Pontuar, o mérito do Galo

O Vitória de Vagner Mancini versão 2009 guarda algumas semelhanças com o versão 08 do mesmo treinador. Uma delas diz respeito a desempenho e atuações: é um time que consegue alto aproveitamento no Barradão mas, como não muda sua forma de jogar fora de casa, acaba perdendo muitos pontos como visitante - mesmo que consiga atuar bem. Esta contradição marcou a campanha do ano passado, e volta a marcar a deste ano, onde o time tem modestos 20,8% longe de Salvador - contrapondo-se aos 75,6% na Boa Terra.

Neste sábado, mais uma vez foi uma equipe audaz, maliciosa, ligeira, mas que não obteve êxito. Por detalhe, é verdade: Carini foi destaque do jogo, houve bola que passou correndo sobre a linha fatal da meta do Galo. O Vitória não se intimidou com o Mineirão cheio de atleticanos entusiasmados, 58 mil. Teve em Gláucio, Jackson e, na etapa final, Neto Berola, alternativas sempre perigosas.

O Atlético-MG veio sem Corrêa, mas começou bem e marcou na qualidade individual de Diego Tardelli, um raro jogador que não precisa ajeitar corpo nem bola para definir um lance: bate de primeira e pega todo mundo desprevenido. Fez um golaço assim e quase aumentou do mesmo jeito no segundo tempo em bela assistência de Coelho. Mas o time jogou menos do que pode: Ricardinho errou muitos passes, Thiago Feltri mais preocupou-se em defender que atacar, Rentería foi uma nulidade. Entretanto, a esta altura, sete rodadas do fim, o que menos importa é jogar bem. Ninguém precisa nem tem de provar mais nada. Pontuar é o verbo, e a discussão assim se encerra. É a maior necessidade de todas nesta reta final.

Quanto a isso, os atleticanos sorriem. Estão a 1 pontinho do Palmeiras e manterão a vice-liderança mesmo que colorados e são-paulinos vençam seus clássicos. Num momento de queda alviverde, consolidam-se como uma força considerável na luta pelo título. Dos que estão na ponta de cima, é de longe quem vem jogando mais e mostrando potencial de crescimento com os novos reforços.

Série B: Vasco está a uma vitória de subir. E o Juventude conseguiu importantíssimo 1 a 0 sobre o Ipatinga, adversário direto, fora de casa. A seis jogos do fim, a zona de rebaixamento está agora a 5 pontos de distância. Fantasma vai se afastando de vez.

Foto: Diego Tardelli marcou mais e assumiu a artilharia isolada do campeonato, com 16 gols (Globo Esporte).

Comentários

Dragão de Goiânia disse…
E sobre mim, nada????

GRAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUURRRRRRRR!!!!!!!!

VUUUUSHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!
Paulo Finatto disse…
A impressão de quem acompanha pouco o Atlético-MG é que o time não é lá grande coisa, apesar da colocação na tabela. Mas de qualquer forma, Celso Roth está forte na disputa do título, por mais estranho que isso possa parecer para a torcida gaúcha.