Cumprindo o dever

O Grêmio hoje fez tudo aquilo que se propunha: venceu o São Luiz, classificou-se, botou os titulares para jogar, deu ritmo de jogo aos atacantes argentinos, substitui-os quando cansaram, botou Jadílson no revezamento da ala-esquerda. O único revés inesperado foi a nova lesão de Ruy, que já havia saído contundido de Cochabamba e hoje novamente deu lugar a Makelele, ainda no primeiro tempo.

Pelo lado prático, a entrada do volante e dublê de ala foi boa para a equipe hoje: Makelele fez mais um gol (seu quarto na temporada, número incomum para alguém na sua situação) e produziu a jogada do outro. É claro que pedi-lo no lugar do titular é uma heresia da torcida inflamada: a cada vez que chega na linha de fundo, Makelele mostra porque Ruy, um dos melhores cruzadores do país, é o titular da posição. Até porque, não esqueçamos, ele é volante. Serve como um reserva para a ala por ser dinâmico, mas não tem o cacoete da posição.

Torcida, aliás, que tinha sua dose de razão em pedir Douglas Costa no time hoje. Entretanto, Roth não errou ao retirar dois atacantes para pôr outros dois. Pode ter errado, sim, em não escalar o guri desde o início, para dar-lhe sequência. É claro que agora fica fácil falar, pois Souza teve sua mais infeliz atuação do ano, tentando sempre um drible a mais ao invés de definir o lance - problema que, aliás, acomete seriamente também Adílson, que retém demais a bola quando arranca após recuperá-la. Mas é algo que tenho defendido há algum tempo, a titularidade de Douglas Costa em pelo menos metade dos jogos no estadual. Porém, as vaias a Roth são exageradas, com uma Social, mais uma vez, em um insuportável humor de tensão pré-menstrual. Para quem frequenta o espaço com reguaridade, a impressão que dá é que aquele setor do Olímpico parece sempre muito mais disposto a achar um motivo para pegar no pé do técnico do que propriamente querer o bem do time.

Tcheco também poderia ter aparecido mais no ataque. Ele tem tido sua produção ofensiva razoavelmente sacrificada para que Souza possa atuar com liberdade, e tem feito bem a função de segundo volante, quase não perdendo as divididas e conseguindo alguns desarmes, ainda que não tenha mais a intensidade física de Willian Magrão. Hoje, porém, o São Luiz permitia mais avanços. O organizado e fechadíssimo time de Ijuí ficava com quase todo o time atrás da linha da bola, o que congestionava a entrada da área. Com maior participação dos meias e dos alas (Jadílson foi extremamente discreto no segundo tempo), a vitória teria vindo mais naturalmente.

Em tempo:
- Kill é um bom nome para centroavante.

Campeonato Gaúcho 2009 - Taça Fábio Koff - Primeira Fase - 6ª rodada
30/março/2009
GRÊMIO 2 x SÃO LUIZ 0
Local: Olímpico (Porto Alegre)
Juiz: Ronaldo Santos Silva
Público: 10.031
Renda: R$ 111.694,00
Gols: Makelele 40 segundos e Reinaldo 37 do 2º
Cartão amarelo: Rafael Marques, Adílson, Oliveira, Felipe e Neguette
GRÊMIO: Victor (6), Léo (6), Rafael Marques (5,5) e Réver (5,5); Ruy (5,5) (Makelele, 22 do 1º - 6,5), Adílson (5), Tcheco (5,5), Souza (4,5) e Jadílson (4,5); Herrera (6) (Reinaldo, 25 do 2º - 6) e Maxi López (5) (Jonas, 25 do 2º - 5). Técnico: Celso Roth (5,5)
SÃO LUIZ: Oliveira (6,5), Marcão (5) (Gabriel, 27 do 2º - 5,5), Bronzatti (5,5) e Neguette (5,5); Genison (5), Alex Albert (5,5), Coracini (5,5), Carlos Lima (4,5) (Alan, 15 do 2º - 5) e Xaro (5); Kill (4) (Felipe, 20 do 2º - 5) e Ronaldo Capixaba (5)

Foto: José Doval/Grêmio

Comentários

Marcelo disse…
A social anda realmente insuportável, cada vez mais corneteira. Os últimos jogos tenho assistido da geral, me estresso bem menos do outro lado.
Marcelo disse…
Aliás, quem entrou no portão 10 foi presenteado com um show do Wander Wildner antes do jogo.
Vine disse…
Makelele fez o gol do banco de reservas?
André Kruse disse…
Só vi o final do jogo.

Também gostaria de ver o Douglas jogando mais pelo Gauchão, mas Celso Roth deve ter seus motivos. A "pegação" no pé está exagerada.

Um exemplo foi o jogo contra o São José, onde o Grêmio ganhava por 5 e a torcida o criticou por "demorar" a colocar Maxi Lopez.
natusch disse…
Tive que acompanhar o jogo no MINUTO A MINUTO, então não ouvi corneta nenhuma =P

E nem vou tocar mais no assunto Makelele para não me chamarem de chato oportunista... ^^
samir disse…
O contrato do Reinaldo está acabando. Existe interesse na renovação ?? Se não há interesse, não vejo o pq dele continuar nos planos (e é o papo que ouvi, de que não há interesse na renovação).

Tcheco jogou ?? Não vi a participação dele nesse jogo,como não tenho visto em outras partidas... e concordo com o professor, Adilson recupera a bola, mas não consegue dar continuidade ao jogo.

E espero que o Ruy esteja pronto pro mata-mata...
Vicente Fonseca disse…
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=342818

O fim de minha credibilidade.