Inter segue queimando laterais

O jogo contra o Corinthians escancarou uma das principais deficiências do Internacional sob o comando do Tite. Como já apontado por Eduardo Cecconi, o Colorado é incapaz de propor alternativas táticas. Quem mais sofre são os dois laterais reservas.

Danilo Silva e Marcelo Cordeiro são bastante inferiores na marcação que Bolívar e Kleber. Tite precisa implantar o 3-5-2 quando joga com estes dois. Fez isso no primeiro tempo da partida contra o Fluminense e foi um passeio colorado. No segundo tempo, voltou ao 4-4-2 e quem passeou foi o nanico lateral-esquerdo João Paulo em cima de Danilo.

O mesmo Danilo comprometeu o título da Copa do Brasil no Pacaembu. Já Marcelo Cordeiro prejudica a defesa em todas as partidas em que joga no 4-4-2. Foi assim na semi-final contra o Coritiba e no primeiro jogo da final da Copa. Isso também foi flagrante na quarta-feira, quando, não contente em entregar a bola à equipe do Corinthians, ainda deixou que os paulistas fizessem o gol da vitória às suas costas.

Após esta jogada, vaias intensas eram ouvidas no Beira-Rio cada vez que ele pegava na bola. Assim o Inter vai queimando uma ótima contratação. Marcelo é um lateral com vocação bastante ofensiva. Ano passado fez 17 gols pelo Vitória. Esse ano já fez uns golzinhos e sempre que pode vai pra dentro.

Danilo Silva mostrou na quarta-feira que tem imposição física para fazer as jogadas de ultrapassagem que Bolívar jamais conseguiu. É muito jovem e seu futebol ainda pode crescer. Contudo, eu mesmo já o contestei diversas vezes, devido ao esquema que faz aparecer toda a sua inexperiência na defesa.

Os dois precisam de proteção para jogar o que sabem.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Bah, 17 gols é muito para um lateral. Eu o achava bom jogador no Vitória também.

O Danilo Silva, por outro lado, fez seu primeiro jogo bom na quarta. Antes, mostrava deficiências tanto no apoio como na marcação. Para quem é zagueiro de origem...

Só tem uma coisa: acho que o Inter não pode se pautar pelos dois. Deveria se fossem jogadores acima da média, mas não pode alterar o esquema em função de Cordeiro e Danilo. No momento, deveria adaptar as laterais em função do time, e não o contrário. Mas concordo com a ideia geral do texto.
Prestes disse…
A questão é que o Inter não pode perder todos os jogos que jogar com o Cordeiro e com o Danilo.

E o Cordeiro jogando quase como ponta é um ótimo jogador.

Ele pode jogar também no meio campo pela esquerda em uma linha de quatro, mas jamais na linha da defesa. Foram inúmeras partidas já, nunca deu certo.
Vicente Fonseca disse…
Sim, sim, entendi o ponto. O incrível é que estamos entrando em setembro e o Inter ainda não resolveu seus problemas nas laterais. E não só o Inter, diga-se.
Prestes disse…
Parece que o time titular com o Bolivar mais fixo, o Giuliano abrindo pela direita, e o Kléber com mais liberdade vem se acertando.

No time reserva tu não tem em nenhum lado alguém que possa dar essa tranquilidade pro outro subir. Mesmo que tu colocasse um zagueiro na direita, o Cordeiro não teria condições de jogar no 4-4-2. Uma hora ele teria que fechar a lateral e ia fuder tudo.
Vicente Fonseca disse…
Interessante que no Vitória ele jogava no 4-4-2. Talvez houvesse algum esquema especial de cobertura para ele.
Prestes disse…
Pois é, e a defesa do Vitória só tomou mais gols que a do SP e do Grêmio.

Acho que vou pedir pro Adenor dar uma analisada nos jogos do Vitória do ano passado.
Lourenço disse…
Danilo Silva, em tese, deveria ter as mesmas características do bolívar, pois também e zagueiro, tem estatura, etc. Não acho que o 3-5-2 o ajude, mas vi ele jogar muito pouco para afirmar. Na ala, preferiria testar Giuliano, Arilton (!) ou qualquer outro.
Prestes disse…
O Danilo pensava q era zagueiro. Não é. Também não é que ele seja ala. Mas a inexperiência atual, deixa a defesa muito desguarnecida com ele na lateral.
Falando sobre o Inter, me chamou atenção ao descobrir que Gil ainda está aqui. Qto esse cara recebe pra fazer nada? E ainda etm contrato até o julho de 2010... deve receber o que, uns 150 mil??
E não acredito que o Inter, que tem ótimos jogadores nas categorias de base, não tenha um lateral. Vejam que absurdo, se discute quem é mais útil, Bolivar ou Danilo. Nenhum dos dois é lateral. O Bolivar só se tornou conhecido pq foi jogar de zagueiro, pq se continuasse na lateral hj estaria pelo interior do RS.
Resolvida a situação da lateral-direita no beira-rio:
http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2626228,Lateral-direito-bulgaro-chega-a-Porto-Alegre.html

Da Bulgária para o mundo.
Vicente Fonseca disse…
GIL.

Muito dinheiro jogado fora mesmo. Esses dias vi ele de COMENTARISTA especial no Sportv, acho que antes de Cruzeiro x Estudiantes. Achei que estivesse desempregado.
Prestes disse…
Dizem que o Gil ganha 90 mil. O Inter exagera nesse lance de Lei Pelé. Faz contratos longos com todo mundo e depois tem q sustentar um bando de vagabundo.
Saulo disse…
Se eu não me engano, o Inter vai enfrentar o Palmeiras na próxima rodada e vai ser muito interessante.
Vicente Fonseca disse…
Nunca tinha pensando nisso, Prestes. É o primeiro contraponto bem fundamentado que vejo contra esta política de contratos longos, que é, em geral, acertada.
É o risco que se impõe. Qdo a decisão é acertada e o jogador dá retorno, perfeito. Mas às vezes se erra na avaliação. Em algumas é claro e óbvio que o investimento é errado, outras nem tanto. Acho que é o caso do Gil. Era um bom jogador e valia a pena o investimento. Agora, me parece que foi um contrato de 4, 5 anos. Isso nunca. Pra jogador acima de 28 anos, no máximo 3 anos. Se no fim das contas fizer um contrato de 3 anos com um jogador desses e ele não der retorno, paciência.
Faraon disse…
Posso estar monstruosamente enganado, mas acho que um 3-5-2 arrumaria esse time do Inter, nesse momento.

Kléber e Cordeiro são bons apoiadores. Na direita, todo mundo reclama de todo mundo (coloca o GIL de ala, hshshs).

Além disso, de brinde arruma a zaga, outro lugar que tenho ouvido poucas e boas. Andaram fritando até o Dani Morais, já, dizendo que não é tudo aquilo, além de deixarem o Índio pra lá de mal-passado. 3 fica bem protegido.

Assim também já tira o Giuliano do time e acaba com a discussão sobre aonde diabos é a posição em que ele rende mais. Ou bota ele de ala direito.

Carvalho, tens meu celular. Sou gremista mais ficarei com o emprego. Abraço.
Prestes disse…
Temos como exemplo aquele caso do Roger Galisteu. O Grêmio fixou uma multa baixa e perdeu o jogador. Mas imagina se ele não joga nada, cai na badalação e tu pagando um salário astronômico por anos a fio??

Acho que o Grêmio acertou.

Mas é complicado pro dirigente mesmo. Porque quando tu contrata alguém tu tem q estar achando que vai dar certo.
Lourenço disse…
A saída do Roger acabará sendo subestimada pela história, justamente porque o Grêmio melhorou sua campanha logo depois. Mas é o fim dos tempos tu te sujeitar a perder o centro técnico do time (àquela época, ele era considerado "todo" o time do Grêmio) sem nenhuma compensação, ou pior, sem nenhuma participação na negociação. Quando o Grêmio viu, ele já tava com a passagem na mão.
Concordo que, pelo que o Roger apresentava, o ideal era um contrato de risco mesmo, mas assim não dá: se der certo, não fica.
Mas olha a situação do Maxi Lopes. O cara tem contrato até o fim do ano, mas se ele sair antes o Grêmio recebe uma polpuda quantia. E ele só está emprestado ao clube. No caso do Roger creio que foi um grande erro da direção não constar uma multa no caso do cara sair do Grêmio. Mesmo num contrato de um ano por empréstimo o clube tem de se proteger.
Vicente Fonseca disse…
O homi acordou cedo no sábado, hein? Ou ainda nem foi dormir?

Hehe.
Samir disse…
Pois é tchê, desde às 7 da manhã estava de pé... corri, me exercitei, uma alimentação saudável e assim viverei até os 198 anos...isso associado com a ânsia de vir me manifestar nesse espaço então...q nada, to trabalhando mesmo!