Para espantar a crise

O fato de Flamengo e Fluminense fazerem hoje um clássico com seus titulares dá bem a dimensão da dramaticidade do momento vivido pelo futebol carioca. Ambos estão muito mal no Brasileirão, pior o tricolor, mas os dois ladeira abaixo. Quando Andrade e Renato, companheiros campeões brasileiros de 1987, encaram o clássico com os titulares, após o da ida ter sido com reservas, sinalizam muito mais que um simples "estamos dando valor à Sul-Americana". Dizem, no fundo, que não é possível perder de novo, ainda mais para o grande rival.

Em meio a tudo isto, temos o Botafogo também enfraquecido e lutando contra a degola. As chances de que ao menos um dos três cariocas na elite caia para a Série B são de 97%. E de que dois deles sofram o rebaixamento, 46%, o que não é pouco. Tristão Garcia entrou com sua calculadora mágica apontando que o Flu tem 90% de chances de ser rebaixado, contra 43% do Botafogo e 17% do Flamengo. É claro que matemática é matemática e futebol é futebol, mas não se pode desprezar a grandeza destes números.

O Vasco, por incrível que pareça, é o melhor carioca até aqui no ano: chegou às semifinais da Copa do Brasil, coisa que nenhum outro rival conseguiu, e é o único que parece razoavelmente seguro na Série A em 2010 - mesmo estando na penúria da Segunda Divisão. Ontem, bateu o Brasiliense por 1 a 0 na capital federal, mas mais parecia São Januário, tão repleto de orgulhosos vascaínos estava o estádio.

Série B
O Juventude (16º, 23) obteve um excelente resultado ontem à noite: empatou com o Ceará (4º, 34), que mora no G-4, em Fortaleza. O 1 a 1 fez o Papo sair da zona de rebaixamento, finalmente. Nos últimos dois jogos, ambos contra times que estariam subindo, foram 4 pontos ganhos. Nada mau.

O Vasco disparou nos 42, seguido de perto pelo Atlético-GO (2º, 39), que meteu 4 a 1 no América-RN (15º, 23) ainda no primeiro tempo. São os mais fortes candidatos a subir. O Guarani (3º, 37) também venceu, 2 a 1 no Fortaleza (18º, 22), e é bom que todos em cima vençam, já que a arrancada fulminante do São Caetano (5º, 33) prossegue. O Azulão saiu da penúltima posição para beliscar a subida em semanas. Vai lutar até o fim pela Série A.

A Portuguesa (9º, 28), por sua vez, perdeu outra e viu seu vestiário invadido por quatro homens armados, que intimidaram jogadores como o atacante Edno. Episódio tão absurdo que lembra filmes de faroeste.

Sul-Americana
A LDU empatou em 1 a 1 com o Libertad e pegará provavelmente o Lanús, que venceu o River Plate na ida em Nuñez. O Vitória eliminou o Coritiba nos pênaltis, após levar os mesmos 2 a 0 que aplicara no Barradão. O adversário dos baianos deve ser o River uruguaio, que bateu o Blooming na Bolívia, no jogo continental mais acidentado do ano. O vencedor do Fla-Flu pega Alianza ou Anzoátegui nas oitavas, uma boa chance de seguir vivo no torneio.

Comentários

Saulo disse…
O Fla x Flu vai estar cheio de reservas de novo e quem não tem nada a perder com isso é o Fluminense.

Acho até que o Fluminense deveria usar os seus titulares porque já está mal mesmo no brasileirão.

Se o Flu fosse desclassificado com os titulares não ia perder em nada.
Vicente Fonseca disse…
Olha Saulo, o que diz no Globo Esporte é que os titulares irão a campo. Mas não me surpreenderei se isso estiver errado, depois de darem como certa a transferência do Emerson para o exterior e a notícia ser desmentida.
Lourenço disse…
Não estou atualizado mas, após o primeiro Fla-Flu, os técnicos foram categóricos: Andrade confirmou time titular e Renato disse que iria com reservar.
Lourenço disse…
E que horror esse problema na Portuguesa, hein?
Time prestes a desmoronar de vez na tabela.
Samir ou SEH disse…
O São Caetano teve sua sequência de bons ersultados na série B sob o comando do novo treinador, Antonio Carlos. Não sei como o time vem jogando, mas os resultados aprovam o início da carreira dele.
Queria ter uma maior proximidade com o Vasco para ver se eles estão aprendendo a fazer futebol na série B (assim como Grêmio e Corinthians). Se sim, tv seja uma boa para os demais cariocas darem um pulinho na série B (mas tem de deixar claro pro fluminense que é só um pulinho, não é para se jogar do precipício como em 1996,7,8 e 9..), pq do jeito que está, nenhum time carioca terá uma conquista de relevância nos próximos 50 anos.
Prestes disse…
Muito lamentável a situação da Lusa.

Tava vendo a repercussão agora. Foi um conselheiro do clube com dois seguranças que fez essa merda.

Renê Simões já saiu, e o ídolo máximo de Pedro Heberle, Edno, já disse que não quer mais ficar.

Eaí eu pergunto o seguinte: quem vai querer assumir agora o comando da Lusa?? Quem vai querer jogar lá??
Vicente Fonseca disse…
É o que eu estava pensando, Prestes. Quem vai aceitar jogar na Portuguesa agora, quem vai treinar o time?
Lourenço disse…
Que tapa de luva da Lusa em vocês incrédulos. Ele, WAGNER BENAZZI, está de volta. Libertadores 2011 é a nossa obsessão.
Vicente Fonseca disse…
Melhor contratação. Benazzi é tão bagual que chegará de ESPINGARDA no vestiário para não sofrer ameaças. Rumo a Tokyo!
Prestes disse…
Era só um exercício retórico, huuhdauhasd

Falando sério, óbvio que alguém treinaria, mas só alguém que precisa.

Um cara do nível do Renê Simões, p. ex., não de melhor, mas no sentido de que treina frequentemente clubes de primeira divisão, não aceita um cargo nessas condições.
Vicente Fonseca disse…
Mas fora de brincadeira, o Benazzi é um técnico com certa história na Portuguesa, motivador e bom em subir equipes. É o Poletto Paulista. Achei boa contratação.