A semana do ano

Deu a lógica. O Caxias é mais organizado, lidera o grupo e venceu o Internacional que, mesmo mais rico e com jogadores mais qualificados, não tem um time. Cai para o quarto lugar, vê o adversário de hoje abrir oito pontos de distância (o dobro, 16 contra 8) e amanhã pode cair para fora da zona de classificação, o que tornaria o jogo de domingo, contra a Universidade, uma decisão.

O Inter poderia, mesmo perdendo o primeiro turno, utilizar o segundo para entrosar um time e ganhar tempo. No fim das contas, perdeu tempo: Fossati abriu mão de sua convicção no 3-5-2, fracassou, voltou ao esquema preferido e perdeu de novo. Como nenhuma opção de ataque dá certo, o quase dispensado Walter volta a ser opção, devendo começar o jogo de quarta. Falta convicção. Repito: o Inter, como o Grêmio de 2009, não sabe se larga o Gauchão de mão ou o disputa. Fica num meio termo que compromete tudo.

O duelo com o Cerro é o jogo do ano. Não vencendo novamente, o Inter ficará com magros 6 pontos na tabela, e talvez até termine a rodada em 3º lugar, o que lhe obrigaria a fazer outros seis pontos nos dois jogos restantes. É o jogo onde o time define seu futuro. É o jogo onde Fossati define seu futuro.

O Caxias é o melhor time do interior, inclusive superior ao Novo Hamburgo. Julinho Camargo mostra novo bom trabalho, desta vez com profissionais. Chamou jogadores de sua confiança e montou um time bem organizado, que conta com a qualidade de Marcelo Costa, jogador de primeira divisão, e autor de um golaço ontem – como o ex-colorado Edu Silva, autor do segundo. Mantendo esta base para a Série C, a tendência é que suba com tranquilidade. Aliás, é, neste momento, o time favorito a fazer a final da Taça Fábio Koff com o Grêmio. Isso agora, antes que um Gre-Nal prematuro possa alterar o rumo das coisas.

Grêmio 2 x 0 Esportivo
Em ritmo de treino, a grande notícia é Willian Magrão, que começou o jogo, foi até o fim dele, teve boa atuação e fez gol. Maylson de novo fez gol e Mithyuê, aberto pela esquerda, foi promissor. É verdade que o Esportivo não é parâmetro devido à ruindade de seu time, mas o bom momento é evidente. A alegria pelo mau momento colorado facilita tudo. O torcedor fantasiado de Jorge Fossati nas sociais foi a flauta mais genial no Rio Grande do Sul nos últimos anos.

Gre-Nal nas quartas
Aconteceria caso o Inter terminasse em quarto lugar, já que o Grêmio deve confirmar a liderança. É difícil projetar sem a rodada de amanhã. Dois jogos serão cruciais, mas é difícil alguém projetar para evitar ou confirmar o clássico: Universidade x São José, amanhã, e São José x Pelotas, domingo. Além, claro, de Inter x Universidade, domingo que vem.

Foto: Edu deve sair do time para o jogo decisivo de quarta, contra o Cerro (Alexandre Lops/Internacional).

Comentários

luís felipe disse…
O torcedor fantasiado não deixa de ser uma prova de conformismo - afinal, o Inter já ganhou grenal esse ano. É uma coisa tão comum que nem se sente mais.

----

No mais, como perde gol esse treinador. Amanhã eu vou levar meu amigo chamado "Comentarista de Resultado" para debater com os críticos do Fossati. Ele concorda com todos.
Vicente Fonseca disse…
Não sei se será nosso caso, Luís. Acho que boa parte do pessoal concordava que o Inter piorava a cada jogo mesmo com as vitórias. Aqueles 2 a 1 no Avenida, por exemplo.
natusch disse…
Willian Magrão = TITULAR INCONTESTÁVEL. Questionar essa quase REVELAÇÃO DIVINA é sinal de profunda DEMÊNCIA futebolística.

Mithyuê = MEIA-ATACANTE. Jogou muito bem ontem, e tende a crescer se houver insistência sadia do nosso MESSILAS.

Morreu Armando Nogueira. Nunca concordei muito com as ideias dele, mas é sem duvida uma figura histórica da crônica esportiva. Que descanse em paz. Prevejo luto FARAÔNICO no Carta na Mesa...
Vicente Fonseca disse…
Faraon já me garantiu que não irá no Carta na Mesa de hoje em luto pela morte de Armando Nogueira.
Igor Natusch disse…
Vi agora os gols do Caxias. Abbondanzieri falhou nos dois.
Vicente Fonseca disse…
Adiantou-se uum pouco no primeiro (como todo argentino) e deu golpe de vista no segundo. Mas os chutes foram tão perfeitos que não tive coragem de dizer que falhou.
Lourenço disse…
Se for verdade que o Muricy pediu 500 mil e que a direção do Inter não quer pagar isso, isso explica a manutenção do Fossati até agora. Apesar de não ser uma unanimidade, não há nenhum outro técnico (pelo menos, que se possa cogitar inicialmente) que desbancaria Muricy como grande preferido. A direção do Inter fica politicamente obrigada a contratá-lo sob pena de a torcida já começar olhando o novo técnico com desconfiança.

Nas minhas rápidas projeções, o Inter deve ficar em 3º ou em 5º. Em 2º é quase impossível e é improvável, com os cruzamentos que há, que fique em 4º.
Igor Natusch disse…
No primeiro gol, ele está posicionado de forma HORRENDA: além de adiantado, está no MEIO do gol, e não fecha nenhum dos ângulos. Nem é que ele se moveu e ficou no meio: ele está ENRAIZADO ali na hora da cobrança. Se Marcelo Costa batesse no outro lado, teria feito o gol do mesmo jeito. E no segundo gol, bem... Digamos que o GOLPE DE BRAÇO me lembrou do nada saudoso Tavarelli o.O

No mais, o Inter está perdido. Não sei até que ponto demitir o Fossati é mesmo uma boa, embora ache sim que ele está confuso. Mas vejo a saída dele como inevitável - não só por causa da enorme pressão, mas também porque o Inter NÃO vai ganhar do Cerro no meio de semana... E não estou secando quando digo isso: ou acontece algo do tipo contra o Emelec, com um gol espírita e salvador mudando a história do jogo, ou a tendência é do barco afundar. Antes da hora. De novo.
Chico disse…
50 jogos de invencibilidade no Monumental!

13ª vitória consecutiva!

Dá-le Tricolor!
Chico disse…
Júlio Camargo e Marcelo Costa neles!
Chico disse…
O GRÊMIO não pode mais ser ultrapassado na classificação geral?
Vicente Fonseca disse…
Pode, Chico, pelo São José.

O Grêmio tem 35 pontos, contra 31 do Caxias, 30 do Inter e 29 do Zequinha. Mas o time da zona norte ainda tem dois jogos a fazer, ao contrário dos outros, e pode chegar aos 35 do Grêmio. Teria de ganhar as duas que restam e o tricolor perder do Juventude.

Em caso de Gre-Nal na decisão, o segundo jogo será no Olímpico.
André Kruse disse…
Sério que vocês tão corneteando o Pato pelos gols do Caxias?

Me lembra o Ricardo teixeira & Taffarel na copa américa 95
Vicente Fonseca disse…
Hahaha, boa lembrança André! Só não compara nossa conduta com a do Teixeirão, por favor!