O mato engrossou

O Internacional parece ter predileção por fortes emoções na Copa do Brasil, mesmo onde elas não parecem estar. A perda da invencibilidade em 2009 ocorreu na improvável partida de estreia da Copa do Brasil, em Rondonópolis, contra o União.

A derrota de 1 a 0 não vai complicar a classificação para a fase seguinte, se um mínimo de lógica ainda houver no futebol. O problema é que esta mesma lógica foi desafiada no interior do Mato Grosso, onde Fernando Carvalho reclamou da "falta de contundência" do time para aproveitar as chances no primeiro tempo, onde "parecia que estava treinando".

Como não vi praticamente nada a não ser por coincidência o gol e os cinco minutos finais, não posso analisar o que foi a partida. Mas só o fato de a equipe ter perdido para uma equipe que nem presença confirmada na Série D tem ainda, está em 10º lugar de 16 no Campeonato Mato-Grossense e com o legendário Odvan comandando a zaga dá uma dimensão da situação. Isso que o colorado foi o único grande que não venceu na estreia.

Menos mal que é a primeira partida, que é o União Rondonópolis e que há o jogo do Beira-Rio. A derrota, se é que tem hora certa para vir, pode ter vindo nesta quarta. A ausência de Alex, o calor, o gramado, nada justifica um fiasco deste tamanho. É uma boa hora para acordar, entretanto. Mas para quem tinha tudo para eliminar o adversário no primeiro jogo e se consolidar como o principal favorito da competição, é um começo nada fulgurante.

Libertadores
Belíssimas vitórias fora de casa de Nacional e Sport. O Bolso fez 3 a 0 no homônimo paraguaio com autoridade, enquanto o Leão da Ilha fez 2 a 1 no Colo Colo em Santiago, com um gol de Ciro e outro de Wilson em passe do guri, que joga demais, por sinal.

Copa do Brasil
Todos os grandes, à exceção do Inter, ganharam. Vasco e Atlético-MG já se garantiram, a exemplo do Guarani. Tudo dentro do esperado. O mau começo gaúcho também leva em conta o Caxias, que perdeu por 2 a 0 para o Guaratinguetá fora de casa e se complicou.

Foto: Divulgação

Comentários

http://img252.imageshack.us/img252/9608/91399311cc1.jpg

Igor achou. Créditos totais para ele, mas estou divulgando aqui.

Amanhã comento sobre.

Verificação de palavras: ANTIMES!
Anônimo disse…
Esses interistas me divertem :D
Vicente Fonseca disse…
jkdfjklfdjklg

Li hoje na ZH que o Piffero não quer adiar o possível Gre-Nal para segunda-feira, pois "não é coisa de Série A", "eles se dão bem na segunda", blabla. Isso não é postura de presidente. Morreu pela boca. Perdeu para um time literalmente de quinta (o União nem na quarta divisão estará), mesmo com jatinho particular e tudo mais.

Quando eu achava que já tinha passado a pior fase dele, eis que ele ressurge com tudo. Patético.
Eu acho engraçado algumas coisas no Inter. Desde que o Piffero virou presidente, é sempre a mesma coisa: time pronto no início da temporada, tendência de ano maravilhoso, flauta desnecessária no Grêmio, evidências que faltou planejamento no ano e time jogando bem só em novembro.

Ah sim, e um título "internacional" pra enganar a torcida de que tá tudo bem.
Vicente Fonseca disse…
Só quero deixar claro que acredito na classificação do Inter e, desta vez, vejo um time bem mais sólido que o começo 2008. Acho que neste ano a coisa vai. Só gostei do resultado para fechar um pouco a boca do Piffero, que é um cara que não engrandece em nada o grande clube que preside. E, claro, gostei também porque sou gremista (eheh). Mas nem vi o jogo, acompanhei o do São Paulo. Fiquei surpreso cada vez que eu trocava de canal e vi o 0 a 0 no placar da RBS TV. Vi o gol, coincidentemente, e os minutos finais, apenas.
Falando do jogo de ontem: não vi todo, alternei entre esta e a partida do São Paulo. Mas vou comentar o pouco que vi.

Desde o Gre-Nal tá claro que este esquema tendo apenas Magrão e Guiñazu na marcação não funciona. Olha, mesmo querendo o fracasso interista no centenário deles, devo dizer que colocar o gringo na primeira função do meio é um crime! É a mesma questão do Tinga em 2006 jogando na terceira função, quando ele só se preocupava em marcar e não jogava. Botaram ele na terceira função e ele virou o motorzinho do time.

E o mais impressionante é que todo mundo apoiou esse esquema de 2009, desde a imprensa até o Carvalho. Ninguém aprendeu com a passagem do Abel em 2006-2007?

Eu, se fosse colorado, estaria puto da cara hoje. Perder pra um time cuja folha salarial não passa dos 50 mil reais, tendo o melhor elenco do Brasil, é demais! Nem o Grêmio, com uma força ofensiva medíocre ano passado, fez esse fiasco jogando contra o Jaciara. E olha que, como disse o Igor, a gente se esforçou.

Só espero que essa fase deles dure até a final gre-nal da Taça FC.

Verificação de palavras: RAPHA.
Eu também acredito na classificação do Inter, Vicente. No Beira-Rio, eles metem uns 7 e passam.

Mas pegou todo mundo de surpresa, definitivamente. E fez com que esse grupo baixasse a bola. Estávamos todos esperando uma vitória acachapante ontem.

Falei pra um amigo, saindo do trabalho ontem, que não secava o colorado em jogos que tinha certeza que ele ganharia. Foi assim com o Al-Ahly, por exemplo. E foi assim ontem. E aí os caras aprontam uma dessas.

Tsc, tsc...
É a mesma questão do Tinga em 2006 jogando na terceira função, quando ele só se preocupava em marcar e não jogava.

jogando na SEGUNDA FUNÇÃO. Errei ali.

Desculpe-me pelo excesso de mensagens, meu velho.
Anônimo disse…
Frederick, parece que o Carvalho e o Luigi não gostam desse esquema.

Queria ter visto o jogo do Sport ontem, mas não passou em nenhum canal.

Em compensação a estréia do Fluminense/Unimed foi transmitida pela Band, Sportv e ESPN
André, teve uma nota do Final Sports falando que o Carvalho acreditava no Tite e apoiava esse esquema. Isso acho que foi no Gre-Nal. Posso estar enganado, mas lembro de ter lido isso.

E essa história do jogo do Sport foi lamentável mesmo. Passaram só pra Recife o jogo. O único brasileiro que ganhou até agora nessa fase de grupos da Libertadores.
Anônimo disse…
Isso é influência da Globo Nordeste.

Por um lado é bom para o estado de pernanbuco, visto que o Sport terá mais jogos transmitidos em TV aberta do que o Grêmio, por exemplo.

Mas, acho que o Sportv se passou, o jogo da Libertadores entre Colo-colo e Sport era muito mais interessante do que o jogo do atalho para libertadores.

TV a cabo não deveria ser tão obcecada por audiência.
Vicente Fonseca disse…
Rojadirecto.com

Deve ter sido o único modo de assistir a Colo Colo x Sport. Também gostaria de ter visto, mas o jogo do São Paulo também era interessante e me agradou.
Vicente Fonseca disse…
Mas é verdade o que tu falou, André. O Sportv não queria perder audiência passando o jogo do Sport, já que a ESPN Brasil também transmitia o jogo do Fluminense.
Anônimo disse…
TV a cabo não deveria ser tão obcecada por audiência.

Assino embaixo.

A arrogância e falta de noção do Piffero são tão notórias que acho desnecessário ficar aqui chutando cachorro morto. De qualquer modo, mordeu a língua, de novo. E vão dizer que é secação, mas realmente me surpreende ver que desde 2007 o Internacional começa a temporada do mesmo jeito: com muito discurso, muito plantel, mas pouca concentração, pouca humildade e pouca consciência tática. O Inter tem, no momento, um grupo de jogadores diferenciado, possivelmente o melhor do país - mas continua misturando jogadores ao invés de escalá-los, continua achando que vai vencer sempre na força da camisa, continua com dirigentes mais preocupados em "dar a letra" para o Grêmio do que em trabalhar pelos próprios objetivos. Esse time ganhou a Sula há pouquíssimo tempo atrás, como pode estar fora de foco e desorganizado dessa maneira? E ainda vem gente me dizer que "do Grêmio a gente ganha", ignorando que tiveram uma vitória totalmente circunstancial em uma partida que jogaram muito pouco. De novo, o cavalo da Copa do Brasil passa encilhado para o colorado - e, se não aproveitar o fiasco de ontem para dar uma sacudida geral, periga deixar a chance passar mais uma vez.

Mas enfim, os interistas que se entendam =P
Anônimo disse…
Tá, eu também queria ver o jogo do Sport, mas Band e Espn Brasil não têm direito sobre Libertadores. E, para o Nordeste, o jogo foi transmitido. Para nós, passou o jogo do Inter, com justiça.
Anônimo disse…
E o site é rojadirecta.org
Vicente Fonseca disse…
Minha reivindicação era passar o jogo do Sport pelo Sportv, que sempre teve tradição em transmitir Libertadores e era mais importante, deixando o jogo do Flu para o Rio.

E obrigado pela correção.
Vicente Fonseca disse…
Presidente, concordo que a vitória no Gre-Nal foi circunstancial pela atuação do Inter. Mas a derrota de ontem também foi acidental, aliás, bem mais acidental.
Anônimo disse…
Mas o GREnal não foi consequência de uma atuação superior do Inter. Ontem o Inter foi vitimado não por uma atuação luxuosa do União (que é um time muito fraco), e sim por suas próprias falhas e sua própria ineficiência. Ou seja, há um padrão. E eu digo isso uma SENTENA de vezes, se for o caso (sim, verificação de palavras) =P
Vicente Fonseca disse…
Ok, entendi o que tu quis dizer. Mas analisando apenas resultados, é óbvio que uma derrota para o União é algo circunstancial, tipo aquela do Palmeiras para o ASA de Arapiraca. Não vi o jogo de ontem, mas pelo que andei lendo me pareceu um resultado bem justo até.
Anônimo disse…
Por favor, flautas, eu mereço, flautas, flautas, flautas, usdhauuhuhdaushduashduasdhuh
Vicente Fonseca disse…
Só rindo, né Prestes? Confesso que também dei umas boas gaitadas pouco antes da meia noite de ontem.

Abraço.
Anônimo disse…
Só rindo. Eu sou da turma dos que achou bom. Óbvio que torci, mas já foram vários jogos que o Inter, quando vê facilidade, não marca gols. O cara vê que tá uma barbada e começa a brincar, isso aí não pode, tem que jogar a morrer. Se não, quando precisar, vai faltar essa contundência.
Vicente Fonseca disse…
Aliás, gostei que aquela última bola do União deu na trave. Como gremista, ganharia um mínimo de esperança na eliminação colorada se fosse 2 a 0 e certamente ficaria muito mais frustrado com uma reversão por parte do Inter. Terminando 1 a 0, estou tranquilo de que a secação não adiantará nada.

kjfdsjkdfs
Só pra não perder o hábito: onde está o Chico?
Anônimo disse…
Eu não vi o jogo. Mas talvez seja uma daqueles sustos (mais do que isso, não é, o Inter vai passar de fase) que ajude a corrigir o rumo. Ouvi dizer que o Sandro vai entrar, pois o time precisa de um volante mesmo. É um acerto, sempre defendi que Guiñazu e Magrão nas primeiras funções abrem demais e tiram consistência do time.
Anônimo disse…
A única flauta que eu posso fazer é dizer que não vou fazer flauta, pois este ano não assisto Copa do Brasil.

O que é lamentável, pois adorava o torneio. Mas é a competição mais mal tratada do futebol brasileiro.
Vicente Fonseca disse…
Chico está banhando-se gentilmente nos ares e mares litorâneos.

Concordo com tudo, Lourenço, tanto quanto no time, como na flauta e sobre a Copa do Brasil.
Lá vai:

...E ninguém cala / esse chororô! / Chora o Piffero / Chora o Carvalho / Chora o Adenor!
luís felipe disse…
não consegui ler nada além do Impedimento, por questões óbvias, e da denúncia do PSOL em cima da Yeda.

destaco essa frase que pra mim resume tudo:

O Internacional parece ter predileção por fortes emoções na Copa do Brasil, mesmo onde elas não parecem estar.

obrigado
luís felipe disse…
tudo bem que a arrogância do Píffero é lendária, mas perto do que o Krieger e o Meira têm dito nos últimos tempos, ele virou ovelha.
Vicente Fonseca disse…
Hehe.

Aqui vai um post que fiz ano passado, antes de o Inter eliminar a Chapecoense, que traz todas as quedas coloradas diante de clubes pequenos na Copa do Brasil:

http://cartanamanga.blogspot.com/2008/03/o-drama-de-enfrentar-os-pequenos.html
Vicente Fonseca disse…
Claro, também acho que o Krieger tem falado demais. Mas acho que é mais ou menos como disse o Prestes no Carta na Mesa: do vice-de-futebol até dá para aturar essas coisas, mas um presidente tem que manter mais a postura.

Falando nisso, achei de grande elegância a postura do Fernando Carvalho de dizer que entregará a taça ao Grêmio caso ganhe a copa que leva seu nome.