Calculadora gaudéria

O Campeonato Brasileiro chegou neste final de semana a dois terços de competição: 25 de 38 rodadas. Falta ainda o jogo de amanhã, entre Cruzeiro x Palmeiras. Segundo os prognósticos do Chance de Gol, único site que calcula as chances de atingir os objetivos por pontuação, os números são os seguintes:

69 pontos já dão 58% de chance de título;
62 pontos dão 52% de chance de ir à Libertadores;
48 pontos indicam 59% de possibilidades de disputar a Copa Sul-Americana;
41 pontos dão 52% de chances de escapar da Série B.

Notemos como o número entre o primeiro e o quarto colocado está próximo: apenas sete pontos de distância. Mesma diferença entre o 13º e o 16º lugares. Quem fizer entre 48 e 61 pontos estará na zona entre o G-4 e o limbo da competição.

Sendo assim, os cálculos de Grêmio e Internacional são os seguintes.

Título: em princípio, parece distante de ambos, que teriam de melhorar o desempenho. O Inter, desde a perda da Copa do Brasil, fez 47% de aproveitamento apenas. O Grêmio precisaria dos 18 pontos em casa (receberá dois adversários diretos, Palmeiras e São Paulo) e mais 12 pontos em 21 fora (57%), quatro vezes mais aproveitamento do que tem hoje.

Internacional - 26/39 - 66,7%
Grêmio - 30/39 - 76,9%

Libertadores: bem mais palpável. Mantendo os 47% que tem após a derrota na final para o Corinthians, o colorado alcançaria 61 pontos. Melhorando só um pouco, fica com a vaga. Corre um pequeno risco, se não subir de produção. O tricolor, após a eliminação na Libertadores, tem os exatos 59% que precisa para chegar na América outra vez. Mantendo seu desempenho de lá para cá, atinge o objetivo. Isso significa mais 23 pontos, que seriam 18 pontos em casa e 4 fora, ou 14 em casa (empatar com São Paulo e Palmeiras) e mais nove fora (três vitórias em sete jogos).

Internacional - 19/39 - 48,7%
Grêmio - 23/39 - 59,0%

Sul-Americana e rebaixamento: chances tão remotas que nem vale a pena quebrarmos a cabeça com contas.

Tabela colorada: Flamengo (c), Coritiba (f), Náutico (c), Atlético-PR (c), Fluminense (f), Grêmio (c), São Paulo (f), Botafogo (c), Barueri (f), Santos (c), Atlético-MG (f), Sport (f) e Santo André (c).

Tabela tricolor: Goiás (f), Sport (c), Atlético-PR (f), Corinthians (f), Coritiba (c), Internacional (f), Avaí (c), Santo André (f), São Paulo (c), Cruzeiro (f), Palmeiras (c), Barueri (c) e Flamengo (f).

Hoje, a tabela do Inter parece melhor. Entretanto, é difícil prever em que situação estarão os times nas rodadas finais. O jogo do Grêmio na 35ª pode ser contra um Cruzeiro já desinteressado, por exemplo. Já o Sport na Ilha do Retiro, na penúltima, poderá ser uma pedreira e tanto para os colorados. Mais interessante é olhar onde serão os duelos diretos da ponta de cima. O Internacional terá três: um em casa (Grêmio) e dois fora (São Paulo e Atlético-MG). O Grêmio terá pelo menos quatro: dois em casa (Palmeiras e São Paulo) e dois fora (Goiás e Internacional). Mas os inimigos podem mudar também.

Vale pensar para efeito de cálculo, mas tudo mudo a cada rodada, a cada Pablo Escobar que transforma a barbada em zebra. A única certeza é que estamos vivenciando, mais uma vez, o melhor e mais disputado campeonato do planeta. E tem gente que ainda reclama.

Sugestão para os colorados: este blog contará a história dos 30 anos do título nacional invicto do Internacional. Trabalho de Felipe Prestes, que promete. Previsão de publicação de uma revista no fim do ano, com entrevistas e histórias daquela conquista.

Em tempo:
- Melhor juiz.

Comentários

Prestes disse…
Opa! Brigadão pela citação!


Vejam que depois do Flamengo vem quatro que brigam para não cair, aliás um já caiu.

O Inter precisa fazer 13 ou 12 pontos nos próximos 15. Só é aceitável empatar com o Coritiba fora. Há possibilidade de uma baita crescimento no aproveitamento. Ok, poderia ser aceitável empatar com o Fla, mas isso vai gerar tanta pressão q se ocorrer vai dar muito problema.
Prestes disse…
Já o Grêmio tem tudo pra fazer os próximos nove pontos em casa sem grandes dificuldades.

Como o time vai se comportar contra Corinthians e Goiás só deus sabe.
Vicente Fonseca disse…
É a hora do Inter fazer pontos mesmo, ou até assumir a liderança. Palmeiras pegará nestas cinco rodadas Atlético-PR (c), Santos (f), Avaí (c), Náutico (f) e Flamengo (c). São Paulo enfrenta Corinthians (c), Náutico (f), Coritiba (c), Flamengo (f) e Atlético-MG (c).
Vicente Fonseca disse…
O Grêmio deveria fazer 14 pontos em casa, se considerarmos empates contra Palmeiras e São Paulo. Precisaria de mais nove fora para pegar Libertadores, pelos cálculos.
Lourenço disse…
Prestes tem toda a razão. Acho que uma conta assim mais assusta do que incentiva, mas o Inter pode e deve fazer pelo menos 12 pontos nos próximos 5 jogos.

Já para o Grêmio, o aproveitamento do returno, em que é líder, permite sonhar com a Libertadores (ainda que dependa do acaso para chegar lá), mas longe do título.
Prestes disse…
É o momento de assumir a liderança antes do Grenal e jogar como uma final contra o Grêmio.

Já o Grêmio vencendo essas três barbadas em casa, pode empatar com o Goiás e Timão fora que é bom resultado acho eu.
Prestes disse…
Se bem que, aquele final de campeonato, com Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro, faz pensar que o Grêmio tem q somar pontos loucamente agora.
Vicente Fonseca disse…
É, os piores jogos para o Grêmio são os finais, não agora.

Negócio é ganhar o que for possível em casa e mais umas duas fora. Mantendo os 85% de aproveitamento, faz 15 pontos e aí precisaria de 8 longe do Olímpico.
Prestes disse…
Pois é, eu tava pensando em termos de título e vejo q tá muito improvável pro Grêmio.
Vicente Fonseca disse…
O Grêmio só ganha o título se ganhar 10 de 13, pelo menos. Ou então a pontuação baixe ainda mais, dando uma arrancada forte e os adversários tropeçando. É muito complicado.

Libertadores dá, desde que vá bem nos jogos contra adversários diretos e fizer o dever da casa contra os fracos. Empates com Corinthians e Goiás seriam bem-vindos sim.
Lourenço disse…
Difícil fazer previsões, mas a tendência é que seja menos do que em 2008. Olhando o histórico de desempenho do ClicRBS, na rodada 25 de 2008, o Botafogo era o 4º com 42, mas São Paulo tinha 42, Vitória e Flamengo 40. Este ano, o 5º colocado tem 39.

A situação se assemelha mais com 2007, ano em que o 4º colocado fez 61 pontos.
Vicente Fonseca disse…
Em 2007 o São Paulo monopolizou os pontos, mas o América-RN foi ridículo e compensou. Em 2008, os cinco primeiros dispararam do resto, e por isso a pontuação ficou tão alta para entrar no G-4. A situação de 2009 é mais parecido com a do ano retrasado, mesmo, onde a briga estava muito parelha - com a diferença que, este ano, não há um líder disparado.
Lourenço disse…
Sai a escalação do Inter B de amanhã:
Muriel, João Guilherme, Pessanha e Titi; Camozzato, Derlei, André Moritz, Diogo (o gêmeo) e Chiquinho; Martin Carvalho, (escolher um nigeriano) e Porcellis. Léo Gamalho opção para o segundo tempo.
Vicente Fonseca disse…
hsdhjsjhssasadsadsad

E os garotos Walter e Thalles Cunha???
Vicente Fonseca disse…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL1313627-9869,00.html

Muita invenção pro meu gosto. Mas tô curioso pra ver.
Lourenço disse…
Para quem seca o Tite, uma boa curiosidade: o jogo de despedida do Abel também foi marcado por uma improvisação na ala-direita.
Vicente Fonseca disse…
Naquele Inter x Sport do ano passado? Quem era? Não lembro.
Lourenço disse…
Adriano Cachaça.
Prestes disse…
Genial a escalação do Lourenço, ubhsausdhauhsdusdhahsua


Lourenço >>>>>> Lisca
Samir disse…
Pela pontuação, Inter é candidataço ao título e o Grêmio tá na disputa. Agora, pelo retrospecto, tanto um como o outro precisam melhorar. O Grêmio até vem numa crescente, mas precisa confirmar que a vitória contra o Nautico fora de casa não foi algo isolado, vencendo o Goiás. Já o Inter precisa manter uma regularidade, e concordo com o Preste, a hora é agora. Encaminhando uma série de vitórias nos próximos jogos o colorado ganha mta força.