Raio-X do grupo brasileiro para a Copa

Dunga chega naquela fase pela qual passou Felipão no início de 2002: a de testar jogadores para compor o grupo que rumará à África do Sul buscar o hexacampeonato. As últimas convocações já davam pistas neste sentido, e a de ontem ressaltou ainda mais este correto intento, que explica as presenças de Filipe Luís, Miranda, Naldo, Josué, Lucas, Sandro, Alex, Diego Souza e Diego Tardelli na lista para os jogos contra Bolívia e Venezuela, que encerram a participação dos canarinhos nas Eliminatórias.

Podemos dividir o grupo de jogadores costumeiramente chamados por Dunga em "garantidos na Copa", "quase lá", "em teste" e "quase fora". Em tese, 17 vagas já estariam praticamente preenchidas ou, no mínimo, muito bem encaminhadas. Claro que tudo depende de que não estejam lesionados ano que vem, que tenham condições físicas de disputar o Mundial. Vamos a eles:

Garantidos (12): Júlio César (G), Maicon e Daniel Alves (LD), Lúcio, Luisão e Juan (Z), Gilberto Silva (V), Elano, Júlio Baptista e Kaká (M), Robinho e Luís Fabiano (A). Estes jogadores são sempre chamados, são da confiança de Dunga - mesmo que nem todos sejam titulares. Só ficam fora da Copa por lesão grave que os impeça de jogar.

Quase lá (5): Victor (G), André Santos (LE), Felipe Melo (V), Ramires (M) e Nilmar (A). Devem ir à Copa. Têm sido chamados e dado conta do recado (mesmo Victor, que não jogou, mas se destaca nos treinos). Só lesão ou decréscimo acentuado no nível de atuações os tira do Mundial da África do Sul.

Em teste (21): Gomes e Doni (G), Miranda, Alex, Naldo, Thiago Silva e André Dias (Z), Kleber, Filipe Luís e Marcelo (LE), Lucas, Sandro, Josué e Hernanes (V), Diego, Diego Souza, Cleiton Xavier e Alex (M), Vágner Love, Diego Tardelli, Pato e Adriano (A). São os que disputam o preenchimento das seis vagas que em tese ainda restam no grupo: uma de goleiro, uma de zagueiro, uma de lateral-esquerdo, duas de volante e uma de atacante. Os laterais-direitos e meias estão também na parada, caso alguém dos grupos de cima se lesione ou tenha outros problemas.

Quase fora (23): Hélton, Diego Alves, Renan e Fábio (G), Cicinho, Rafinha e Ilsinho (LD), Alex Silva (Z), Adriano e Juan (LE), Mineiro, Dudu Cearense, Fernando e Denílson (V), Ronaldinho, Anderson e Thiago Neves (M), Rafael Sobis, Afonso, Fred, Daniel Carvalho, Ricardo Oliveira e Ronaldo (A). Atletas já chamados ou, no caso de Ronaldo, renomados. Há tempos não são utilizados ou, quando convocados, não corresponderam. Dificilmente conseguirão vaga, pois estão atrás dos que disputam ferrenhamente as vagas restantes, incluídos na categoria imediatamente acima desta.

Em tempo:
- Muito se cogitava da possibilidade de Kléber defender o Palmeiras na provável Libertadores em 2010. Pois a polêmica da semana e as vaias de quinta no Mineirão foram as molas propulsoras do primeiro passo neste rumo: o atacante se diz infeliz em Belo Horizonte e já quer deixar o Cruzeiro. Fará falta.

- Goiás perde em Assunção, 2 a 0 para o Cerro Porteño. Serve para o Grêmio não temer, mas sim respeitar muito o time de Hélio dos Anjos, que sempre foi bom, mas nunca a oitava maravilha do mundo como muitos quiseram pintar esta semana após a goleada sobre o Corinthians.

Comentários

Saulo disse…
Muito bom esse Raio - X.
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Saulo!

Se alguém lembrar de outros nomes que não fazem parte da lista, por favor.
Como sempre, numa lista de seleção haverá discordância. Para iniciar a série - hehehe, tiro o Ramires da lista dos "Quase lá". Ele foi mto mal nos dois últimos jogos. Tem ido bem no Benfica, mas esses dois próximos jogos ele vai ter de jogar a vida para se garantir.
E acho que o Pato dançou. Adriano e Tardelli passaram ele na lista de preferências do Dunga, e com razão.

no mais assino e concordo com tudo!
Vicente Fonseca disse…
Samir, os teus questionamentos fazem total sentido. Apenas explicarei as discordâncias.

Ramires, pra mim, está quase lá porque foi um dos jogadores que fez bom trabalho na Copa das Confederações e foi chamado após ela para os jogos contra Argentina e Chile. Concordo que poderia ter jogado mais nos últimos jogos, mas seu desempenho no clube e na Copa das Confederações, a meu ver, deve ter lhe garantido lugar no grupo.

E concordo que o Pato está atrás do Tardelli e do Adriano, mas não o descarto por duas razões: é novo e promissor; e pode, do nada, fazer uma grande temporada no Milan e ter novas chances. Verdade que o Milan não tem ajudado, mas não o vejo completamente descartado.

E claro, lembrando que essa lista reflete o que imagino que Dunga está pensando. Não é necessariamente o que defendo. Obviamente, toda lista tem suas discordâncias, como tu falaste.

Abraço!
Lique disse…
eu acho que o felipe melo tá garantido. faz horas que ele é titular do time. só não foi chamado agora por que foi expulso.

o ramires também teve status de titular há pouco, no lugar do elano, mas ok.

vamos fazer um bolão da convocação pra copa! heh
Prestes disse…
Acho q Miranda e Josué estão quase lá.
Prestes disse…
O Adriano, se seguir em forma, também.

No mais, concordo com o raio-x.
Lourenço disse…
Bah, ótimo post. E eu concordo com quase todas tuas colocações. Só acho que Ronaldinho e Ronaldo estão numa categoria intermediária entre "quase fora" e "em teste", porque Dunga não precisa chamar eles para ver como eles estão, mas sim acompanhar o trabalho deles nos clubes, pois sabem o quanto os dois, se estiverem bem, podem render. Assim que derem sinais de competitividade em alto nível, Dunga chamará seja quando for.
Vicente Fonseca disse…
Os Ronaldos são um caso à parte mesmo. E mesmo com a barriga saliente, o do Corinthians me parece um pouco menos longe da Copa que o do Milan. Mas acho que nenhum irá.

Obrigado pelos elogios.
Anônimo disse…
faltou o zé roberto, também, que ontem resolveu que, agora que a copa tá perto, quer voltar pra seleção... Hheh. JURA que o dunga vai chamar. cara de pau do caralho. é mais fácil o dunga chamar o AMAURI do que chamar o zé roberto.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, eu vi essa do Zé Roberto. Não o coloquei porque ainda nem foi chamado pelo Dunga nunca. O único jogador que nunca foi convocado e pus na lista é o Ronaldo, por motivos óbvios.
Vicente Fonseca disse…
Tem uma palavra a mais ali na segunda frase. Suprimam uma delas. Hehe.
Prestes disse…
"Assim que derem sinais de competitividade em alto nível, Dunga chamará seja quando for."

Discordo, seria quebrar toda coerência do Dunga no tratamento para com os jogadores. O Dunga não vai botar ninguém de para-quedas. Por isso até o Gaúcho tem mais chances, já que foi até capitão com o Dunga algumas vezes.
Vicente Fonseca disse…
Tudo bem, Prestes. Só que o Dunga sempre dá chance a quem está recuperado. O Adriano também não era chamado desde a Copa de 2006, mas provou que está se recuperando no Flamengo e está tendo suas chances. Se o Ronaldo conseguir realmente jogar em alto nível por um bom tempo, o que é muito difícil, acho que pode receber uma chance sim, até por ser um fora-de-série.

E é por isso que acho que o Ronaldo tem mais chances que o Ronaldinho HOJE: porque está jogando melhor que o Ronaldinho HOJE.
Lourenço disse…
Tu tens razão, Prestes. Aliás, eu quase coloquei no fim a frase "mesmo que o Dunga tenha sinalizado que não há carteiraço ou algo do tipo". Mas é que aposto que ele faria essa exceção, conversando com o Ronaldo e Ronaldinho e vendo se estão a fim. Simplesmente barrar o Ronaldinho e o Ronaldo, se eles voltassem a jogar muito e quisessem ir à Copa seria uma irresponsabilidade, mais do que coerência. O próprio Dunga já chamou o Ronaldinho em alguns jogos e ele já não estava bem, creio que daria alguma chance se voltasse a comer a bola.
Little Potato disse…
Concordo bastante com a lista. Só lamento que o Fábio Aurélio sequer figure na lista dos "em teste". A lateral esquerda é uma incógnita. Não duvido que numa dessas o Daniel Alves não jogue ali.
E eu prefiro o Vágner "Butt" Love ao Robinho...
Por pura implicância mesmo.
Se ele continuar jogando bem no Palmeiras, há esperança.
Prefiro um que vá à Copa e não jogue, do que um que vá e acabe jogando... nada.
Little Potato disse…
Ah, sim. Eu sei que o Fábio Aurélio tá machucado. Mas ele e o Maxwell estão em grande fase no meu PES2009 essa temporada. Merecem uma chance.
Vicente Fonseca disse…
adshdhsdas

Grande Batata.

Não botei o Fábio Aurélio por nunca ter sido convocado. Nem pra teste tem sido chamado, ainda que, na minha opinião, mereça chance.
É, concordo com o Henrique, é mais fácil o Dunga chamar o Amauri do que o Zé roberto. O cara tá pedindo mais uma chance, mas vale lembrar que ele foi convocado para uma Copa América e pediu dispensa. Tipo, isso pro Dunga é pior do que um sequestro da Branca de Neve (bah, foi mal, ignorem essa tentativa de piada!).

E sobre os Ronaldos. Sobre o Gaúcho: Concordo com quem disse que ele não precisa de teste. Se o ele conseguir engatar uma boa sequência de jogos até a Copa, ele pode e deve aparecer na lista. Mas convenhamos, esperar alguma coisa dele agora é um sonho muito distante.
Sobre o Gordo: O Luis Fabiano tá num excelente momento. tem espaço pro Ronaldo no banco de reservas? (tá pessoal, não digo espaço físico, sem maldade, me refiro ao status do cara pra ele ficar na reserva, rola?)
Prestes disse…
Acho q colocar principalmente o Gordo no lugar do LF seria como dizimar todo o trabalho de coesão do grupo que o Dunga construiu.

Tirar um cara que deu sangue, que se firmou na raça e no talento e botar outro há meses da Copa, mataria a seleção brasileira, a confiança dos jogadores no Dunga, etc.
Vicente Fonseca disse…
Ronaldo deixar Luís Fabiano na reserva = ZERO PORCENTO de chances. Isso seria incoerência completa, Dunga jamais faria isso. O único jeito é o Gordo na reserva - e, como Samir da Sé disse, talvez não haja "espaço" (mas Dunga ganhou moral, não duvidem que tente bancar isso). Por isso não creio que Dunga o chame.
Globo liberou a lista dos clubes que mais vendem payperview. Como sempre dupla GreNal atrás somente dos 3 grandes de SP e do Flamengo. Isso é essencial pra divisão da cota de TV. E tb pra dupla Grenal se dar conta que tem mais força do que imagina, e exigir mais recursos. Lembro que há um tempo, os dois times gaúchos estavam atrás do Santos na divisão da cota de Tv.

segue o link:
http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-flamengo-campeao-pay-per-view-25092009-48.html