Falta concentração

Conversando com o monstro Benitez sobre o Campeonato Brasileiro de 79, ele me alertou que uma das mudanças da equipe desorganizada do primeiro semestre daquele ano para a equipe focada do segundo foi a disciplina. De fato, não fazer faltas bobas, pênaltis desnecessários e expulsões é sintomático de uma equipe que está concentrada, que quer muito vencer.

O Internacional vem demonstrando em diversas partidas sintomas contrários, de falta de concentração. Em comparação com os dois adversários que agora estão a sua frente na tabela, os colorados tiveram mais expulsões:

Internacional – 9 expulsões

São Paulo – 6 expulsões

Palmeiras – 5 expulsões (com um jogo a menos)

As expulsões do Internacional, é verdade, não tem prejudicado tanto a equipe à primeira vista. Geralmente, têm acontecido em ocasiões onde o Inter já construiu a vitória e aí só geram um maior apuro para segurar o resultado.

Foi assim nas duas partidas com o Avaí, com as expulsões de Maicon no jogo do Beira-Rio, e de Índio e Bolívar na Ressacada; na partida contra o Fluminense, com as expulsões de Magrão e Glaydson, ou na expulsão de Taison, contra o Santo André.

Ocorreram ainda expulsões em dois bons empates colorados fora de casa, mas foram causadas por confusões em que jogadores de ambos os times foram mandados pra rua (Kleber Pereira e Sorondo, na Vila Belmiro; Kleber e Lauro, no Mineirão). A outra expulsão foi do lateral-direito Daniel, também contra o Santos na Vila, mas já no finzinho da partida.

Entretanto, pode haver um prejuízo mais subliminar nas expulsões que não conseguimos avaliar: a dificuldade em repetir a equipe.

Os prejuízos causados pelos pênaltis cometidos se mostram muito mais evidentes. Muitas vezes os pênaltis não são decisivos, como aquele que Lauro defendeu contra o São Paulo, ou o que fechou a goleada do Flamengo no Maracanã.

Porém, são sempre sintomáticos. Tanto que nas partidas em que obteve bom resultado só um único pênalti foi cometido e que, por sinal, foi completamente inventado pelo árbitro, contra o Avaí, no Beira-Rio. Confira as partidas em que o Internacional cometeu pênalti:

Inter 2 x 1 Avaí

Flamengo 4 x 0 Inter

Atlético-PR 3 x 2 Inter

Inter 2 x 2 São Paulo

Palmeiras 2 x 1 Inter

Inter 2 x 3 Cruzeiro

Vitória 2 x 0 Inter

Comentários

Vicente Fonseca disse…
São muitas expulsões mesmo. Lembra o Grêmio do começo de campeonato que, coincidência ou não, estava muito mais focado na Libertadores que no Brasileiro - o que vai ao encontro da tua tese.
natusch disse…
Como diria o Chapolin Colorado (sem trocadilhos, por favor), era justamente o que eu ia dizer...
Lourenço disse…
Só para buscar o que eu discordo, como normalmente faço:
A expulsão do Índio contra o Avaí não foi em momento que a partida estava decidida, pelo contrário. O Inter saiu-se bem, é verdade, mas porque se superou e fez um jogo, para usar uma palavra forte, heróico.
Lourenço disse…
Mudando de assunto: não tá na hora de criar a expressão "tem coisas que só acontecem com o Juventude"? Ontem foi brincadeira.
Vicente Fonseca disse…
Verdade. Vi jogo e fiquei desconsolado...

Foram quatro gols em seis minutos, mais ou menos.
Prestes disse…
Bah, mas então o Batata ganhou o palpitazzo!!!

uhshuhuduhdssahuduhas
Vicente Fonseca disse…
hhdsas

Não, não. Tava 1 a 0 Bragantino, o Juventude virou e levou a virada. O Batata, rancoroso, marcou 4 a 0.