Característica ou problema?

Muito embora Adílson tenha feito ótimas partidas como segundo volante - é um dos melhores do campeonato na função, é por uma questão levantada ontem por Túlio que o Grêmio ainda sente a perda de Willian Magrão. Disse ele que o tricolor não atuará em contra-golpes contra o São Paulo. De fato, não é a cara deste time. Ano passado o time obteve sete vitórias longe do Olímpico. Apesar de não possuir atacantes de velocidade para puxar o time da defesa para o ataque à época (talvez o último efetivo tenha sido Carlos Eduardo), era por saídas dos alas e, muitas vezes, do próprio Willian Magrão que o time se soltava, às vezes de surpresa. Esta transição era rápida, e uma das grandes virtudes daquela equipe.

Claro que a culpa do time não possuir mais esta característica não é exclusivamente de Adílson. O Grêmio de Paulo Autuori notabiliza-se por trabalhar a bola. O segundo volante às vezes a prende demais, mas não só ele. Não há problema algum no fato de o time jogar trocando passes com paciência, mas a lentidão com que o tricolor sai do campo de defesa para o de ataque é não uma característica, mas um problema a ser corrigido. Uma saída são os lançamentos de Tcheco, que rarearam, que podem buscar Herrera, Fábio Santos ou Souza. O companheiro de Maxi, aliás, puxava bons contra-golpes em 2006, e ainda faz isso, com menos frequência, mas faz. O time não necessariamente precisa voltar sua forma de jogar para tal modelo, mas é uma alternativa tática interessante, ainda mais fora de casa.

Um bom resultado diante do São Paulo não passa só por isso, mas também por isso. O Grêmio pode se impor hoje à noite. Muito embora acostumado a jogar no 3-5-2, o tricolor paulista pode perder o duelo da meia-cancha para o compactado adversário gaúcho. A escalação de Jorge Wagner no lugar de Júnior César é fundamental para que haja, de fato, meio-campistas nas alas. Vai ser um jogo estudado, equilibrado, onde quem levar a melhor no meio se sobressairá. Bola parada fundamental. Nada de muito diferente da normalidade dos outros jogos, mas será assim.

Histórico: São Paulo x Grêmio
65 jogos oficiais; 23 vitórias do São Paulo; 20 vitórias do Grêmio; 22 empates; 81 gols do São Paulo; 69 gols do Grêmio. Último jogo: Grêmio 1 x 0 São Paulo, 17/08/2008. Grêmio invicto há dois jogos (última derrota em novembro de 2007).

Comentários

André Kruse disse…
Ano passado, Paulo Sérgio, Pico (no 1º turno, enquanto era jogador profissional) e principalmente William Magrao carregavam o time para o ataque, e puxavam os contra-ataques.

De fato isso acontece pouco agora. (Acontecia mais com o Ruy) Um pouco por opçao, por estilo do treinador, e um pouco por falta de peças adequadas. Autuori se queixou da ausencia de um atacante velocista
Gustavo disse…
Tem um erro aí no histórico, repete São Paulo no número de gols de cada time.

Possível, é. Provável, não.
Vicente Fonseca disse…
Corrigido, Gustavo. Ainda bem que temos leitores atentos.
Lourenço disse…
Jogar no contra-ataque geralmente se contrapõe a ter posse da bola mais do que o adversário. Paulo Autuori, ao contrário de Roth, escolhe a segunda forma de jogo. O Grêmio, aliás, tem sofrido com contra-ataque. Levou 3 gols assim em 4 dias: os 2 do Coritiba e o do grenal. Sendo que com o Coritiba tomamos um gol de contra-ataque quando tínhamos um a menos, jogando fora de casa. Daí é brabo.
luís felipe disse…
Flamengo, sempre ajudando o meu bolão!