Sai da Vila, Santos!

Não são raros os apelos para que o Santos volte a mandar seus jogos na cidade de São Paulo como fazia durante a década de 70 e boa parte dos anos 80. Isso por que a torcida da Baixada Santista comparece em baixo número mesmo em jogos de Libertadores e ainda por cima é das mais corneteiras do País. Pois eu agora faço coro a estes apelos e lhes explicarei o porquê.

Em 12 jogos contra o Santos na Vila Belmiro, o Internacional jamais venceu. Foram 10 derrotas e dois empates. Para piorar as coisas, pelo Brasileirão foram nove jogos com nove vitórias santistas.

Os dois empates obtidos pelo Inter, porém, foram recentes. Um deles foi um 3 a 3 pela Copa do Brasil de 2002. O Colorado venceu o jogo da volta e se classificou. Outro foi um empate em 1 a 1, válido pela Sul-Americana de 2003. A fase brasileira previa triangulares, dentre os quais se enfrentaram Inter, Santos e Flamengo.

Depois do duelo entre paulistas e gaúchos, foi a vez do Inter receber o Flamengo e ganhar por 3 a 1. O Flamengo já eliminado permitiu que o Santos o goleasse por 3 a 0 no Maracanã. Ficou explícito que este regulamento era esdrúxulo e em 2004 ele foi abolido.

Mas vamos ao assunto principal do post. Provar que o Santos deve jogar fora da Vila. Em sete jogos que o Santos mandou contra o Inter em outro estádio pelo Campeonato Brasileiro foram quatro vitórias coloradas contra três santistas. Vamos a eles:

1971: Santos 0x1 Inter (Pacaembu)

1974: Santos 2x1 Inter (Morumbi)

1976: Santos 1x3 Inter (Morumbi)

1980: Santos 1x0 Inter (Morumbi)

1996: Santos 1x2 Inter (Vila Euclides, São Bernardo do Campo)

1997: Santos 4x0 Inter (Morumbi)

2005: Santos 0x4 Inter (Anacleto Campanella)


Relato aqui o que me vem a memória sobre as três partidas em que já era nascido. Em 96, o Internacional ganhou de virada, capitaneado por Paulo Isidoro e Leandro Machado, iniciando aquela grande reação sob o comando técnico de Figueroa, que culminou com a fiasquenta derrota para o Bragantino.

Em 97, Inter e Santos virou clássico. Foram cinco ótimas partidas. Pela Copa do Brasil, vitórias de dois a zero para os mandantes com o Internacional vencendo nos pênaltis gerando catarse coletiva. Depois, um jogo pela primeira fase do Brasileiro no Beira-Rio, vitória colorada por dois a zero também.

Aí as duas equipes ainda se enfrentariam na fase de quartas-de-final que previa dois grupos de quatro equipes. O Santos jogou no Morumbi devido ao caráter decisivo da partida. Após a goleada por quatro a zero eu, com doze anos, chorei. O Inter devolveria a goleada no Beira-Rio. Quatro a um, com show de Fabiano Cachaça, mas as duas equipes seriam eliminadas.


Em 2005, o Santos se abalou demais com a repetição das partidas do Caso Edilson. Perdeu mando de campo justamente pela confusão que protagonizou na partida repetida contra o Corinthians. Depois disso, ainda levou 7 a 1 do mesmo Corinthians, antes de ser goleado pelos colorados.

Comentários

Lourenço disse…
Bah, o Prestes pegou o espírito do Carta rápido. Muito bom o apanhado.
Vicente Fonseca disse…
Grande Prestes, bela retrospectiva.

Minha primeira lembrança de Santos x Inter na Vila foi o "Jogo do Cai-cai", de 1992, quando o Wright expulsou três colorados no primeiro tempo e o Santos meteu 4 a 0 até o Inter ficar "com seis" em campo. Baita roubalheira.

Esse 4 a 0 de 1997 eu também lembro, chocolate santista comandado por Müller. No jogo seguinte, Fabiano fez um golaço impossível nos 4 a 1 aplicados pelo Inter no Beira-Rio. Mas quem passou foi o Palmeiras do Felipão.
Lourenço disse…
Impressionante como o Santos, desde 2004, só conseguiu ter resultados positivos (e ainda assim, só ganhou paulistão) com o Luxemburgo.

Gastou todo o dinheiro da geração Robinho e não plantou sementes. O dinheiro está acabando, aos poucos. Eu fiz uma previsão, em 2007 ou 2008, que o Santos em 5 anos voltaria ao patamar de antes da geração Robinho. Ainda não vou cantar vitória. Veremos.
Prestes disse…
Valeu, gurizada. Mas eu já era tarimbada em LER o Carta, huasdasdhuahusdhu

Só um adendo: meu pai me lembrou que essa primeira vitória em 71 foi a lendária estreia do Figueroa em que ele anulou o Pelé e o Bráulio fez um golaço que ajudou a decidir a eleição presidencial do clube.
Pedro Heberle disse…
Bah, grandes lembranças...

Essa Sulamericana em 2003 foi foda. Granja perdeu um gol na cara, Flávio perdeu um pênalti... e o Flamengo depois entregou vergonhosamente pro Santos.
a fiasquenta derrota para o Bragantino.

Vêm-me neste momento a imagem de Esquerdinha beijando a chuteira na frente da câmera...

Quando eu TIVERR tempo e paciência, procurarei esse gol de novo pra assistir (tá, só pra usar a VdP).
natusch disse…
Fiz três sanduíches como janta aqui, e um sobrou. Alguém quer COMELU?

xD
Pedro Heberle disse…
Domingo é decisão. Todo os colorados no Beira-Rio. Eu VOSSOPra apoiar.


Sim, Vossop.