Muito dinheiro, poucas esperanças

Pelo mérito financeiro, o Internacional está próximo de realizar uma venda como nunca antes um clube brasileiro conseguiu. Não se trata de negar as qualidades de Sandro, que é hoje muito bom jogador e ainda pode evoluir. Mas é só comparar: se o primeiro volante colorado sair por 16 milhões de euros, convém lembrar que Nilmar, atacante da seleção, saiu por 15. Isso sem contar vendas de jogadores do rival na mesma posição: Lucas e Rafael Carioca, ambos jogadores que tiveram trajetória maior e tecnicamente superior à de Sandro no profissional, saíram, respectivamente, por 9 e 5 milhões. Claro, o Grêmio não sabe vender como o Inter. Mas notem que, mesmo somados, não chegam aos 16 que o Tottenham estaria disposto a pagar.

Com o dinheiro de Sandro e Nilmar, o Inter será capaz de trazer muita gente de alto nível por um bom tempo para jogar no Beira-Rio, completar a cobertura do estádio, investir na base, entre outros gastos de melhoria do clube e do time. Nunca se pagou tanto por um volante no Brasil, seguramente. E Sandro, muito embora tenha imenso potencial, não é um fenômeno como este dinheiro faz transparecer. É inquestionável que a venda é boa para os cofres do clube, e talvez seja mesmo obrigatória, afinal parece já ser a vontade do jogador.

Mas como fica o time do Internacional, que luta para ser campeão brasileiro? O setor defensivo já tem sido problemático em vários jogos de junho para cá, com Sandro à frente da defesa muitas vezes. E sem ele? Guiñazu, Glaydson, Magrão e Maycon são as opções hoje. O que significa que jogará Magrão, que andou às turras com Tite e viveu mau momento técnico há semanas. E obrigaria a Guiñazu exercer a primeira função do meio, lugar onde habitualmente seu futebol dinâmico descresce consideravelmente.

Com Sandro e Nilmar o Internacional já dava sinais de vacilo, mas ainda tinha qualidade sobrando para buscar o que perdia. Sem Nilmar, já via o título como algo bem mais longe. Agora, também sem Sandro (que até já viveu melhores momentos este ano, é verdade), ficará algo improvável, que só uma mobilização muito forte será capaz de reverter. Quem sabe Fabiano Eller comandando a zaga seja o início disso.

3 anos!
Hoje o Carta na Manga sopra as velinhas de seu terceiro aniversário. 2 mil posts e 13 mil comentários depois, só tenho a agradecer a todos que por aqui passam frequentemente e ajudam a tornar este espaço um local para conversa aprofundada, bem humorada e civilizada sobre futebol. Parabéns a todos nós!

Comentários

Prestes disse…
Vida longa ao Carta!
Saulo disse…
Primeiramente, parabéns para o Carta na Manga.

Sobre o Inter. Perdeu o Nilmar que já faz uma falta enorme e agora o Sandro, mas o Inter tem um bom elenco e isso que é importante.
Vicente Fonseca disse…
Abraços, gurizada! :)
André Kruse disse…
Parabéns ao Carta.

Não consigo entender essa proposta pelo Sandro.

Complicado dizer isto, mas me cheira a lavagem de dinheiro ( se concretizada) ou notícia plantada)
Lourenço disse…
Parabéns ao Carta, leitura obrigatória. Impressionante como algumas coisas aparecem de repente e já fazem parte da rotina automática das pessoas mais próximas.

Quanto ao Sandro, concordo totalmente com o post, e isso é raro.
Vicente Fonseca disse…
Haha. Comentário 100% lourenciano.

Valeu, pessoal, e obrigado por virem sempre aqui.
Ponso disse…
2 mil posts? Caracoles. Parabéns professor.
Vicente Fonseca disse…
2.200, Ponso. Abraço!
Antes de mais nada, Parabéns ao Carta.

Sobre o Sandro, Pífero já disse que não vende o jogador, mas não aco que possa segurar um guri de 19 anos que recebe uma proposta dessa. É mto dinheiro para o Inter e para o jogador. Um volante, mesmo de seleção brasileira e no seu auge, não sei se receberia uma proposta dessas.
Gustavo disse…
Parabéns ao Carta!

Bah, é difícil acreditar nesse lance do Sandro. Será que algum clube seria tão mau comprador assim?
natusch disse…
Vida longa e próspera ao Carta!

E esses ingleses devem estar loucos.
Pedro Heberle disse…
Sandro será titular da seleção.

Quem viver, verá.
luís felipe disse…
parabéns, Vicente.

AK: notícia plantada sim, mas quase toda especulação sobre transferência é. O jornalista não tem muita opção senão acreditar no que dizem os empresários e dirigentes. A menos que sei lá, ele instale câmeras escondidas, grampos e gravadores ocultos na lapela dos negociantes.

Essa notícia tem como fonte o Grupo Sonda, que é uma ótima fonte para os jornalistas que publicaram essa matéria. Os Sonda divulgaram a informação antes da proposta chegar, para fazer pressão sobre a diretoria. A proposta ainda não chegou num valor aceitável, para o Inter. Não passou de 6 milhões (agora não lembro se euros ou reais) por 50% do passe.

Isso porque os ingleses, apesar de ter muito dinheiro, são muito conservadores em relação a jogadores brasileiros. Os problemas de licença de trabalho e os problemas de adaptação dos jogadores fazem com que sempre fiquem com um pé atrás nesses negócios. Só lembrar o caso Douglas Costa. O empresário dele, residente na Itália, vende o peixe do jogador para todo mundo. Alex Ferguson aceitou conversar. Fez a seguinte proposta: um teste de três ou quatro semanas para ver se ele pode jogar no Man Utd. O Grêmio, é claro, nem cogitou a hipótese.

O próprio Tottenham se deu muito mal recentemente com o Gilberto, que já tinha uma longa vivência na Europa. Acho improvável que chegue aos 16 milhões de euros falados para apostar num piá de 20 anos.

Isso, porém, chama atenção do restante do mercado europeu - outro objetivo dos Sonda, que detém 20% do passe dele. Eu acredito que Sandro não sai antes do final do ano, mas as propostas devem chegar até lá. Ainda mais se for para a Seleção.
Prestes disse…
Foram seis milhões de dólares.
Vicente Fonseca disse…
É, sendo os 6 milhões que dizem agora - algo muito mais perto da realidade, aliás - o Inter fez bem em mantê-lo. Apesar do beicinho nítido.
Lourenço disse…
6 milhões por metade do passe continua sendo uma proposta tentadora, mesmo considerando o que o Pedro colocou. Seria o maior valor já pago por um primeiro volante no Brasil.