Desanimador

Para quem venceu um Gre-Nal da forma como ocorreu no domingo, a atuação do Grêmio não poderia ter sido mais desanimadora. Com problemas de criação e contenção, o tricolor foi superado pelo esforçado Avaí na Ressacada, acumulou mais uma derrota em sua péssima campanha fora de casa e marca passo na tabela de classificação.

O jogo foi equilibrado pela diferença de qualidade entre os times, mas desde o início o Avaí mostrou muito mais empenho. Por aí, equilibrou o jogo. Os jogadores do Grêmio exerciam marcação relativamente frouxa, deixando os catarinenses tocarem a bola. Só recuperavam por erros do time da casa, que foram frequentes, dada a limitação técnica da equipe de Silas.

Souza ameaçou fazer boa partida nos primeiros minutos, conduzindo com qualidade o time ao ataque. O Grêmio chegou com perigo algumas vezes, quase se impôs. Talvez pensasse que a vitória chegaria naturalmente. O fato é que faltou intensidade, especialmente na criação. Souza errou demais, Tcheco perdia bolas fáceis, não conseguia o drible, errava passes infiltrados. Os lados estavam bem marcados. O Avaí, por sua vez, também não oferecia grande perigo. Quando chegou, duas vezes, o fraco William perdeu o compasso da jogada. Muriqui, tão somente pela velocidade, incomodava um pouco. Marquinhos, de categoria e boa atuação, não tinha com quem realmente jogar.

No início do segundo tempo, Réver fez falta desnecessária em William, e Ferdinando abriu o placar. O volante avaiano foi o personagem do segundo tempo: aos 16, foi expulso. Virou jogo de meia linha. Mas o Grêmio não chegava com perigo a não ser por bolas altas. Mesmo assim, a zaga ganhava. Com a entrada de Roberto, o time da casa ainda deu algum trabalho no contra-ataque.

A única jornada individual que merece destaque foi a de Adílson, muito bem nas roubadas de bola. Desarma bem, normalmente sem faltas. De resto, uma defesa importante de Victor. Réver vinha tendo atuação boa até falhar no gol do time da casa. Gol que breca a sequência positiva do Grêmio. Ou o time de Paulo Autuori começa a ganhar fora de casa, ou parará no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. Se não ganhou do Avaí, o que fará o torcedor acreditar que possa fazer figura contra São Paulo e Palmeiras, os dois próximos jogos longe de casa?

Campeonato Brasileiro 2009 - 13ª rodada
22/julho/2009
AVAÍ 1 x GRÊMIO 0
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Público: 13.026
Renda: R$ 101.625,00
Gol: Ferdinando 3 do 2º
Cartão amarelo: Fernando Bob, Marquinhos, Fábio Santos, Souza, Túlio, Maxi López, Réver, Herrera e Léo
Expulsão: Ferdinando 16 do 2º
AVAÍ: Eduardo Martini (6,5), Augusto (6), Rafael (6,5) e Emerson (6); Luís Ricardo (6), Ferdinando (5,5), Fernando Bob (5), Marquinhos (6,5) (Caio, 37 do 2º - sem nota) e Eltinho (5,5); Muriqui (5,5) (Marcus Vinícius, 19 do 2º - 5) e William (4,5) (Roberto, 17 do 2º - 5,5). Técnico: Silas (6)
GRÊMIO: Victor (5,5), Mário Fernandes (5,5) (Joílson, 24 do 2º - 4,5), Léo (5), Réver (5) e Fábio Santos (5); Túlio (5), Adílson (6,5), Tcheco (4) (Maylson, 33 do 2º - 5) e Souza (4,5); Herrera (4,5) (Jonas, 15 do 2º - 4,5) e Maxi López (5). Técnico: Paulo Autuori (4)

Comentários

Anônimo disse…
http://twitter.com/carlitocorrea/status/2788600046
Tcheco foi horrível hoje. Parece que quando ele joga mal, o time afunda junto.

E volta o Grêmio de 2007, aquele que trucida em casa e joga pessimamente fora. E olha que jogamos contra um adversário que atua no 3-6-1...
FSF disse…
Caro Vicente e demais blogueiros, desculpem-me o que se segue:

a atuação gremista no grenal foi pífia. só ganhamos porque o inter resolveu abdicar também de jogar bola, o que para o resultado do jogo nos foi bom, mas que para a qualidade do futebol gaúcho e da própria afirmação do grêmio foi completamente injuriante.

hora de parar tudo, abdicar de pretensões maiores. para 2010, sul-americana e copa do brasil para TREINAR, não ganhar. ano que vem, objetivo deve ser vencer o GAUCHÃO. jogar fora do RS e do Brasil só ganhar alguns jogos e experiência em outras temperaturas.

libertadores? um projeto, quem sabe, para 20...(muitos). não quero mais uma final ou semifinal em que o grêmio leva sarrafo, sem chance de reação.

e sugiro baixar uma "lei de gol" no olímpico:

artigo 1.
só pode comemorar o gol aquele jogador que participou da construção do mesmo. (vide gol da virada do brasil sobre os eua na copa das confederações.)

artigo 2.
a comemoração no momento do gol deve ser proporcional à contribuição dada por este jogador para a realização do mesmo.

aplicação imediata da lei: multa de 10 mil réis para cap. Tcheco por comemoração exagerada e não-fundamentada quando do gol de Souza no grenal.
Gustavo disse…
O Tcheco não joga nada há vários jogos.
No final do jogo, aos 47, o Adilson roubou uma bola, foi carregando, pra depois se enrolar com ela e perdê-la.
O time inteiro fez isso a noite toda.
Faraon disse…
E Faraon vai pontuando loucamente no bolão....
Vicente Fonseca disse…
hjsdsdhjsda

Se essa lei vingasse na seleção, Robinho NUNCA MAIS seria convocado.

Tcheco anda muito mal, realmente. Do Adílson não falarei, pois foi disparadamente o melhor do Grêmio ontem.

Fiz ZERO PONTO no Bolão ontem. Rebaixamento à vista.
André Kruse disse…
sugiro "Lei de Clayton"
Little Potato disse…
Nota mental: quando o jogo for FORA DE CASA, não aposte no Grêmio. Mesmo que o adversário esteja na zona de rebaixamento.
natusch disse…
Fiz ZERO PONTO no Bolão ontem. Rebaixamento à vista. [2]

O que o jogo de ontem escancarou, na minha opinião, é a penúria de opções que o plantel gremista oferece no momento. Notem que as três substituições do Autuori foram mais ou menos trocar seis por meia dúzia - e eu não acho que seja culpa dele, sinceramente... Por pior que tenha jogado o Tcheco (e ontem ele foi tenebroso), colocar o Maylson no lugar dele é uma atitude desesperada com chances de sucesso próximas de zero. A troca melhorzinha foi Joílson no lugar do Mario Fernandes, e mesmo assim não rendeu nenhuma jogada mais lúcida de frente, só uma correria um pouco maior...

Grêmio jogou mal, mal MESMO. Foi triste de ver. Adílson foi disparado o melhor, e ontem só se salvam mesmo ele e Victor, que não teve culpa de nada. Para mim, trazer alguns nomes na janela de agosto seria imperativo para o clube pretender lutar por Libertadores esse ano. Como pelo jeito não vamos trazer ninguém...
Chico disse…
Pior jogo do GRÊMIO no Campeonato Brasileiro.