Sobre galos e galinhões

Não é do meu feitio me alongar em discussões sobre arbitragem. Porém, como não assisti à partida de hoje no Mineirão, tão somente os seus melhores momentos, o único comentário mais concreto que posso tecer em relação à derrota do Grêmio é sobre o pênalti que Wilson Luiz Seneme marcou quando a bola bateu no braço de Joílson aos 45 minutos do segundo tempo.

Justamente a última parte desta frase anterior diz bem o que penso do lance: bola na mão e, portanto, pênalti inexistente. A questão da interpretação do árbitro dá margem para que sempre se diga que o homem do apito teve razão quando toma as decisões neste tipo de caso. O que dá a impressão, porém, é de que o paulista tomou uma decisão localista (o Grêmio reclamou de lance parecido na área do Atlético-MG, o qual Seneme não teria dado nada - não aparece no compacto do jogo), no mínimo, precipitada. Se há um lance onde o toque de mão do jogador é involuntário, o de Joílson deveria entrar num videozinho explicativo da FIFA como exemplo. Jogada morta, jogador completamente livre, sem nenhum adversário no encalço. Por que Joílson levaria a mão à bola? Não há nenhuma razão. Portanto, está claro o não pênalti. Mas enquanto a regra der ao árbitro todo o poder decisório em lances como este, veremos resultados contestados por uma das partes.

Talvez a solução seja exigir que todo toque de mão é proibido e faltoso. Seria melhor.

Curitiba e Rio de Janeiro: o Coritiba levou 4 a 2 do Santo André numa jornada infeliz de seu goleiro Edson Bastos, que falhou em um dos gols e viveu momentos anedóticos na cancha. Já o Flamengo fecha sua terceira partida sem fazer gols - ficou no 0 a 0 com o Avaí no Maracanã.

Foto: Globo Esporte

Comentários

O lance de mão do Atlético-MG foi muito mais descarado que o do Joílson. Ou foi ladroagem das brabas do sr. Seneme, ou foi algo muito localista da parte dele, porque aquele pênalti não existe!

Sem falar na expulsão do Adílson, que também foi totalmente absurda, e o modo como ele "peitou" o Souza no lance que este quase foi expulso.

Se esse é o melhor juiz de São Paulo, então os paulistas estão mal de árbitros.

A propósito, sobre o time: se Ruy continuar jogando essa bolinha e o Joílson jogar o que jogou hoje, é questão de tempo pra este último ganhar a titularidade.
Vicente Fonseca disse…
Ali nos melhores lances, naquela bola que o Léo bobeou e perdeu dentro da área no primeiro tempo, o Ruy se vira para o lado, displicente, sem nem esboçar ajudar o companheiro. Fiquei absimado.
Felipe disse…
Acertei na bucha. Aliás, eu e todo mundo...
Natusch disse…
O Ruy está ASSUSTADOR. Tipo, não voltou da lesão, só pode ser - hoje a atuação dele foi ridícula, não vejo nenhum adjetivo mais adequado do que esse. Aliás, as alas foram novamente abaixo da crítica, e comprometeram todo o time no fraco primeiro tempo tricolor. Na segunda etapa o time se acertou, Joilson entrou bem e a equipe dominou. Um empate, pelo que foi o jogo, seria justo.

Quanto a Mr. Seneme, o que dizer? Ele fez que não viu uma cotovelada no Tcheco (e dando amarelo a um jogador gremista no mesmíssimo lance), inverteu uma série de faltas, tentou intimidar os jogadores com ameaças de expulsão, marcou uma falta no mínimo discutível do Adilson que resultou em expulsão e, para fechar com chave de chumbo, marcou um pênalti insólito, extravagante e inexistente quando já entrávamos nos descontos do segundo tempo. APENAS ISSO. Hoje, sem nenhuma discussão, a derrota passou
pela arbitragem localista e lamentável de Seneme - e o pior é que vai ficar por isso mesmo, porque o homem tem muito cartaz em SP, é considerado um dos melhores do país (mesmo tendo cometido erros crassos em vários jogos do Paulistão) e ninguém encostará a mão nele. Um novo Carlos Simon nascendo, talvez?...
Vicente Fonseca disse…
Homens de pouca fé no bolão. Não o caso do Felipe, que obviamente secou. Mas se o Seneme não mete a mão NA MINHA APOSTA o Grêmio tinha saído com um pontinho hoje. RÁ!

Amanhã tem mais, recuperaremos.
André K. disse…
Arbitragem localista é um elogio para o que fez o Seneme.

Roubou do primeiro ao último minuto do jogo.

A bola sequer bateu na mão do Joilson. Num lance em que o juiz passou por cima do bandeirinha e marcou escanteio.

Foi muita coisa. A confusão com o Souza, a não expulsou do zagueiro que agrediu o Tcheco. Um impedimento muito mal marcado em lance que fábio santos saia cara a cara com o goleiro. Primeiro amarelo dado para o Adilson, Lance em maxi lopez dentro da área (que a TV fez questão de não mostrar o replay). Jogadores do Grêmio reclamando que Feltri teria ajeitado a bola com o braço. Bola na mão do zagueiro atleticano (tv tb nao repete) e no minuto final, "aquilo".

Final do jogo, dois reporteres em campo, Carlos Ceretto e uma "debora de oliveira" mineira. Ceretto berra antes e chama Souza (que se caminhava em direção ao árbitro). Mas...

Audio e video com A reporter, que entrevista o "heroi do jogo" Diego Tardelli. A pergunta: "este é o brasileirão dos artilheiros?".

Vontade de abandonar o futebol.
Vicente Fonseca disse…
Bah.

Pelo que tenho ouvido, acho que fez bem pro meu aparelho DIGESTÓRIO não ter visto esse jogo.
Vicente Fonseca disse…
Sobre a bola não ter batido na mão do Joílson, me vali dos melhores momentos da partida do GloboEsporte.com, onde mostram o lance apenas uma vez, sem replay, de longe.
natusch disse…
É verdade, aconteceu exatamente isso que o André citou da reportagem. Sem contar que a mesma moça passou a transmissão inteira cometendo pérolas e ainda teve o requinte de dizer no ar: "e o atacante Diego Tardelli marcou o seu último gol na partida anterior ao 5 a 0 sofrido pelo Galo contra o Cruzeiro, pelas finais do campeonato mineiro". Ou seja "informou" a primeira partida na qual o homem não fez gol, ao invés de a última na qual ele marcou, que era justamente o que ela se propôs a dizer no início da frase. Show de jornalismo. Na boa, se uma pessoa que faz coisas assim trabalha no Sportv, qualquer um de nós pode.

E sim, Vicente, poupaste o teu humor ao não assistir essa presepada de hoje. CARTIOXI vermelho para o Seneme!
Pelo que soube também, a mesma repórter falou durante o jogo uma das melhores pérolas que se tem notícia. Não ouvi, mas pessoas ouviram e falaram.

Durante a partida, estavam falando do 4-4-2 do Galo, quando ela se intromete e diz que "Celso Roth não pôde implantar ainda o seu esquema preferido, que é o 4-3-3".

Como diria o AK, vontade de abandonar o futebol.
André Kruse disse…
Vicente, tu fez muito bem eu não ter visto o jogo.

Eu vi e perdi meu fim de semana. Depois ainda me prestei a tentar acompanhar a repercussão.

O Joilson falou que a bola raspou no cotovelo dele, não é isso que a imagem mostrou. Mas isto não muda nada.

Pior de tudo é que os lances não são mostrados nos melhores momentos disponiveis na Internet.

e Ainda por cima ter que ler algumas coisas como o "hors concours" Chico Garcia, ou o Guerrinha dizendo que "Ninguém reclamou da marcação do árbitro."
André Kruse disse…
"fez muito bem EM nao ter visto"

Frederick, quando o Roth chegou no Vasco ele também disse que seu esquema preferido era o 4-3-3
Vicente Fonseca disse…
Pois é, como eu disse, o lance do pênalti do Joílson mostra apenas a batida no braço/mão de longe, sem mostrar um replay.

Chico Garcia de sacanagem não é novidade. Tanto que eles mostraram a reclamação dos jogadores em vez de dar o replay da jogada. Acho que na FABIZco (dá-lhe VdP!) poderia produzir gente melhor pra atuar na cobertura esportiva.
natusch disse…
Sim, Fred, ela disse isso. EXATAMENTE ISSO. Acho que eu tinha bloqueado o fato da minha mente, tentando evitar um trauma permanente, sei lá.

Vontade de largar a vida, isso sim.
Lourenço disse…
Campeonato Brasileiro não é um torneio sério, e eu digo isso mesmo quando o Grêmio é líder da competição. Grêmio jogando mal, é verdade, mas podia jogar isso e ganhar do Atlético, não fosse ser garfeado o jogo inteiro.
Prestes disse…
O Chico Garcia é daquele tipo que raramente discorda do árbitro. Aliás, esse corporativismo dos comentadores de arbitragem com os árbitros é notório.
Pedro Heberle disse…
Nem li a discussão. Só sei que o importante nesse brasileirão é ter GROPUL.

=D
André Kruse disse…
Prestes,

O Ernani Campello não é nenhum pouco corporativista com os árbitros.

Wright só é corporativista com arbitros Brasileiros.

Marsiglia tem seus queridinhos.

Chico Garcia é colorado doente. E é muito ruim e muito burro.
Prestes disse…
"Chico Garcia é colorado doente."

Nos jogos do Inter costumo ficar puto com ele, então mesmo que ele seja colorado doente creio q isso não o influencia. O q percebo é que ele raramente discorda do árbitro.