O sorriso de quem chega

Paulo Autuori chega com ares pomposos, mas a expectativa criada em torno de seu nome, seu projeto e suas ideias foi tamanha nos últimos 50 dias que nada do que foi dito na coletiva de ontem à tarde soa como novidade. Foi, na cabeça de todos, apenas o momento em que a imagem mental criada dele vestido com abrigo do Grêmio esteve consolidada.

Para todos no Olímpico foi um dos dias mais aguardados do ano. Um dia de alívio, de satisfação, de enorme expectativa satisfeita. O Grêmio tem, finalmente, o seu técnico de convicção - uma convicção tão forte e rara que o próprio treinador fez questão de frisar. Paulo Autuori é um técnico de primeiríssima linha, que faz parte de um grupo seleto de sua categoria profissiona pela excelência de seus resultados. Poucos têm no currículo um Mundial, duas Libertadores e um Brasileiro. Se há um nome no qual o tricolor poderia apostar para comandar um trabalho integrado entre profissionais e divisões inferiores, este alguém é Autuori. Um homem de nível intelectual acima da média, conhecedor do futebol e com visão para tocar algo desta grandeza adiante.

Mas para o torcedor o que mais importa é o momento imediato, que ganha dimensões gigantescas quando se trata de Libertadores da América. Autuori deixou nas entrelinhas uma preferência pelo 4-4-2, que de fato é um esquema que parece agradar a todos que vivem o Grêmio. Não que o 3-5-2 de sucesso em 2008 seja agora ultrapassado, mas as características do atual elenco não mais recomendam a adoção deste modelo tático como o principal. Na nova ideia, Tcheco seria o terceiro homem que ainda sabe fazer como poucos no país; o time ganharia um parceiro que casaria muito bem com Souza na criação, além de ganhar um volante combativo no meio, que deve ser Túlio, deixando de sobrecarregar Adílson. É verdade que os laterais não poderão avançar como meio-campistas, mas Autuori tem capacidade suficiente para coordenar o avanço orquestrado dos alas, sem tornar o time vulnerável. Tcheco ganhará mais esta importância, de fazer quem deve jogar na hora certa. Deixará de ser um mero carregador de pianos para fazer o que melhor sabe, que é acertar um meio-campo.

Mas isto tudo entra no campo das ideias ou das projeções que possa fazer. Agora, o novo técnico gremista tem cinco dias para pensar o time para domingo, quando enfrenta o Botafogo. E já precisa da vitória, pelo mau começo do time no Brasileiro. E depois disso é Caracas, na Venezuela. Exigência forte e imediata, mas é Paulo Autuori, alguém em quem se pode confiar de que é possível ter retorno rapidamente dentro do campo de jogo.

Em tempo:
- Seneme pega o gancho da CBF. Fez por merecer.

Foto: Alexandre Alliatti/Globo Esporte

Comentários

Gustavo disse…
Me parece que a punição ao Seneme se aplica somente à Copa do Brasil.
Felipe disse…
Gostei da frase do Autuori: "Cheguei pronto para ser chamado de burro."
André Kruse disse…
Seneme não foi punido. São 4 partidas pela copa do brasil nesta semana. 2 ele não poderia apitar (envolvem clubes paulistas). Ficou de fora de somente 2. Isto não é punição.

http://botecodoilgo.blogspot.com/2009/05/diplomata-filosofo-e-competente.html

http://www.cpovo.net/jornal/A114/N231/HTML/22SENEME.htm

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2515303.xml&template=3898.dwt&edition=12342&section=1010
Vicente Fonseca disse…
Pois é, André, a CBF desmentiu ontem que fosse punição. Lamentável ao quadrado o episódio. Não passa de mais um TRAMOLLE (melhor VdP possível) para manchar o Brasileirão.
augusto g. disse…
e a punição do diego souza, que será válida somente p/ o paulistão? muito absurdo.

minha aposta pro gremio de autuôri: 4-4-2 c/ tulio, adilson, tcheco e sôza. alex mineiro e maxi lôpez.

vai ser um time de toque de bola, com muitas paredes pro sôza e tcheco e infiltrações de laterais.
Vicente Fonseca disse…
Este time seria o que eu botaria em campo, Augusto. E acho que a mecânica vai ser essa que tu indicou mesmo, o que certamente aumentará a criatividade.

Tomei conhecimento da punição do Diego Souza somente agora pela manhã. Serão oito jogos de gancho, o que acho justo pelo que ele fez. Mas estranho mesmo que seja pelo Paulistão. Lembrando que o Patrício e o Marcelo Costa ficaram uns três meses sem jogar pelo Gauchão de 2006 após a Batalha dos Aflitos. Achei que a punição valeria para qualquer jogo em território nacional. Talvez ele nem esteja no Palmeiras em 2010 para cumprir esta pena - a qual, aliás, já vai até deixar de faazer sentido quase um ano após os acontecimentos.
Little Potato disse…
Mudando de assunto: um certo colunista afirma que Felipão tem propostas de Milan, Juventus, Fenerbahce e da Seleção de Angola, entre outras.

Eu fico imaginando que time ele montaria com Kaká, Pato, Pirlo, Ronaldinho Gaúcho... Sem falar na meia-cancha começando com o Gattuso.

Sonhar não custa nada...

Já se ele optar por Angola, o bolão cresce 400% em importância !!! Vai ferver !
Vicente Fonseca disse…
Verdade absoluta, Batata.

Zé Kalanga > Drogba.
Ponso disse…
Perea, querido, Ponsito está contigo. Melhor atacante que qualquer dos NABÃO que tão no Olímpico (exagerado). Suerte, cafetero maluco!
Vicente Fonseca disse…
Eu também não queria a saída do Perea de mão beijada. No mínimo um cara muito útil.
Lourenço disse…
Pô, mas se são os valores que estão sendo divulgados, não foi de mão beijada mesmo.
Vicente Fonseca disse…
O que ouvi foi que ele saiu em troca de uma dívida do Grêmio com o Palmeiras. Os valores são altos, mais do que o passe dele, mas é uma lástima que não haja uma compensação financeira, como no caso de ele ir pra outro clube. Caso semelhante à saída do William para o Corinthians.
Vicente Fonseca disse…
É claro que falo isso como torcedor, mas entendo que administrativamente signfica livrar-se de uma dívida e de um alto salário.

Aliás, parece que com a saída dele, Reinaldo e Diogo, a folha será aliviada em 150 mil reais.
Lourenço disse…
Acho que é um bom negócio, se forem esses os valores. Estanca a dívida (para-se de cobrar juros) com um preço supervalorizado para um jogador que não desfalcará o time (não esteve integrado em 2009, ao contrário de William, titularíssimo e capitão). Acho uma pena que existam dívidas, mas foi um negócio aparentemente muito bem encaminhado.
Vicente Fonseca disse…
http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2515506,Diferenca-de-valores-pode-impedir-acerto-de-Perea-com-o-Palmeiras.html

Está funcionando a mandinga de Ponsito.

É um negócio bom, sim, Lourenço. Só é uma pena que ele tenha de ser realizado, mesmo caso do William.
Lourenço disse…
Acho que o caso, se não der certo, é tentar emprestar o jogador. Gosto do Perea, mas o cara é hoje o quinto na fila. Mas como futebol é sempre assim, não duvido que ele acabe ficando e daí vire titular em breve, como foi com o Jonas.
Vicente Fonseca disse…
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2515575.xml

Dale Ponsito.
Lourenço disse…
Tomara que seja o caminho torto para uma boa retomada.
Ponso disse…
Bah, mas se fosse naqueles termos eu até embalava o negão pra presente! Óbvio que não podia vingar, puta grana e ainda 15% pro Benfica. Falei mais por que gosto do cara. Inclusive acho que tem bola pra ser no mínimo primeiro reserva.
natusch disse…
Dale Ponsito!!!! \m/

Depois me passa o telefone de quem fez esse "trabalho" para ti, dependendo do caso posso precisar ;)
Felipe disse…
RIDÍCULO! Até quando o Flamengo ganhará tratamento diferenciado da CBF?
Vicente Fonseca disse…
Felipe INCENDIÁRIO hoje com seus links.

Mas é um absurdo mesmo. Indefensável isso.
Lique disse…
autuori saiu em todas fotos com cara de quem tá faturando muita grana nessa história. heh. É BOM QUE SEJA BOM, mesmo.
Vicente Fonseca disse…
Pô, Lique, não quebra o ENCANTO.

jhdfhjkds

Pior que é bem cara de quem se deu bem, mesmo.
Lique disse…
bom, pelo menos é o SORRISO HONESTO de quem tá ganhando muita grana pra caralho. são boas as esperanças.
Vicente Fonseca disse…
Ah sim. Era dose ver o antecessor ganhando demais pra manter sempre aquela carranca maldita.
natusch disse…
Com a grana que tá ganhando, Autuori tem o DEVER (acreditem ou não, é VdeP) de fazer um grande trabalho. E acho que vai fazer =P

E bem, o Flamengo ser favorecido convenhamos que não surpreende ninguém... Esse jamais cai para a série B =\