Castigo no final

O Internacional até mostrou boas individualidades, inclusive as que não eram tão comentadas no começo do ano: Danilo Silva foi um lateral eficiente na marcação e envolvente na frente, Giuliano e Andrezinho conduziram o time com momentos de qualidade técnica na criação, Alecsandro mostra-se um verdadeiro monstro no jogo aéreo. Muito do que aconteceu hoje no Beira-Rio deve-se, portanto, ao Corinthians.

O time de Mano Menezes pareceu esquecer dos desfalques que lhe acomete e jogou com aquela qualidade coletiva já demonstrada nos melhores momentos da Copa do Brasil. Elias coordenou o time defensivamente e até ofensivamente, dada a displicência de Morais. Ao lado dele, aberto, Jorge Henrique foi mais uma vez um jogador completo: envolvente, driblador, concluidor, raçudo. Dentinho também comandou o time em avanços de velocidade. Só a zaga penou um pouco por cima com Alecsandro, ainda que por baixo tenha ido bem.

O Inter, apesar da irritação justificada de seus torcedores pelo péssimo resultado, fez até uma boa partida. Teve problemas pontuais: Marcelo Cordeiro teve má atuação, Bolívar e Sorondo não tiveram segurança, Guiñazu foi voluntarioso, mas cometeu muitas faltas. Entretanto, Danilo Silva fez muito boa partida, inclusive acertando cruzamentos. Giuliano também teve seus momentos.

O primeiro tempo foi bem dividido. O Corinthians começou melhor, se impondo, e abriu o placar. O Inter reequlibrou, empatou, e jogou melhor na segunda metade do tempo inicial. No segundo, houve equilíbrio. O colorado mostrou posse de bola, mas faltaram conclusões. A rigor, o Corinthians chegou com tanto perigo quanto o Inter. No final, o gol de Jorge Henrique, impedido. Mas Tardelli, como sempre, teve péssima atuação no todo. A meu ver, Alecsandro também estava impedido no gol do Inter, em lance bem mais complicado, porém. Mas seu estilo contemporizador é extremamente irritante.

O Inter não jogou mal, tampouco jogou bem. O Corinthians só conseguiu o resultado por ter demonstrado a qualidade coletiva que o marcou no restante do ano. Foi um grande jogo, equilibrado, disputado e emocionante. Porém, o resultado colorado não veio, e era importantíssimo que viesse. O fato é que, depois de pegar três adversários relativamente fáceis e batê-los, o time se complica diante do primeiro mais qualificado, mesmo em casa. O jogo de sábado, contra o Palmeiras, ganha contornos ainda mais decisivos. A sequência decisiva, contra adversários complicados, começa da pior forma possível.

Em tempo:
- Desde que despontou para o futebol brasileiro, Mano Menezes enfrentou o Inter cinco vezes no Beira-Rio. São duas vitórias (2 a 0 pelo Grêmio em 2007 e 2 a 1 hoje) e três empates (1 a 1 e 0 a 0 em 2006, e 2 a 2 em 2009). Está invicto.

Campeonato Brasileiro 2009 - 20ª rodada
19/agosto/2009
INTERNACIONAL 1 x CORINTHIANS 2
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wagner Tardelli de Azevedo (SC)
Público: 22.313
Renda: R$ 385.515,00
Gols: Chicão 10 e Alecsandro 34 do 1º; Jorge Henrique 42 do 2º
Cartão amarelo: Bolaños, Marcelo Cordeiro, Bolívar, Jucilei, Jorge Henrique, Dentinho e Paulo André
INTERNACIONAL: Lauro (5,5), Danilo Silva (7), Bolívar (5), Sorondo (5) e Marcelo Cordeiro (4,5); Sandro (5,5), Guiñazu (5,5), Giuliano (6) e Andrezinho (6); Bolaños (4,5) (Marquinhos, 28 do 2º - 5) e Alecsandro (7). Técnico: Tite (5,5)
CORINTHIANS: Rafael Santos (6), Jucilei (5), Chicão (6,5), Jean (5,5) e Marcinho (4,5) (Paulo André, 18 do 2º - 5,5); Moradei (5,5), Elias (6,5) e Morais (5) (Jadson, 41 do 2º - sem nota); Jorge Henrique (7), Henrique (4,5) (Bill, 37 do 2º - sem nota) e Dentinho (6,5). Técnico: Mano Menezes (7)

Foto: jogadores do Corinthians comemoram com Chicão o primeiro gol da noite (Edu Andrade/Gazeta Press).

Comentários

Unknown disse…
mano menezes rei do beira-rio.

e que análise que sai rápida, heinhô. vicente sempre IMPRESSIONANDO.
Vicente Fonseca disse…
Tenho um esquema que agiliza a coisa, Zeh. SEGREDO INDUSTRIAL. hehe
Felipe disse…
O resultado se deveu ao Tardelli. Ponto. Os dois gols do Corinthians foram em impedimento e o do Inter não foi (não sou eu quem estou dizendo, é o tira-teima da Globo no Placar da Rodada, embora eu tenho visto o mesmo durante o jogo). Além disso, dois penaltis claros não marcados: um corinthiano defendeu uma bola na área e outro derrubou o Andrezinho na frente do juiz. É sempre assim com o Corinthians. É cada vez mais escancarado, só não vê quem não quer.
Unknown disse…
vicente fonseca certamente tem um ANÃO EUNUCO que o abana e escreve o que ele lhe DITA, chama-se KESTON
Vicente Fonseca disse…
Sim. O cara foi datilógrafo de delegacia.
Prestes disse…
Mano deu um banho tático no Inter. Coisa linda de se ver.
Lourenço disse…
O Inter é apontado como um dos favoritos em virtude do seu grupo. Paradoxalmente, as duas vezes em que fez seqüência de vitórias no Brasileiro foi quando estava com time reserva (enquanto jogava junto a Copa Br) ou cheio de desfalques (sem Nilmar, que nem desfalque é, D'Alessandro, Magrão).

Ontem, no entanto, deu a lógica: o time do Inter pode ser os que estão jogando melhor, mas não os melhores. Se olhar a escalação de ontem, vai ver. Os três mágicos da frente do primeiro semestre não jogaram. Giuliano nunca teve chance quando todos estavam à disposição. Andrezinho passou de reserva de luxo ao centro de qualidade do time.

Estão jogando bem, justificam-se, mas o teto de qualidade do Inter não é mais o mesmo.