Virou decisão

Antes de mais nada, a rodada.

No fim de noite, o River Plate deu mais um fiasco. É triste para quem viu aquele supertime dos anos 90 constatar que agora só a camisa e o nome do clube são parecidos. E não precisamos recorrer a um passado tão distante. No primeiro semestre de 2008, de título argentino e de campanha dentro do aceitável na Libertadores, a diferença para hoje é gritante. Ontem, precisando vencer para ficar 1 ponto atrás do modesto Universidad San Martín, e necessitar de nova vitória semana que vem, o time argentino sofreu a fria vingança do Nacional paraguaio, já eliminado da competição. Vencia, sofreu o empate, Buonanotte foi expulso, veio o segundo gol do Nacional, Gorosito abriu o time, abriu-se a goleada, Gallardo descontou. Agora, o clube é lanterna.

Mas o que interessa ao Grêmio e dá título à coluna desta manhã é a derrota de um Boca Juniors recheado de volantes para o Deportivo Cuenca, no Equador. O resultado é do Grupo 2, mas ajuda muito o tricolor, que está no Grupo 7. Pois agora, vencendo o Boyacá Chicó no Olímpico, os gaúchos vão a 16 pontos e não serão mais alcançados por ninguém na liderança da fase. As vantagens: evitar brasileiros e argentinos logo agora nas oitavas, bem como decidir todas as fases de mata-mata em Porto Alegre. Não é pouco.

Agora, as projeções
Projetando o Grêmio líder da fase, o que é uma possibilidade bastante real. Claro, o Boyacá Chicó entrará no Olímpico disputando sua vida na Libertadores. Há que se considerar que não será uma barbada.

Caso o provável aconteça, surgem apenas quatro possibilidades de adversários para as oitavas-de-final: Defensor, Universitario, San Luis ou Universidad San Martín. Não haveria qualquer chance de enfrentamento com clubes como Colo Colo, Palmeiras, Sport, Nacional, Boca Juniors, Estudiantes, Chivas ou Boyacá Chicó, todos com possibilidades de ficar na segunda colocação de seus grupos, mas fariam mais que os 8 pontos que tem o Defensor, que já encerrou sua participação na fase de grupos. O adversário do Grêmio, por força desta pontuação definitiva dos violetas, terá 8 pontos.

Por ter atingido a liderança definitiva de sua chave, o Grêmio também automaticamente escapou de São Paulo, Libertad e Cruzeiro, campeões de seus respectivos grupos.

Para se ter uma noção das possibilidades de enfrentar cada adversário em caso de liderança, vamos aos cálculos, que apontam possibilidade alta para o heroico Defensor:

Defensor: caso o Universitario seja o classificado no Grupo 8, o Defensor será o 16º colocado desde que os peruanos vençam, empatem ou percam por até um gol de diferença para o San Lorenzo, em Buenos Aires. Se o classificado for o San Luis, os violetas só serão os piores classificados se os mexicanos vencerem o Libertad em Assunção por dois ou mais gols de diferença. Além desta combinação, precisam que o Universidad San Martín não percam por dois ou mais gols de diferença para o eliminado River Plate, em Buenos Aires.

Universitario: se classifica no seu grupo com um empate. Podem até perder, desde que o San Luis não vença e não tire a diferença de três gols que ambos têm no saldo. Classificado, só será lanterna com derrota por dois ou mais gols de diferença para o San Lorenzo, combinada com derrota por três ou mais gols de diferença do Universidad San Martín perante o River.

San Luis: precisa se classificar, tarefa complicada. Será lanterna se vencer o Libertad por no máximo um gol de diferença e ainda assim se classificar. Precisa também que o San Martín perca por três ou mais gols para o River.

Universidad San Martín: fica na lanterna em caso de derrota por dois ou mais gols para o River. Se o Universitario for o classificado no Grupo 8, precisa perder por menos diferença que o San Martín. Se o San Luis passar, não pode vencer por mais de um gol de diferença na rodada derradeira.

Isto, claro, se o Grêmio for o líder geral da fase de grupos. Se não vencer o Boyacá Chicó, muito provavelmente não será líder, e pegará um daqueles adversários citados anteriormente, teoricamente mais complicados que estes quatro mais detalhadamente analisados.

Saindo do muro
Para não dizer que não palpitei, aqui vai meu último e definitivo simulador das oitavas, palpitando os resultados dos 12 jogos que ainda restam da fase de grupos:

Grêmio x Defensor
Chivas x Deportivo Cuenca

São Paulo x Caracas
Cruzeiro x Universidad de Chile

Boca Juniors x Universitario
Sport x Univ. San Martín

Nacional x Colo Colo
Libertad x Estudiantes

Em tempo:
- Passou quem o Internacional não queria. O Náutico é fraco mas é da elite, e é uma viagem muito mais longa. É um jogo fora de casa. No Heriberto Hülse, haveria divisão de torcidas. E um adversário de Série C. Um teste interessante para o time de Tite.

Comentários

Dedé Krieger disse…
Torcedor tricolor, nada disso terá valor se o Grêmio não ganhar o jogo de terça! Compareça!
Lourenço disse…
A Chave 4 ali é equilíbrio puro. A do Grêmio, bem interessante.
André Kruse disse…
Só imagino a trabalheira que deve ter sido fazer estas projeções.
Vicente Fonseca disse…
Nem tanto, viu André?

Sentei numa cadeira e botei no papel, como nos velhos tempos. Vi que só times com 8 pontos e saldo de zero para baixo poderiam ser os adversários, pois é a atual situação do Defensor. Daí, foi só ver os que não poderiam mais chegar a esta condição (times que se classificarão e obrigatoriamente terão pontuação maior que isso) e ver quem sobrou.

Parece muito difícil, mas não foi tanto. Mas pensem que precisei de GRAFOS E DERIVADAS, pois valoriza meus direitos federativos. Hehe.
Unknown disse…
boca só na final?

AI, DORINHO!

to PREAMRUG por uma final de liber em casa.

VAMO GREMIO!
Vicente Fonseca disse…
É provável, Zeh.

Só convém lembrar que pegar brasileiros na final é impossível pelo regulamento, o que pode alterar o andamento das chaves. Mas com Grêmio em 1º e Boca em 2º, só na final pode haver confronto.
Vicente Fonseca disse…
Minha simulação com Grêmio empatando deixa o tricolor em 4º no geral. Pegaria nas oitavas o Caracas e nas quartas São Paulo ou Boyacá Chicó.

Perdendo, também fica em 4º e pega o Caracas. Nas quartas, porém, pegaria São Paulo ou Estudiantes.
natusch disse…
Que GELECU de quem tiver a desgraça de pegar o Imortal nas oitavas!

[VdeP em chamas e de baixo calão]
luís felipe disse…
o Boca ainda pode ser eliminado na primeira fase.
Lourenço disse…
Basta levar 3 a 0 em casa na última rodada

Deportivo Tachica = Dinamáquina: eu acredito
O que é deveras improvável. Teria que tomar 3 gols na Bombonera do Táchira (a quem derrotou na Venezuela aos 40 do segundo tempo) e o Cuenca vencer o Guarani no Paraguai.
Lourenço disse…
Embora Tachica seja muito mais nome de time sul-americano, me enganei na grafia.
Lourenço disse…
Não lembro se foi dito aqui, mas a vitória do San Martin é boa porque tira o Estudiantes das quartas de final do Grêmio.
A propósito, acredito em vitória do Ixpó no Equador, visto que a LDU, ao que tudo indica, colocará reservas na última rodada contra os pernambucanos.

E se essa for a tabela do Grêmio, a coisa vai encrespar mesmo nas semifinais, embora não me apeteça nem um pouco a ideia de enfrentar o Chivas nas quartas. Timezinho chato pra cacete esse...
Lourenço disse…
Por que, se o Universitário perder por 1 a 0, o Defensor continua atrás? Gols fora de casa?
Vicente Fonseca disse…
Sport leva 5 a 1 da LDU em Quito.

E tem razão, Lourenço. Se o Universitario perder de 1 a 0 jogará com o Grêmio. Vocês, também, ficam catando erros...
zeh nascimento disse…
gols fora de casa, lourenço.
deve ser por isso que tem esse critério no simulador do globo esporte...
o universitario tem 3 e o defensor, 1.
zeh nascimento disse…
quer dizer, to ESPECULANDO q seja...
"Sport leva 5 a 1 da LDU em Quito."

Velha tática de apostar em resultado análogo ao de outro time brasileiro de uma edição passada do torneio.
Prestes disse…
Vicente, acho que ali na tabela da C. do Brasil tem um erro. O Fortaleza eliminou o Paraná e vai pegar o Framengo.

Meu último simulador:

Grêmio x Defensor
Boca x Colo-colo
Nacional-uru x San Martin
SP X Universitário
Libertad x Chivas
Cruzeiro x La U
Sport x Estudiantes (melhor jogo)
Caracas x Cuenca

Quartas

Grêmio x Cuenca
Boca x Sport
Nacional x Cruzeiro
São Paulo x Libertad

OBS: Mas se isso acontecer vão ter que mexer nos brazucas.
Vicente Fonseca disse…
Porra, ESQUECI do gol do Fortaleza, Prestes. Para delírio dos burocratas de Brasília, ESTAREI ALTERANDO a tabelinha.

Nem pensei no Potosí x Cruzeiro de 2008, Fred. Foi INSTINTO mesmo.
Vicente Fonseca disse…
80 mil acessos! Quase um Maracanã em dia de Taça Guanabara.
Então aposto vinte mangos que o Ixpó vence lá.
Vicente Fonseca disse…
Nenhum palpite em simulador é válido se o instinto não prevalecer. Ex.: no Serra Dourada, Goiás (20º) x Grêmio (1º), há que se marcar 4 a 1 Goiás ou algo do gênero.
Vicente Fonseca disse…
Ah, só uma coisa. Se o Universitario levar 1 a 0 do San Lorenzo, quem joga com o Grêmio é o Defensor mesmo. O Universitario já fez mais gols fora que os uruguaios.
Lourenço disse…
Estranho esses critérios, é meio eufemístico.
Tipo saldo qualificado. Na verdade, passa o time que fizer menos gols em casa. Mas se prefere dizer que passa quem fizer mais gols fora.

É a questão do copo meio cheio ou meio vazio.