Na iminência de mudanças

Não é possível analisar jogos que não vimos. Os melhores momentos servem apenas para tirar uma temperatura daquilo que ocorreu, nem sempre confiável. Os comentários sobre a partida já dão uma substância maior para quem não viu. Meu caso a respeito da derrota do Internacional ontem.

Fernando Carvalho e Vitório Piffero ficaram no Rio de Janeiro após o jogo. Isto só aumenta a hipótese de que o clube procura novo técnico para o lugar de Tite. Ontem, no intervalo, cogitou-se um boicote ao atual técnico, tamanha a ruindade da atuação. O clima, diz quem viu a chegada da delegação no Aeroporto Salgado Filho, é péssimo. É a hora da mexida. Talvez não haja mais como bancar Tite.

Sobre o jogo, aguardo um VT para analisar o que realmente ocorreu. Enquanto isso, aqueles que viram estão mais que convidados a debater. Pelos melhores momentos, imagino um massacre do Botafogo. O 2 a 0 do primeiro tempo parece ter saído barato. No segundo, veio o gol cedo de pênalti, mas os cariocas jogavam melhor. Sofreram o empate, quase veio a virada num lance, mas logo retomaram o domínio e encontraram a vitória. O 3 a 2, aparentemente, foi enganoso. A diferença teria de ser maior.

E segue valendo a conta: 12 pontos nos 4 primeiros jogos. 100% de aproveitamento. E 12 pontos nos 10 jogos seguintes. 40% de aproveitamento, e com Nilmar na maioria dos jogos. Uma queda e tanto de rendimento, que pode resultar na saída do G-5 ainda neste domingo.

Sobre o Botafogo, tem o melhor chutador de longa distância do futebol brasileiro na atualidade. O zagueiro Juninho seria razoável, não fosse um excepcional arrematador de fora da área. André Lima e Victor Simões formarão boa dupla para o restante da temporada. Com Ney Franco, pode escapar das últimas colocações. Já está invicto há cinco jogos.

Curitiba
Quem sobe mesmo é o Avaí. Repete o Internacional do início do Brasileiro: quatro vitórias seguidas, que tiraram o time da lanterna e o colocam no 9º lugar provisoriamente. Parabéns à direção, que não demitiu Silas nos momentos difíceis. Não há nada ganho, óbvio, e nem a campanha será garantidamente boa até o fim do ano. Mas é um bom exemplo a quem manda embora o técnico após os primeiros fracassos.

Foto: Magrão foi um dos criticados pela atuação de ontem no Rio.

Comentários

zeh nascimento disse…
o CUCA tá sem clube...
Pensei no Abel num primeiro momento, mas ele renovou contrato com o Al-Jazira.

E com essa informação de que os dirigentes ficaram no Rio, não duvido que estejam cogitando o Parreira...
deusmelivreguarde! o bundão do parreira não iria sacudir porcaria nenhuma esse time, que é o que acho necessário. essa diretoria tá se superando. pelos resultados nas competições, friamente falando, o tite até vai relativamente bem: ganhou um gauchão, uma sula, perdeu um brasileiro, uma copa do brasil e uma recopa. agora, o time não joga bem há TRÊS MESES. o cuca deu a deixa de como complicar a equipe (vide o sufoco que foi bater o fla), os outros técnicos perceberam e o tite não conseguiu imaginar uma alternativa. sem contar que os jogadores estão dormindo em campo. devia ter mudado enquanto o muricy estava desempregado. agora, falta uma alternativa 'ótima'. sobram tampões.
acho que me exaltei um pouco no comentário anterior. o professor parreira, leitor assíduo do blog, não tem nada a ver com a crise do colorado. desculpe, professor, por tê-lo chamado do que chamei. no entanto, acho mesmo que parreira não te o perfil. acho que quase ninguém à disposição no mercado tem.
Chico disse…
O tite está sendo cozinhado à FOGO baixo.
chico disse…
E no clássico dos chorões...ganhou quem chora menos.
Saulo disse…
Foi a melhor partida do Botafogo e podia golear.
Vicente Fonseca disse…
Parreira já foi um grande técnico - talvez ainda seja, mas não vejo trabalhos suficientemente bons dele há anos. Mas não tem o perfil para o momento. Com a bagunça que anda o vestiário do Inter, sucumbiria em semanas.
Vicente Fonseca disse…
Interessante que hoje na ZH o tom da matéria dá a entender que a culpa é toda dos jogadores, e que Carvalho autorizará Tite a retirar os medalhões do time titular. Isso que é bancar um técnico, hein?
Ernesto disse…
Achei esse blog vendo o Impedimento. Bem legal, parabéns.

Sobre o colorado, meu time, realmente falastes bem. Podia ter sido mais.

MAs antes defendia a saída do treinador. Acho que o problema, juntamente com este, de pouca verve de comando, sem autoridade, são os próprios jogadores, muitos que são medalhões bem pagos e que há tempos não rendem.

Sobre chorar ou não, essa arte é registradamente gremista. Um clube (torcida) que afirma perempetoriamente que o Carlos Simon é colorado, mesmo ele tendo apitado 13 clássicos, tendo o Gremio ganho oito destes 13, é no mínimo um indicador de CHORORÔ.

Isso quando não choram pelos outros, como na Libertadores 2006, contra o Nacional do Uruguai.

Ps: Também nao aprovei o circo armado pelo palhaço Carvalho, na final da Copa do Brasil.

Grande abraço.
Pedro Heberle disse…
Estamos num beco sem saída filho da puta. Não podemos demitir o Tite agora pelo simples motivo de que não há bons substitutos disponíveis, apenas apostas ou "tampões", como bem ressaltou o Giuliander. Talvez a chance do Tite retomar as rédeas sejam as mesmas de um "tampão" ou uma aposta dar certo.
Mas a essas alturas a pressão pela saída do técnico é inevitável. Evidentemente, todos em um clube tem sua parcela de culpa quando este sucumbe, mas desta vez eu não sei quem tem parcela maior. Já sobraram, e acho que não sem razão, críticas pro Tite, pros jogadores, pro Carvalho e até pro preparador físico (talvez, a "ordem de culpabilidade", decrescente, seja esta).
Vicente Fonseca disse…
Valeu Ernesto, bem-vindo seja.

CULPABILIDADE é excelente, Pedro. Mas não há substitutos pro Tite mesmo. Parreira e Cuca me parecem os melhores tecnicamente, mas não são os mais indicados pra dar uma sacudida no vestiário. Neste caso, Leão é o mais indicado, mas a gente sabe como ele é.