Azul no retrovisor

O Olímpico viveu uma tarde de confirmações. O Grêmio comprova sua inegável força jogando em casa ao aplicar a sétima goleada neste Brasileirão. Mostrou também que está focado, pois nunca menosprezou o Fluminense por pior que ele esteja - apenas baixou o ritmo às vezes, o que é normal e até salutar. Aliás, o time carioca também fez parte deste processo: confirmou sua péssima fase e, muito embora a súmula não diga, fez três gols contra e teve atuação absolutamente ridícula em Porto Alegre.

A novidade da tarde foi a colocação do tricolor gaúcho entre os postulantes a algo mais no campeonato. Os times da ponta de cima têm tropeçado, e isto favorece quem vem ganhando, caso do Grêmio. Para o Internacional, a diferença caiu de 10 para 4 pontos em apenas sete dias. Para a liderança são cinco pontos, possivelmente serão 3 da zona da Libertadores, se o Goiás confirmar sua vitória sobre o Corinthians. Tudo isto é positivo, mas não vem do acaso.

Fábio Rochemback, por exemplo. Não vem brilhando como muitos talvez esperassem, mas sua colocação na segunda posição da meia-cancha deu mobilidade ao setor, foi um acréscimo fundamental ao time. O grande problema do Grêmio dentro de campo era a lentidão em sair da defesa para o ataque. Túlio é bom marcador, mas atrasa a saída. Rochemback não: movimenta-se mais, é rápido com a bola nos pés, faz lançamentos de trás da linha divisória. O Grêmio tem tido contra-ataque, tem surpreendido seus adversários em velocidade, como não fazia anteriormente. Isto é uma evolução importante, e ajuda a explicar, por exemplo, a vitória da semana passada, nos Aflitos.

A de hoje não tanto. O Grêmio teve nos ataques rápidos pela direita uma jogada importante, mas qualquer time que entrasse em campo venceria a partida. O Fluminense é uma caricatura daquilo que se apontava como um candidato ao título no começo do ano. Nada dá certo, a bola queima nos pés de todos. Quando o goleiro pega o pênalti, o juiz manda voltar; quando o time faz um gol, seu zagueiro faz um contra no minuto seguinte. O choro de Luiz Alberto e Cássio ao fim do jogo já é um decreto do rebaixamento, mesmo que ainda falte um terço de campeonato.

Sobre o jogo, eram 23 minutos e estava definido. Souza e Tcheco fizeram boa partida, Herrera contribuiu muito com sua movimentação. A defesa foi segura, tanto com os laterais como os zagueiros centrais. Jonas é que precisa se acalmar um pouco. Fez gol nos últimos cinco jogos, oito nas últimas sete partidas. Mas não tem de fazer gol sempre, não tem de bater pênalti se o batedor oficial está em campo. Menos mal que achou tempo de fazer mais um, e um golaço, diga-se.

A hora é de ter os pés no chão e evitar empolgações. O que mais anima é o fato de o time não perder há cinco jogos, nem ter perdido as últimas duas fora de casa. Domingo que vem há um duelo fundamental com o Goiás, concorrente direto ao que quer que se dispute até o final. E, muito embora se deva pensar uma coisa de cada vez (até porque o time ainda não entrou nem no G-4), a distância para a liderança é de apenas cinco pontos, pelo menos até o Palmeiras jogar de novo. Mantendo o bom nível de atuações que tem tido, continuando as evoluções que o time vem sofrendo, finalmente, o tricolor pode sim brigar por algo maior - e de fato, não apenas no discurso, o que é sem dúvida muito melhor.

Em tempo:
- Lindo domingo farroupilha, céu azul, temperatura primaveril e um bom público no Estádio Olímpico.

- Muitas vaias a Ruy, que disse gostar do tricolor: "o problema não é o Grêmio, é outro".

- Tcheco iguala-se a Zinho como o maior artilheiro do Grêmio na década: 42 gols pelo clube em jogos oficiais.

Campeonato Brasileiro 2009 - 25ª rodada
20/setembro/2009
GRÊMIO 5 x FLUMINENSE 1
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Público: 30.924
Renda: R$ 570.334,00
Gols: Souza 10, Tcheco (pênalti) 18 e Souza 22 do 1º; Kieza 12, Cássio (contra) 13 e Jonas 39 do 2º
Cartão amarelo: Herrera, Gum, Marquinho, Adeílson e Kieza
GRÊMIO: Victor (6,5), Thiego (6), Rafael Marques (6), Réver (6) e Bruno Collaço (6); Adílson (7) (Túlio, 35 do 2º - sem nota), Fábio Rochemback (6), Tcheco (7) (Renato Cajá, 41 do 2º - sem nota) e Souza (7,5) (Léo, 37 do 2º - sem nota); Jonas (7,5) e Herrera (6). Técnico: Paulo Autuori (7)
FLUMINENSE: Rafael (5), Ruy (4), Gum (4), Luiz Alberto (4,5) e Paulo César (3,5) (Cássio, intervalo - 3); Diogo (4,5), Urrutia (4,5), Equi González (4) (Marquinho, intervalo - 4) e Conca (5,5); Adeílson (3) (Fábio Neves, 21 do 2º - 4,5) e Kieza (5,5). Técnico: Cuca (3)

Foto: Souza e Herrera comemoram a goleada que aproxima o Grêmio do G-4 (Edu Andrade/Futura Press).

Comentários

Marcelo disse…
Mesmo com a proximidade, eu não vou me empolgar. Até porque a gente vai perder o próximo jogo.
natusch disse…
Foi um atropelamento, basicamente. O Fluminense, convenhamos, já é desde já candidataço ao título da Série B em 2010 - porque esse time de hoje em dia é um arremedo de equipe, e só mesmo na matemática e no milagre para se salvar da areia movediça. Grêmio não é um timaço, longe disso até - mas está aos poucos conseguindo algo importante, num momento decisivo: regularidade. Se nem os líderes conseguem enfileirar uma sequência, dá sim para querer o G4, se o time conseguir manter a série de jogos sem derrota.

Para mim os quatro melhores gremistas em campo foram os quatro jogadores de meio, o que diz muito sobre a atuação e sobre o momento positivo do clube na competição. Um elogio, de qualquer modo, ao Bruno Collaço, que não tem sido nada brilhante, mas hoje fez uma atuação bastante respeitável.
O que agradou e muito no time de hoje foi o toque de bola. Rápido, envolvente, inteligente. Muito diferente do que era no primeiro turno, quando o time levava eras para armar um contra-ataque, ou até mesmo um ataque.
Do jeito que está, há a possibilidade de sonharmos, sim.

Foda é que meu pensamento é igual ao do Marcelo. Apesar de estarmos muito perto, não podemos nos empolgar. No Serra Dourada, é quase certa a derrota.
Chico disse…
E a Máquina Tricolor patrolou mais um no Monumental!
Chico disse…
O GRÊMIO não bateu num bêbado, bateu em um defunto.
Chico disse…
Adílson dedicou a vitória ao luís avenida alberto.
Anônimo disse…
uma pergunta: tcheco já perdeu algum pênalti com a camisa do grêmio? eu não lembro de ter visto isso.
Marcelo disse…
Contra o Piaui em 2006, não?
Pela Copa do Brasil.
André Kruse disse…
Não entendi as vaias ao Ruy.
Vicente Fonseca disse…
Exato, Marcelo. Foi o glorioso goleiro João Paulo o único a evitar um pênalti do Tcheco nestes quase quatro anos no Grêmio.
Prestes disse…
Pela pontuação, dá pra sonhar com o título já.

Por futebol, o jogo contra o Goiás vai ser um teste forte pra gente saber se o Grêmio evoluiu ou era ruindade dos adversários.
luís felipe disse…
GUM na zaga.

A minha aposta em 5x1 foi bem direcionada.
augusto g. disse…
ganhar do náutico e desse fluminense foi apenas obrigação. o que aconteceu de diferente é que nas duas últimas rodadas a turma de cima vacilou.

agora temos uma seqüência importante: Goiás (F), Sport (C), Atl-PR (F), Corinthians (F) e Coritiba (C). Depois é Grenal.

estes jogos são fundamentais nas pretensões da temporada. 3 vitórias são obrigatórias (as duas em casa e atl-pr), enquanto de goiás e corinthians pode-se esperar no mínimo 1 ponto. agora é a hora do Grêmio, o cavalo vai passar encilhado.
Tchê, o Luis Felipe de fato colocou 5x1 no bolão. Eu que coloquei 4x0 achei que era o cara... PQP!

torci pro jonas errar o penalti. Antes ele aprender que nunca deve fazer isso contra o flu do que contra o goiás. Coisa de amador. Por sorte conseguiu fazer um gol, o que mudou o direcionamento das perguntas pra ele pós-jogo. mas que o infeliz aprenda!

e o jogo de domingo que vem é emblemático. ali que o grêmio vai dizer o que quer buscar nesse torneio.
Vicente Fonseca disse…
Foi perfeito então, Samir. Errou e o juiz mandou voltar...
Prestes disse…
Decreto oficial do Carta na Mesa:

O Vasco PASSOU o Fluminense.

Registre-se.
Vicente Fonseca disse…
O Guarani passou o Fluminense também.