Dois jogos de 45

Muito embora o adversário tivesse a grife do São Paulo, tricampeão brasileiro, foram dois pontos perdidos. Ainda mais pelas circunstâncias: o time abriu 2 a 0 no primeiro tempo, jogava em casa, precisava dos pontos. Mas houve outro segundo tempo constrangedor, como ocorrera diante de Atlético-PR e Grêmio. Nestes três jogos, foram cinco pontos perdidos nos 45 minutos finais.

O primeiro tempo tinha cara de reconcliação com os bons resultados. O Inter jogou bem e teve sorte: um dos gols de Alecsandro foi em claro impedimento; o outro, sinceramente, não sei dizer (o braço o deixaria impedido, mas não sei se conta). Foram duas jogadas iguais: levantamento de Kleber em bola parada com perfeição, na cabeça do centroavante que deixou o goleador da temporada, Taison, no banco de reservas hoje à noite. Ademais, o pênalti perdido por Washington era um prenúncio de noite vitoriosa.

No meio, Andrezinho não conseguiu substituir D'Alessandro, o outro reserva de luxo da vez, à altura. Mas tinha jogadas pelos lados, Nilmar buscava o jogo com qualidade. O São Paulo, por outro lado, foi uma caricatura de seu grande time: Dagoberto e Washington não representavam perigo algum. Hernanes não tinha em Marlos um parceiro confiável. A zaga, à exceção de Miranda, se atrapalhava. Péssimo, em suma.

Mas o vestiário fez muito bem ao São Paulo. Já com Jorge Wagner no lugar de Marlos, o time chegou três vezes em dois minutos. Na quarta, com Hernanes, chegou ao gol. O Inter ficou atônito. Finalmente, o tricolor jogava aquilo que soube um dia. Empurrou o colorado para trás, mas não só isso: o Internacional não fez questão alguma de sair desta pressão. Pelo contrário: aceitou-a passivamente, o que constrange ainda mais quando é dentro de casa. O empate era questão de tempo, e veio num gol acidental de Jean, aos 23.

Foi só o time sofrer o empate para Tite fazer alterações. É verdade que as trocas não foram de seis por meia dúzia, mas o irritante é que elas só vêm depois do gol sofrido. Novamente, o técnico colorado não buscou alterar o panorama antes disso, com o time em vantagem. D'Alessandro entrou e melhorou um pouco a criação. Taison só entrou aos 43: chutou um bola perigosa e cavou uma falta ao lado da área.

O Internacional mantém-se no G-4, mas se seguir este ritmo parece questão de tempo deixá-lo. O time novamente apresentou problemas defensivos quando pressionado, não soube de novo segurar uma vantagem e mais uma vez caiu vertiginosamente de produção no segundo tempo, o que pode representar até um problema físico. Por seu lado, o São Paulo consegue uma reação importante, que combinada com a vitória sobre o Santos se torna uma sequência interessante de resultados. Não ficará na atual posição, deve crescer, mas precisa evoluir muito ainda.

Campeonato Brasileiro 2009 - 13ª rodada
22/julho/2009
INTERNACIONAL 2 x SÃO PAULO 2
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Público: 17.759
Renda: R$ 244.510,00
Gols: Alecsandro 29 e 37 do 1º; Hernanes 3 e Jean 23 do 2º
Cartão amarelo: Sorondo, Sandro, Guiñazu, Índio, Júnior César e Richarlyson
INTERNACIONAL: Lauro (6,5), Bolívar (5), Índio (5) (Taison, 43 do 2º - sem nota), Sorondo (5) e Kleber (6,5); Sandro (5,5) (D'Alessandro, 31 do 2º - 5,5), Guinãzu (5,5), Magrão (5,5) e Andrezinho (5) (Giuliano, 35 do 2º - sem nota); Nilmar (6) e Alecsandro (6,5). Técnico: Tite (4,5)
SÃO PAULO: Bosco (5,5) (Denis, 31 do 1º - 6), André Dias (5), Miranda (6) e Renato Silva (5); Jean (6), Richarlyson (5,5), Hernanes (6), Marlos (4) (Jorge Wagner, intervalo - 6) e Júnior César (4,5); Dagoberto (4,5) (Borges, 24 do 2º - 5,5) e Washington (3,5). Técnico: Ricardo Gomes (6)

Foto: Dagoberto é vigiado por Guiñazu no Beira-Rio (Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação).

Comentários

Saulo disse…
Eu disse que ia dá empate. Sábado é contra nós.
carai, tá difícil de controlar a fúria vendo um jogo do colorado. tô quase resolvendo que não vou mais torcer enquanto o tite estiver no comando. dá vergonha. o time não tem variação de jogadas. fica na bola parada e no esquema de lançar o nilmar na correria. é muito pouco para um time que tem bons jogadores. só que, agora, os caras já estão visivelmente de saco cheio do treinador. todos que saem ou são ameaçados, cobram, pedem explicações.
rumo à sul-americana 2010. de novo.
André Kruse disse…
Braço não conta não. Mesmo assim me pareceu impedido.

O principal erro dele foi a marcação do pênalti de Guinazu em Richarlysson

Chico Garcia: INSUPERÁVEL
Vicente Fonseca disse…
Bah. Pênalti claro do Guiñazu.

Achei ele na mesma linha, se descontar o braço. Mas é um lance tão difícil que dá pra inocentar o bandeira. O primeiro gol é que foi claro o impedimento.
Little Potato disse…
Concordo com o Giuliander, o que irrita no Inter é a absoluta falta de novidades. É sempre a lesma lerda.
Ontem mesmo, nem que fosse por uns 10 minutos apenas, não dava para puxar o Bolívar pra zaga, fixar os três zagueiros, passar o Andrézinho pra ala direita, liberar o Kléber e pôr o D'Alessandro no lugar do Magrão ? Só pra variar, pra mostrar que "ao menos estamos tentando"...
Little Potato disse…
Ah, sim... Antes que eu me esqueça: lamentável que o signatário do blog não escreva nenhuma nota sobre a heróica classificação do Cêramica à fase final da Segundona Gaúcha. O projeto Dubai 2016 continua firme na Arena de Barro.
Falando em barro, temos um gramado um que faz jus ao nome do time, mas que acaba prejudicando o desempenho de alguns jogadores. Ontem mesmo, Bolacha e Fofonka entraram no segundo tempo e mal conseguiam parar em pé. Tivemos de compensar na raça de Liniker e no apito.
Vicente Fonseca disse…
ashsahsahsdha

Sou entusiasta do Cerâmica, desde que elimine o Porto Alegre.

Perdão pela falha :P
zeh nascimento disse…
a nota lamentável foi o segundo gol do sp, que fez eu perder 147 pontos no bolão...

sem falar no BOSCO, mau caráter, que SAI DO JOGO após tomar um gol... e não venham me dizer que era a regra do UM GOL PRA CADA...
natusch disse…
Dizer que não foi pênalti do Guiñazu no Richarlysson é complicado. É inversamente proporcional a dizer que foi falta no Souza no gol colorado no último GRE-nal...

Um dos impedimentos é preciosismo, não tem como culpar o bandeirinha. Mas o outro foi um escândalo, convenhamos.

E o Inter cada vez mais se mostra um time engessado, com poucas e manjadas alternativas e que sente violentamente o jogo contra qualquer equipe que trave o seu meio-de-campo - coisa que, Fred é testemunha, eu digo desde o começo do ano (me permitam o breve momento "eu já sabia", por caridade)...
Lourenço disse…
a nota lamentável foi o segundo gol do sp, que fez eu perder 147 pontos no bolão...[2]
Lourenço disse…
Lance muito difícil o do pênalti. Eu não marcaria. Mas enfim, o próprio SPFC fez um fair-play ao escalar Washington "Maracanazo" para bater.

Repito o que já disse no Carta na Mesa, embora possa queimar a língua: Tite não parece ter condições de sair desta enrascada. D'Alessandro e Taison no banco é queimar dinheiro e, nessa queda-de-braço, Tite desiste ou irá ser derrotado.

Quanto ao Grêmio, impossível comentar com o verbo "ser", apenas com "estar", pois o time é um eletrocardiograma desde o início da temporada. Ontem, conseguimos o nosso Ipatinga x Inter, derrota histórica.
Vicente Fonseca disse…
Eu também ia acertar na bucha se fosse 2 a 1 pro Inter, mas não achei tão lamentável assim o empate. :)

Time em eletrocardiograma não vai a lugar algum. Depois do Gre-Nal, tive esperança numa arrancada tipo 2006. Mas uma derrota como a de ontem desanima.
ah, e hoje soube de fonte fidelíssima que índio, bolívar, d'alessandro e taison andam tocando o puteiro em santa cruz do sul nas 'noites livres'. tá explicado porque nenhum deles consegue engatar a terceira marcha durante um jogo. somados a kléber e magrão, explicam o engessamento do colorado.
agora, um pouco mais calmo, me pergunto: quem poderia chegar para substituir o tite? não vejo saída. o carvalho está querendo descer do olimpo.
Vicente Fonseca disse…
Bah, o que eu tenho ouvido de história a respeito das noitadas dos jogadores do Inter...
zeh nascimento disse…
"quem poderia chegar para substituir o tite? não vejo saída" COMO ASSIM?

tem o PC GUSMÃO, o LAZARONI, o EDINHO, o NESTOR SIMIONATO, o BONAMIGO. e alguns que podem ESTAR BUSCANDO emprego dentro de instantes: GENINHO, NEY FRANCO...

váááááááárias opções pro co-irmão...
Vicente Fonseca disse…
GALLO, também. Saiu escorraçado do Bahia. Seria uma volta triunfal.
Lourenço disse…
Eu continuo dizendo: falam que não há opção no mercado, mas o Parreira está aí. Por mais que eu ache um técnico acomodado e que seu ego não caberia aqui, não duvido que a direção colorada o tenha como umas das primeiras opções.
Little Potato disse…
Eu falava hoje à tarde sobre isso. Parreira deve ser um dos primeiros na lista do Carvalho. Ele e o Mancini. :P
E dá pra pôr na lista mais alguns nomes: Macuglia, Péricles Chamusca, Jair Picerni e o recém desempregado Cuca...
Tá, tô me auto-sacaneando, mas PQP!, eu achava esse negócio de maldição do Centenário uma baita bobagem...
Chico disse…
Agora sei porque o chororado lançou uma camisa AMARELA esse ano.
Vicente Fonseca disse…
Maldição do Centenário sem Obino é perfumaria, Batata.