. Vitória incontestável na pesquisa. Mas em campo até agora não mostrou futebol para tanta confiança. Mantém-se viva, pode crescer na competição, e vai ter um grande chance de provar contra Portugal.


O Brasil não fez ainda o suficiente para ser o grande favorito e os 31% que lhe foram atribuídos estão de bom tamanho. Agora é certo que as cotações de Argentina (14,2%) e de Holanda e Alemanha (ambas com só 1,8%) aumentariam. A Inglaterra já cairia e muito do seu quarto lugar com 9,3%. Além destes, só Portugal e Itália foram citados. E agora, alguém aposta em outra equipe, como o Uruguai?


Será que ele vai?: 47,8% apontaram ele, Lionel Messi, como o melhor jogador dessa Copa do Mundo. Os mais otimistas disseram que será o “novo Maradona”. Os pessimistas também apontaram Maradona, mas como o provável culpado por um fracasso de Messi. Até agora para mim Messi é o melhor jogador do Mundial, resta saber até onde vai a Argentina. E para vocês? Além de Lionel, quem ficou em segundo com folga foi Xavi, com 21,7%. Para surpresa de muitos, o volante do Barça não tem tido protagonismo na sua seleção. O maior rival de Messi para mim, aliás, é David Villa, que vem comendo a bola. O atacante – outro que vai jogar no Barcelona – teve apenas um voto.


Erros por lesão, confirmações e zica: A disputa foi acirrada entre os cinco mais votados goleadores. A verdade é que o primeiro colocado, Wayne Rooney (19,5%), e o quinto, Fernando Torres (8,8%), dificilmente conquistarão a chuteira de ouro. Os dois têm mostrado estar longe de sua forma ideal. Dois atacantes têm confirmado que podem lutar até o fim pela artilharia: Luis Fabiano (14,1%) e, principalmente, David Villa (19%), que já é um dos artilheiros com três gols, e se tornou o maior artilheiro da Espanha em Mundiais. Já Lionel Messi (15,5%) tem parado na trave e não marcou nenhum. Gonzalo Higuain foi citado por 3,5% dos jornalistas.


Decepção africana: Entre as cinco equipes mais apontadas como possível revelação, a decepção até agora é Costa do Marfim, primeira no apontamento com 14,6% dos votos, que encantava até um jornalista português – Rui Matos Pereira, do futebolportugal.com: “Não tenho dúvidas de que vão eliminar Portugal e avançar às oitavas-de-final”. Quem acertou a respeito da equipe de Drogba foi o jornalista Jonathan Wilson, do Independent, da Inglaterra: “(Costa do Marfim) não tem criatividade, não joga pelos lados (...) e está em um grupo com Brasil e Portugal”. Em segundo lugar, o Chile (12,8%) se tornará a grande surpresa se bater o Brasil. Os EUA, terceiros com 11,9%, já surpreenderam ao acabar o grupo à frente da Inglaterra e, pelo cruzamento, podem chegar até as semifinais, no que seria sua melhor colocação desde a Copa de 30, quando também chegaram às semi. Em quarto, a Holanda (9,7%) só pode ser considerada surpresa se chegar pelo menos à final. Difícil, mas nada impossível. Em quinto, Gana (8%) chega às oitavas como a única seleção africana, se consolidando como grande potência do continente, mas precisa jogar mais.


Tiros certeiros: A França liderou as apostas de fracasso da Copa com 24,8%, seguida de perto por – adivinhem! - Itália (19%). Sobre os Bleus, Phillipe Auclair, da France Football, fora taxativo: “A derrota não vai nos surpreender. Explico em duas palavras: Raymond Domenech. Temos o técnico mais incompetente do futebol mundial. (...) O que nos salvaria seria um golpe de estado, como passou em 2006, mas não creio”. Sobre os italianos quem foi certeiro foi Arnaldo Ribeiro, da ESPN Brasil: “Envelhecida e enfraquecida, a Azzurra só tem a camiseta. E é pouco”. Seu colega Paulo Vinicius Coelho foi um dos 15,5% que apostou em um fracasso lusitano, talvez prevendo que parariam na fase de grupos. O PVC afirmou não crer em Carlos Queirós. Até agora vem errando, Queirós faz bom trabalho.


Escolhendo o cara errado: Há poucos dias comentávamos aqui no blog, Capello escolheu o baixinho errado. Levou Lennon e deixou Theo Walcott em casa. A opinião dos jornalistas só reforça este erro, já que 26,6% apontaram Walcott como revelação do Mundial e, infelizmente, já erraram. Mas os periodistas também erraram, escolhendo o alemão errado. Thomas Müller foi o mais votado, com 27,8%. Quem vem comendo a bola, no entanto, é Mesut Öezil. Também ficaram entre os cinco mais votados o dinamarquês Christian Eriksen (7,6%), que com apenas 18 anos brilhou pelo Ajax na última temporada, mas foi pouco utilizado por Morten Olsen no Mundial. Além dele, dois mexicanos: Giovanni dos Santos (6,4%) e Carlos Vela (5%) ainda brigam pelo posto de revelação, e precisarão mostrar serviço contra a Argentina. Se os dois foram bons apontamentos, ainda assim as três maiores revelações do Mundial a meu ver até aqui, passaram despercebidas pelos jornalistas antes de a bola rolar. O próprio alemão Öezil, 21 anos, o português Fábio Coentrão, 22, e o chileno Alexis Sanchez, 21.


Na média, há poucos erros nos prognósticos até aqui, mas é engraçado ver votos como o do uruguaio Raul Tavani, do El Pais, que apontou a Itália como campeã, Ribery como craque e Eto’o como artilheiro. Se tiver hombridade, muda de editoria!

Comentários

Vicente Fonseca disse…
É impressionante a fé na Espanha. 47,5% pra uma seleção que nunca havia sido campeã antes e tem o costume de fracassar em Copas é muito, pra mim. Acho um timaço e não duvido do título, mas é muita gente!

Não sei qual o melhor jogador da primeira fase, mas sem dúvida está entre Messi, Özil, Villa e, sangue uruguaio à parte, Forlán. São os quatro melhores até aqui, de longe.

Antes da Copa, diria que Luís Fabiano seria o artilheiro, e acho que é um forte candidato. Mas tá muito aberto ainda, porque ninguém disparou até agora. Confio até mesmo que o Messi ou Klose, que têm 0 e 1 gol respectivamente, ainda possam ser.

A grande surpresa positiva, pra mim, é o Japão. Não só por ter passado, mas pelo que vem jogando. Os EUA eu já esperava que passassem, ainda que não na liderança.

Quanto ao Thomas Müller, fez uma grande estreia, mas realmente o Özil é quem vem muito acima da média na Alemanha.

Sensacional o último parágrafo e a matéria toda! Vou RELER (VdP genial) com o maior prazer no dia 11 de julho!!!
Prestes disse…
Valeu! Bom mesmo foi o apontamento da El Grafico, 113 jornalistas, se puxaram.

Forlan foi boa lembrança, luta mesmo pelo prêmio de melhor jogador.

E tem mta gente deslumbrada mesmo com o "futebol bonito" da Espanha.
Igor Natusch disse…
Excepcional matéria.

Concordo contigo, Vicente. O Japão é uma grande surpresa, em termos de futebol mesmo. Nova Zelândia, por ex, fez uma campanha muito chamativa, mas em termos de futebol ainda é um time pobre demais. Japão tá jogando como time grande, e duvido que muitos cogitassem isso antes da Copa.

Espanha vai escorregar logo adiante, de novo. E não precisa ser Nostradamus: é uma mera tendência, pelo que andam jogando mesmo.

Brasil que se exploda. Estou com o Uruguai, agora. Se vencerem, será uma das coisas mais lindas da história dos mundiais. Aguante Celeste!
Prestes disse…
Valeu, Igor!

Acho que a Espanha pode chegar porque tem muita qualidade técnica. Ontem não jogou nada e fez dois gols. Não dá pra bobear com eles.

Mas tanto acho q podem ser campeões como acho que Portugal soca eles na terça, uhssuhduhda