Samp é a surpresa italiana

Há pouco mais de 18 anos, na temporada 1990/91, os carequinhas Atilio Lombardo e Gianluca Vialli deram à torcida da Sampdoria seu último scudetto, num time que ainda tinha nomes como Pagliuca, Roberto Mancini e Vierchowood. Hoje, após seis rodadas da temporada 2009/10, a Samp volta a liderar a corrida pelo título italiano. Ontem, bateu a favoritaça Internazionale (3º, 13) por 1 a 0 em Gênova, e contou com os resultados paralelos para manter a liderança neste domingo, com 15 pontos em 6 jogos.

Verdade que a Sampdoria é uma grata surpresa, mas tem poucas chances de se manter na liderança por muito tempo. Entretanto, faz sua parte. Depois de rodadas batendo apenas os pequenos, derrotou a atual tetracampeã nacional. E hoje ainda contou com o tropeço da Juventus (2º, 14), que ficou só no 1 a 1 com o fraco Bologna (16º, 6) em Turim.

Diz a transmissão da partida que a Juve dominou o primeiro tempo e que o 1 a 0 parcial, gol de Trezeguet, saiu até barato para os visitantes. O segundo tempo começou equilibrado, até a saída de Diego - atuação só razoável, voltando de lesão. Sem ele, a equipe treinada por Ciro Ferrara dexou de produzir e manter a bola no campo ofensivo, dando ao Bologna inúmeras chances de empatar. Curiosamente o empate saiu quando a Juve já havia retomado o controle do jogo, após a entrada de Del Piero: aos 47, Adaílton, aquele mesmo ex-Juventude, Palmeiras e Parma, empardou, resultado que tira a liderança do time de Turim.

Logo mais, às 15:45, o Milan (13º, 7) tenta vencer o Bari (14º, 6) em casa. Vencendo, deve assumir o 7º ou 8º posto na tábua geral. Goleando, pode até ir a 6º, ultrapassando o Genoa e ingressando na zona das copas europeias.

Em tempo:
- Para os saudosistas que viram aquela grande Sampdoria jogar, resta a lembrança ainda de uma belíssima camiseta, um original distintivo e o mesmíssimo patrocínio da época, visto na foto que ilustra este post.

Foto: Cassano supera Cambiasso: Sampdoria forte, quase 20 anos depois (Globo Esporte).

Comentários

Lourenço disse…
Cara, eu torço pela Sampdoria há muito tempo. O uniforme mais bonito de que tenho notícia no futebol mundial.
Unknown disse…
"O uniforme mais bonito de que tenho notícia no futebol mundial."

[2]

era a samp e o napoli nas manhas da band, antes da profissionalizaçãodos programas de esporte...
Vicente Fonseca disse…
O uniforme mais bonito de que tenho notícia no futebol mundial.

(3)

Mas quem sou eu pra criticar os profissionais que elegeram a do Grêmio?

No mais, impraticável haver jogo de futebol hoje em Porto Alegre. Mas jamais adiarão, ainda mais que é o Flamengo, e às 16:00 de um domingo.
Unknown disse…
¬¬

nem boto o do gremio na disputa, pq a CENTENÁRIA JAQUETA TRICOLOR (abraço, obino) é foda demaaaaais. exceto por esse ano... aheuahe
Lique disse…
Vierchowod eterno!