Um gol, dois minutos, quatro posições

Em um chute improvável de Leandro Guerreiro, ao que parece desviado na zaga, a primeira vitória do Grêmio fora de casa foi por água abaixo. Nunca os três pontos estiveram tão perto numa visita, e por isso o gosto do empate no Engenhão é amargo. No entanto, o placar ficou bem ajustado ao que foi o jogo, e injusto para o Botafogo, já que o segundo gol gremista foi irregular.

Hoje, bastou Souza entrar no jogo para o Grêmio crescer e dominar a partida. Foi o que ocorreu na primeira meia hora do segundo tempo. Na etapa inicial, carente de criação, o tricolor só marcou em lance isolado e inusitado, no qual Perea serviu Jonas, que empatou após três toques dentro da pequena área. Antes disso, o domínio territorial era botafoguense, ainda que a má qualidade e o nervosismo do time carioca resultassem em muitos passes errados e pouca efetividade. Bruno Collaço era tão falho na marcação que Autuori resolveu colocar Lúcio ainda no primeiro tempo. O novo contratado começou errando muitos passes, mas foi uma saída às vezes interessante no segundo tempo - e corrigiu a avenida pela qual trafegava tranquilamente o lateral Alessandro.

A etapa complementar começou com o gol de Victor Simões, mais um que o Grêmio incrivelmente toma em contra-golpe fora de casa. Aí começou a jogar Souza. Chamou a responsabilidade, foi para cima da marcação. Com ele teve início a jogada do segundo empate, no lançamento para Mário Fernandes, que cruzou com a bola já depois da linha de fundo. Lance difícil, mas saiu. Jonas aproveitou o cruzamento com um belíssimo arremate de sem-pulo, deixando em 2 a 2 o placar e assumindo a vice-artilharia do Brasileiro, com 10 gols.

Perdido, o Botafogo começou a dar mais espaços em busca da vitória. A bola bateu na mão de Adílson dentro da área, lance interpretativo, ainda que tenha parecido mesmo pênalti. Isso enervou ainda mais o time da casa. Souza fez jogada pessoal, sofreu falta e a bateu cruzada, buscando um cabeceio que não veio, mas encontrou as redes. Era a vitória fora muito perto, finalmente.

Aí entra o Fator Autuori, que hoje mexeu mal. Tão logo sofreu o gol e retirou Jonas para o ingresso de Makelele, fechando demais o time e dando campo ao Botafogo. Fez o perdido time da casa crescer quando o jogo estava psicologicamente favorável ao tricolor. O Grêmio ficou acuado, ensaiou sofrer o empate duas vezes até o gol de Leandro Guerreiro, aos 43. Nos acréscimos, quase veio a tragédia da derrota após o triunfo estar quase conquistado.

O Grêmio perde, a dois minutos do fim, a chance de ficar a 3 pontos do G-4. O 5º lugar que estava por vir volta a ser o atual 9º, insuficiente e distante dos objetivos. Não foi uma boa atuação, mas para quem já não ganhou jogando bem, a vitória jogando mal não seria nada lamentável. Hoje o time teve Souza no segundo tempo, e esta foi a grande diferença - apesar dos dois gols de Jonas. Com ele, o Grêmio fez um bom segundo tempo e cresceu a ponto de virar o placar adverso. Aí está a chave para buscar este resultado que não vem desde maio. Claro que uma atuação defensiva como a de hoje, que sofre três gols de um time que mora na zona de rebaixamento, mina qualquer chance. Além da má intervenção de Autuori, que mexeu cedo demais no time, quando esteve dominava a partida com a formação que estava em campo.

Campeonato Brasileiro 2009 - 22ª rodada
30/agosto/2009
BOTAFOGO 3 x GRÊMIO 3
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Cintra (SP)
Público: 10.031
Renda: R$ 116.857,50
Gols: Reinaldo 19 e Jonas 23 do 1º; Victor Simões 1, Jonas 12, Souza 27 e Leandro Guerreiro 43 do 2º
Cartão amarelo: Lúcio Flávio, Alessandro, Souza e Mário Fernandes
BOTAFOGO: Castillo (5), Alessandro (5,5), Juninho (5), Wellington (4) e Thiaguinho (5); Leandro Guerreiro (6), Michael (4,5) e Lúcio Flávio (5,5); Reinaldo (6) (Renato, 25 do 2º - 5), André Lima (5) e Victor Simões (5,5) (Ricardinho, 27 do 2º - 6). Técnico: Estevam Soares (5,5)
GRÊMIO: Victor (6), Mário Fernandes (6), Rafael Marques (4,5), Réver (5) e Bruno Collaço (4) (Lúcio, 35 do 1º - 5); Túlio (5), Adílson (5,5), Tcheco (4,5) e Souza (6); Jonas (7) (Makelele, 30 do 2º - 5) e Perea (5) (Herrera, 16 do 2º - 4,5). Técnico: Paulo Autuori (4)

Foto: Alessandro marca Perea: jogo emocionante, mas com muitos erros técnicos (Agência Lance).

Comentários

Lourenço disse…
Resultado piada pronta. Botafogo, Grêmio fora, ninguém ganharia esse jogo mesmo.

A arbitragem errou, por isso não perdemos. Autuori errou, por isso não ganhamos.

E é isso, tirar Túlio, ir dando chances a um substituto para Tcheco, preparar o Grêmio para 2010. Não há por que temer essas mudanças agora. O pior que pode acontecer é perdemos tudo fora de casa.
luís felipe disse…
que lástima o primeiro gol do Jonas.

se a bola não tivesse entrado, ele seria vinheta de todas as compilações "10 gols mais perdidos da história" neste século.
Saulo disse…
Mais uma vez, o Botafogo foi prejudicado pela arbitragem. No jogo contra o Grêmio, no Engenhão, o Botafogo empatou por 3x3 e a arbitragem errou de novo e prejudicou muito o Botafogo. Não marcou um pênalti claríssimo em que o jogador do Grêmio tirou a bola com a mão dentro da área e num gol do Grêmio, o jogador cruzou com a bola saindo mais de um metro. É um absurdo o que estão fazendo com o Botafogo.
Lourenço disse…
Luís, não seria, não. Eles nunca colocam dois lances do mesmo jogador nesses Top 10.

Em tempo: Jonas ajudou muito hoje, mais uma vez.
Vicente Fonseca disse…
O Jonas não é nenhum inquestionável, mas não reconhecer sua contribuição ao time é pura implicância de parte da torcida. Já fez 20 gols na temporada, muito boa marca, 10 deles no Brasileiro (onde é vice-artilheiro). Saiu Maxi López do time e o Grêmio não deixou de fazer gols muito por causa dele. Nos últimos quatro jogos sem o cabeludo, Jonas fez cinco gols.

Vem fazendo boa temporada e acho, sinceramente, que 2 milhões de euros é muito pouco para um dos atacantes mais eficientes do campeonato até o momento.
Gustavo disse…
Caras, acho que o gol do Jonas poderia sim entrar na compilação. Porque foi mais feito do que aqueles da Libertadores. Era só empurrar pro gol, não dava para errar. Ele poderia ter nos provado o contrário.
vine disse…
Grêmio 2009 = Inter 2008

Impressionante como o Autuori fica com ovos de treinador gaúcho quando joga fora de casa...