Números dos gaúchos para a reta final

Com o término da 32ª rodada, o Campeonato Brasileiro fica a seis rodadas de seu término. Dos 114 pontos disputados, restam 18. E praticamente nada está definido, dado o equilíbrio, tanto na ponta de baixo como na de cima.

Chega mais uma hora de verificar os números, que servem para dar uma ideia da dificuldades que os times gaúchos terão daqui para a frente. Basearemos nossos cálculos, como sempre no Chance de Gol, por ser um portal que calcula as chances de cada objetivo ser atingido por pontuação. Cruzando estes números que apresentaremos com o texto em que mostramos as tabelas das equipes na reta final, dá para se ter uma boa noção das dificuldades para cada participante nesta reta final.

Relembrando as tabelas
Internacional: Botafogo (C), Barueri (F), Santos (C), Atlético-MG (F), Sport (F) e Santo André (C).
Grêmio: Santo André (F), São Paulo (C), Cruzeiro (F), Palmeiras (C), Barueri (C) e Flamengo (F).

Título: hoje, com 66 pontos, as chances de título para uma equipe são de 52%. Para alcançar este percentual, o Internacional precisa de mais 14 pontos, 78% de aproveitamento, o que significam quatro vitórias e dois empates nos seis jogos restantes, ou cinco vitórias e uma derrota. Já o Grêmio não tem chances matemáticas de alcançar esta pontuação. Vencendo todos os seus seis compromissos, atinge 65 pontos, e aí teria 31% de chances de conquistar o título.

Libertadores: quem fizer 62 pontos ao final do campeonato terá 74% de possibilidades de garantir lugar na próxima Libertadores. O Inter precisa fazer mais 10 pontos, 56%, que seriam quatro vitórias, três vitórias e um empate ou duas vitórias e quatro empates. Já o Grêmio terá de fazer 15 pontos, cinco vitórias em seis partidas, 83% de aproveitamento.

Sul-Americana: o mínimo para ingressar na zona de classificação à Sul-Americana é 49 pontos. Quem atingir esta pontuação tem 75% de chances de se classificar. A zona vai, portanto, entre os 49 e os 61 pontos. O Inter já atingiu os 49, e o Grêmio precisa de 2 pontinhos apenas.

Rebaixamento: 42 pontos dão 59% de chances de livrar um clube da Série B. Ambos já atingiram esta pontuação há horas. O Inter já está matematicamente garantido na Série A, e o Grêmio, se perder todos os seus seis jogos, tem 99,98% de escapar.

Mantendo seu aproveitamento atual de 54,2%, o Inter atingirá aproximadamente a marca dos 62 pontos. Com esta pontuação, tem 0,7% de chances de ser campeão, 74,4% de ir à Libertadores e 25,6% de ir à Sul-Americana.

Já o Grêmio, mantendo seus 49,0% de aproveitamento atuais, fará 9 pontos, chegando aos 56. É impossível conquistar o título, as chances de Libertadores são menores que 0,01%, e as de Sula são superiores a 99,99%. Nenhuma novidade.

Série B
Com 40 pontos em 33 partidas, o Juventude é o 13º colocado na Série B, a cinco jogos do fim do campeonato. Fora da briga pelo título e pela volta à elite, o Papo ainda corre risco de queda para a Série C. Fazendo 43 pontos, há 76% de chances de permanecer na Segundona. Os caxienses precisariam de 3 pontos em 15, 20% de aproveitamento. Mantendo os atuais 40,4%, alcançariam a marca de 46 pontos, e teriam 0,1% de possibilidades de rebaixamento. Situação razoavelmente tranquila.

Comentários

natusch disse…
Esses cálculos são complicados. Por ex, se o Grêmio vence todos os jogos (vejam bem, estou DELIRANDO de modo confesso), faz 65 pontos, menos do que o atualmente necessário que seria 66 - mas para ganhar todos os jogos teríamos que matar São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo, todos concorrentes. Imagino, então, que o número necessário iria cair, não é? Sei lá, sou péssimo para contas, mas para mim isso mostra que enquanto for matematicamente possível não dá para jogar a toalha. Menos mal que falta só um ou dois pontinhos para fugir de vez do rebaixamento...
Vicente Fonseca disse…
Pode ser, Natusch. Mas pode ser também que estes cálculos já levem em conta que os da ponta de cima não vão fazer todos os pontos possíveis - ou seja, vão tropeçar vez que outra. 66 pontos significa que o atual líder, o Palmeiras, precisa de apenas mais 9 em 18 para ser campeão, por exemplo, o que dá 50% de aproveitamento.
Prestes disse…
Esse fim-de-semana eu sou corintiano ROXO.