Liderança e preocupações

O Grêmio teve na noite desta quarta reparado o prejuízo que teve em sua estreia na Libertadores deste ano: naquela noite, há exatamente um mês, o tricolor patrolou a Universidad de Chile, mas não saiu do 0 a 0 no Olímpico. Hoje, teve uma atuação acidentada, de altos e baixos, cheia de problemas. Mesmo assim, conseguiu sair com uma vitória de Cochabamba, que o coloca não só na liderança, como muito bem encaminhado para se classificar às oitavas de final.

A equipe de Celso Roth, apesar do ótimo resultado, tem de ser muito cobrada. Porque a diferença de qualidade entre Grêmio e Aurora é abissal, tanto que o time perdeu gols novamente, teve um jogador expulso, se descontrolou, fez um péssimo segundo tempo e, mesmo com tudo isso, conseguiu ganhar a partida. Não é a frustrada expectativa criada por todos (menos dentro do clube, em princípio) de uma goleada que justificam as cobranças que têm de ser feitas: são os erros cometidos pelo time, alguns deles primários e que, certamente, não serão perdoados em caso de adversários mais complicados.

A correria inicial dos bolivianos era esperada, mas em menos de dez minutos o tricolor já criara duas chances claras de gol. Nunca chegou a fazer um grande primeiro tempo, pois por vezes apelava para a ligação direta quando o toque de bola pacencioso era o caminho mais indicado. Mesmo assim, controlou o jogo sem problemas e, para alívio de todos, saiu à frente antes do intervalo, num golaço de Jonas com bela assistência de Alex Mineiro.

O segundo tempo era para ser tranquilo, mesmo com o Aurora se atirando mais ao ataque. Victor fez bela defesa aos 3, mas o gol de Paredes, aos oito minutos, foi acidental. E foi muito mais maléfico para o time que uma simples perda parcial da vitória: o gol representou a derrocada psicológica do Grêmio, que se enervou demais, caiu na provocação de um time até certo ponto ingênuo e, por conta disso, perdeu Jonas tolamente expulso, aos 13 minutos. Um jogo que tinha tudo para ser fácil virou tarefa complicada por conta de erros infantis.

Ali a partida caiu de qualidade fortemente. Os gaúchos raramente eram acossados, mas, com apenas um avante entre os três zagueiros bolivianos, criavam pouco também. A entrada de Makelele no lugar de Ruy (começou bem, depois caiu na provocação e quase comprometeu) deu novo fôlego e uma jogada pela direita. O gol, entretanto, veio numa cobrança de falta fraca de Tcheco, que Dulcich deixou passar bisonhamente por entre as pernas. O azar dos outros jogos era compensado no finzinho da partida.

Sobre atuações individuais, a defesa mais uma vez foi bem no geral, especialmente Victor, muito seguro. Adílson foi mais uma vez bem no desarme, mas perdeu bolas fáceis quando foi à frente. Os alas começaram bem, mas caíram no segundo tempo. Tcheco não foi bem jogando longe do gol, e Souza, mesmo mais perto, não chegou a repetir seus melhores desempenhos. Jonas ia bem até a expulsão, e Alex Mineiro mais uma vez foi melhor garçom que definidor. No Aurora, destaque para Leonforte, zagueiro firme, e Paredes, autor do gol. Dulcich era o melhor nome do jogo até o frangaço. É uma equipe extremamente limitada, de nível do interior gaúcho.

Mesmo assim, o que valeu desta vez foi o bom resultado obtido fora de casa, que dentro das circunstâncias tornou-se ótimo, um alívio. O que se pode cobrar do Grêmio foi que a atuação esteve muito aquém do que aquilo que a equipe pode render - e até já rendeu nesta mesma Libertadores. Olhando para o jogo, venceu quem mais procurou o resultado. Se a estreia foi de um tropeço promissor, a terceira partida foi de uma vitória preocupante, novamente com muitos gols perdidos e, principalmente, um colapso nervoso que um time tão experiente não pode passar. Menos mal que as lições a serem resolvidas da Bolívia vieram com os três pontos. O Grêmio vira o turno, afinal, na liderança, mesmo com dois jogos de três fora, o que é ótimo. Porém, o sofrimento está sendo bem maior do que o necessário e o esperado, dada a qualidade do time e de suas atuações, especialmente as duas primeiras.

Taça Libertadores da América 2009 - Primeira Fase - Grupo 7 - 3ª rodada
25/março/2009
AURORA 1 x GRÊMIO 2
Local: Félix Capriles, Cochabamba (BOL)
Árbitro: Juan Soto (VEN)
Público: 11.059
Gols: Jonas 41 do 1º; Paredes 8 e Tcheco 42 do 2º
Cartão amarelo: Paredes, Edward Zenteno, Cardozo, Castellón e Ruy
Expulsão: Jonas 13 do 2º
AURORA: Dulcich (4), Leonforte (5,5), Edward Zenteno (5) e Mendez (4,5); Castellón (5) (Rodríguez, 36 do 2º - sem nota), Fernández (4,5), Escobar (5,5), Cardozo (5) (Sosa, 34 do 2º - sem nota), Bongioanni (4,5) e Marcelo Zenteno (4,5) (López, intervalo - 5,5); Paredes (5,5). Técnico: Julio Cesar Baldivieso (5,5)
GRÊMIO: Victor (6,5), Léo (6), Réver (6) e Rafael Marques (5,5); Ruy (4,5) (Makelele, 39 do 2º - sem nota), Adílson (5,5) (Thiego, 44 do 2º - sem nota), Tcheco (6), Souza (5,5) e Fábio Santos (5); Jonas (5,5) e Alex Mineiro (5) (Herrera, 19 do 2º - 5). Técnico: Celso Roth (5,5)

Foto: AFP

Comentários

Com exceção do Réver, achei a zaga nervosa. Não falhou, mas dava indícios de que a qualquer hora falharia. Os alas começaram bem, mas decaíram com o passar do tempo. Jonas e Adílson acho que foram os melhores do jogo (o Jonas até a hora de ser expulso).

Não achei o Aurora esse time ruim que falavam tanto, ao menos no toque de bola. Mas concordo que o Grêmio ficou um tanto recuado. Poderia ter ambicionado mais um pouco, já que chegavam fácil no gol adversário.

Como o Grêmio perde a cabeça quando toma um gol, velho. Isso aí precisa ser corrigido. Se for assim pro resto da Libertadores, a gente não passa das quartas.

E que juizinho bem ruim, por favor! Chegava a aplicar faltinhas bobas, e outras deixava de marcar faltas clamorosas. Ao menos, valeu o esforço do time.
Anônimo disse…
Impressionante! Será que vai ser sempre assim? A dificuldade que o Grêmio tem de colocar a pelota pra dentro é impressionante! Dá a impressão que a bola é quadrada e é 10 vezes maior que o tamanho da goleira! Mas falando sério : Alex mineiro deveria ir pra Santa Catarina trabalhar de garçon (afinal, é a única coisa que ele sabe fazer bem). Já o Jonas, deveria ir no terreiro (não, não é no beira-rio) que tem aqui perto de casa tomar uns "passes" pra ver se sai o encosto.
Sai capeta!
Lique disse…
nem li ainda, mas so' queria observar uma coisa: tou pra ver um "time brasileiro qualquer" levantando a libertadores e, no cantinho da tela, o sportv passando um gol do ronaldo, em gremio barueri x corinthians, ou algo assim. pior que os jogos do gremio tao dando azar de sempre ser durante os do ronaldo. heh.

essa historia e a do amauri na selecao italiana/brasileira tao levando os trofeus chatice do ano e budum do ano, desde ja'.
Anônimo disse…
deve ser um horror ter no seu time um goleiro que bate roupa em todas bolas como esse do aurora.

e o jonas parece que realmente aprendeu a chutar, ate' chutando meio de bico, como aquela no travessao. parece a historia do sobis, que publicamente admitiu que foi reeducado a chutar depois de um tempo nos profissionais. na primeira temporada dele, se via potencial, mas sem conclusao decente. depois, virou goleador e foi pra selecao. ok, jonas NUNCA vai pra selecao com aquela cara de colono dele, mas enfim.
Vicente Fonseca disse…
Pior foi na hora que estava 1 a 1, com o Grêmio deixando escapar a vitória incrivelmente, e me aparece um SEGUNDO REPLAY do Ronaldo fazendo o gol e comemorando. Parece gozação.
Anônimo disse…
o grêmio há alguns anos caiu para a segunda divisão. conseguiu retornar. mas nesse processo, parece que retomou somente capacidade técnica. psicologicamente, tanto em termos de time como de interação entre time e torcida, permanece rebaixado. conseguiu bons resultados nos últimos anos, mas quase todos de vice. vai longe, mas parece que (sei que muitos discordam, pero...) não tem confiança. e esse tipo de problema não se resolve trocando atacante, esquema ou técnico, assim, num passe objetivo.
Anônimo disse…
vitória preocupante, novamente com muitos gols perdidos e, principalmente, um colapso nervoso que um time tão experiente não pode passar

Perfeito.

Me preocupa o fato de o Grêmio ter aceitado a provocação dos bolivianos (unica dificuldade que eles ofereceram). Novamente se imagina o que acontecerá contra um time mais tarimbado
Unknown disse…
a impressão que eu tenho é que UNO não precisa ter muita qualidade pra assustar o grêmio: é só correr. contra o DRAGÃO GOIANO, ano passado - antes do dragão tornar-se essa máquina de fazer gols, é claro-, foi a mesma coisa.

e outra, o grêmio tem que chutar mais de BICO. alex MG e RONAS e SOUZA tão muito preciosistas. o RONAS até é o menos preciosista, mas os outros dois querem sempre dar um toque a mais, sempre um drible a mais. EU ACHO que quando um time tem facilidade pra chegar na frente da área adversária, tem que limpar e chutar.
Anônimo disse…
Não sei se vocês notaram, mas o Ruy saiu de campo devagarinho, no momento da substituição, quando o jogo ainda estava empatado. Isso muito me preocupou, deu a impressão de que estavam satisfeitos com o empate.
Unknown disse…
o ruy havia tomado um TOSTÃO fazia pouco. o ACOCHAMBRAMENTO tava mais no INCONSCIENTE...
Anônimo disse…
Segunda-feira à tarde, disse ao Fonseca: "não sei que tanto otimistas vocês estavam no Carta na Mesa certos de que haverá goleada. Se eu estivesse presente, apontaria um EMPATE". E, MORALMENTE, eu acertei.

Sou a favor de botar a dupla de argentinos de titular no resto da primeira fase da libertadores, assim Jonas e Alex MIneiro fazem um bom estágio jogando contra Aimoré, Grêmio Santanense e São Paulo de Rio Grande e voltarão menos EMPERIQUITADOS pro campo na Liber.
Vine disse…
Bah tchê, acho que tu deu uma nota muito baixa pro goleiro do Aurora. O cara apenas entregou a vitória, mas durante toda a partida evitou uma goleada...
Anônimo disse…
Poxa, Faraon, injustiça, eu alertei que o Grêmio poderia ter uma sub-atuação e não endossei a certeza de goleada.

No mais, Grêmio inelogiável. Mesmo tendo atuações cheias de defeitos nos outros dois jogos, o Grêmio fez de longe sua pior partida. O primeiro tempo foi de predomínio, gols perdidos e o que estávamos acostumados a ver. Tomamos um gol ridículo, caímos na provocação dos bolivianos, paramos de criar (Réver era armador e finalizador). Não dá para entender porque o Celso manteve 3 zagueiros (Réver arrancava, mas não era meio campista ontem) até o fim. Falam da altitude, mas o técnico não mexeu em um time que não dava resposta até os 35 do segundo tempo. Tcheco e Ruy se arrastavam. O gol nem vou elogiar, mal deu para comemorar. E ainda agüentar alguém falando em imortalidade no vestiário. Não sei mais nada.
Anônimo disse…
Tá brabo esse time do Grêmio porque ele não parece o Grêmio. Já vi times do Grêmio muito piores (esse não é ruim) que não me deixavam tão irritados. O Grêmio era eficiência, pragmatismo. Nunca o time que levava o gol depois de perder um na cara por causa de um preciosismo. Não o time que tinha 40 chances de gol e, por azar, não fazia. O Grêmio era o time que não tinha quase nenhuma chance e ganhava de 1 a 0. Ninguém está de sacanagem nem corpo mole. É característica. Difícil torcer para um Grêmio que não é o Grêmio. E não, eu não quero um time ruim ou desqualificado, antes que confundam.
Unknown disse…
o DULCICH (nome de quem é filho de um VdP) merecia nota alta EXATAMENTE por ter dado à vitória ao grêmio.

é o CLEMER BOLIVIANO - e, sim, eu sei q ele é argentino...
Anônimo disse…
"O Grêmio era o time que não tinha quase nenhuma chance e ganhava de 1 a 0."

Bah, análise perfeita do Lourenço.
Anônimo disse…
Estava ontem num bar - sem TV, não sequei - e depois q acabou o jogo passou um carro de gremistas fazendo gritedo e buzinando.

Os colorados da mesa olharam para os gremistas e a conclusão foi a mesma: "Não é o momento!"

Aliás, o blogger acaba de me dizer q o Grêmio deve escalar a BLARBI no ataque.
Anônimo disse…
Foi um jogo meio difícil de assistir. O primeiro tempo do Imortal foi bom, mas mesmo isso foi um problema - afinal, o Grêmio é MUITO mais time que o pobre Aurora, e deveria ter assegurado a vitória antes do intervalo, com absoluta naturalidade, e não fez isso. Sem atenuantes: o Aurora é um PÉSSIMO time, daqueles que ia lutar com o Brasil-PE para não cair no Gauchão, e falo sério. E bastou esse time quase inexistente achar um gol totalmente casual para o Grêmio desmontar emocionalmente - o Ruy IMPLORAVA para ser expulso, o Tcheco reclamava de cada falta boba como se tivessem marcado um toque de mão do Patrício lá nos Aflitos (aliás, discordo do Fred, achei a atuação do juiz bastante boa) e Jonas, aparentemente, caiu numa malandragem de jardim de infância e garantiu a própria expulsão. O gol do Dulcich foi muito mais sorte do que juízo, e um time que quer (e que convenhamos, até pode) conquistar a América não pode sofrer tanto para ganhar de um time que perigava ter sérias dificuldades jogando contra o Sapucaiense ou o São Paulo de Rio Grande.PSICÓLOGOS NO OLÍMPICO, JÁ!

Breves notas extras:
1) Estou cercado de corintianos (felizmente, não-praticantes) na casa onde estou hospedado em SP, e o vizinho de lado é um corintiano doente do tipo que grita a cada lateral do time. Só isso me impediu de soltar um PQPVAISEFUDERCARALHO quando a Sportv repetiu o gol do Ronaldo por outro ângulo...
2) Consegui ouvir o CnM dessa semana, finalmente. Excelente, parabéns aos presentes pelo alto nível técnico =)
3) Comentarista do Sportv falou em Victor na Seleção. MEDO. MUITO MEDO!

Abraços a todos!
Vicente Fonseca disse…
André, uma das minhas maiores preocupações foi ter justamente caído na provocação dos bolivianos, que são muito mais ingênuos e inexperientes em Libertadores.

Gustavo, o próprio Victor demorou a bater tiro de meta pouco antes do gol do Tcheco. O 1 a 1 estava de bom tamanho, pensavam, por causa da expulsão. Esqueceram talvez que vencer era mais do que necessário, pois perder pontos para o Aurora significaria um revés difícil de reverter.

Faraon, é verdade.

Vine, aquele frango não poderia passar impune de modo algum. Até porque decidiu o jogo. Foi uma infelicidade, a atuação dele foi muito boa, mas foi o lance capital da partida.

Concordo, Lourenço. Agora, o gol do Tcheco foi um revival daqueles jogos em que o Grêmio não criava muito e saía com a vitória, de certo modo. E entendo teu desabafo no sentido de melhorar as finalizações. Porém, obviamente, muito pior que perder gols é não criar jogadas para fazê-los. Isto sim se constitui num problema bem mais sério. E não tenho essa certeza de que trocar a dupla de ataque resolveria. Parece-me uma questão que ultrapassa a simples imperícia, vai muito do psicológico, da afobação mesmo.

Eu ia dizer que DULCICH é VdP na veia.
Anônimo disse…
Vicente, em primeiro lugar, não foi um desabafo, foi uma opinião. Não foi de cabeça quente, não foi por raiva, nem nada disso.

Em segundo lugar, minha insatisfação não tem como centro a perda de gols, muito menos os atacantes que aí estão. Está no estilo de jogo, no jeito de ser, como ficou mais claro ainda no segundo comentário.
Vicente Fonseca disse…
Acho que a comemoração dos gremistas se justifica pelo gol no finzinho e pelo inesperado da situação, Prestes. Meio que um desabafo, na verdade. A escapada de um fiasco que seria empatar com o time mais fraco do grupo.

Natusch, um elogio que se pode fazer ao Grêmio é justamente a cobrança que todos estamos fazendo: o tricolor só está sendo cobrado porque é um bom time e tem todas as condições de jogar muito mais do que isso. Mas, convenhamos: mesmo com os problemas em Porto Alegre e Tunja, esta é a primeira atuação ruim do Grêmio nesta Libertadores.
Vicente Fonseca disse…
Sim, entendi, Lourenço. Em momento algum tive por objetivo desqualificar a tua opinião, com a qual eu inclusive concordo, chamando-a de desabafo. Foi apenas um termo mal empregado, então. :)
Vicente Fonseca disse…
A questão de trocar os atacantes, na qual toquei respondendo ao teu comentário, não foi exatamente para ti. O Faraon é um que defendeu isso, mas é para todos aqueles que defendem isso, de um modo geral. Tu nem chegaste a falar nisso mesmo.

É muito comentário para responder, eu tenho o direito de me embananar de vez em quando. É o ônus da grandeza, hehe.
Anônimo disse…
Ah, tá. Sem problemas!
Anônimo disse…
Nem me irritei muito pela atuação em si, mas pela instabilidade emocional - que, essa sim, tem sido uma infeliz constante em qualquer jogo em que a coisa complica um pouquinho para o Grêmio. E não é de hoje.

Enfim, depois eu volto, se der tempo. Preciso dar uma saída e buscar um emprego que me recompense MONNETRImente (VdeP estilo "soco no coração", by Gil Brother) =P
Vicente Fonseca disse…
Na verdade, várias coisas me irritaram. A instabilidade emocional foi a principal; os gols perdidos pelo Alex Mineiro antes do empate do Aurora; e a conformidade com o empate após a expulsão do Jonas.

Notem que ninguém aqui falou em altitude. Alguns jornalistas chegaram a cogitar que o time estivesse sofrendo os efeitos dos 2,5 mil metros de Cochabamba durante a transmissão. Porém, o próprio fato de Roth só substituir o segundo jogador perto dos 40 do segundo tempo anulam esta teoria.
Tô esperando o Mundo Deportivo eleger o Dulcich o pior goleiro do mundo...
Anônimo disse…
http://www.elpotosi.net/2009/0326/n_a__4.html

Começa o texto "Gremio de Brasil derrotó sin complicaciones..."

Só pode ser rivalidade local.
Vicente Fonseca disse…
Há uma diferença de realidades também. A maioria dos textos bolivianos fala em vitória justa do Grêmio, em domínio total do tricolor, etc. Aqui, se fala que a vitória veio, mas com uma série de problemas.
Felipe disse…
Tenho só um comentário a fazer: tô doido por um grenalzinho!
Anônimo disse…
Sei não, Felipe. Nos últimos 3 grenais, o time que vinha pior venceu.
Anônimo disse…
Cada um exerga as coisas pelo ângulo que prefere. O meu é mais direto: nos últimos 3 grenais, o Inter venceu.
Vicente Fonseca disse…
Minha política de flautas não permite tocar flauta quando o rival ganha, mesmo que seja de um time sofrível por baixa margem de gols.

Imaginem tocar flauta em colorados caso o Inter ganhasse do Aurora por 2 a 1. Para quando perder do União Rondonópolis, o que eu teria a dizer? Esgotaria a minha fonte de inspiração.
Anônimo disse…
Ângulo direto? Não teremos grenais, o Inter não está na Libertadores.
Anônimo disse…
IMORTAL!
Anônimo disse…
O GRÊMIO foi o crepúsculo do Aurora.
Anônimo disse…
Não sabia que o Clêmer tinha aberto uma filial na Bolívia
Felipe disse…
Vicente, não foi flauta, foi só um comentário, seguido de uma estatística.

(crepusculo do Aurora chegou a doer na alma)
Vicente Fonseca disse…
Hehehe.

Tá certo, tu é CIENTISTA, tinha me esquecido.

Dois Chicos num só mundo é demais pra mim.
Anônimo disse…
Uai, sô! Que qui ocê tem contra os Chico, seu Fonseca?
Anônimo disse…
Também me senti ofendido. Desde os anos 80 não me sentia tão perseguido assim.
Anônimo disse…
Podem não notar, mas de alguma dimensão sempre acompanho o blog.
Vicente Fonseca disse…
Cinco Chicos incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais!

hdsjhdsjds