Nosso ilustre leitor da casamata

O primeiro tempo foi complicado, com momentos de doer. No segundo, Celso Roth confirmou ser nosso leitor: colocou Jonas, tirou um zagueiro e o time foi num pretenso 4-4-2, melhorando a produção ofensiva. O resultado foi um 2 a 0 construído sobre o pior Juventude dos últimos 15 anos, que só não foi goleada por força das defesas seguras do bom goleiro Gatti.

Não quer dizer que o primeiro tempo foi um lixo e colocar Jonas e tirar Rafael Marques tenha resolvido tudo. Foi um pouco mais complexo do que isto, mas a base de raciocínio é esta. O Grêmio exerceu a pressão no início da partida e o gol parecia questão de tempo. Mas não havia aquele trabalho qualificado de criação dos últimos jogos no 3-6-1, nunca houve. Apesar das boas subidas de Ruy e algumas boas jogadas isoladas, era na base de levantamentos para a área do time caxiense que o tricolor ameaçava. Isto até os 15 minutos. Dos 15 em diante, tivemos um primeiro tempo sonolento, com um Grêmio muito superior tecnicamente, mas incapaz de furar o ferrolho formado pelos alviverdes.

Bastou pegar um time um pouco superior a Novo Hamburgo e Esportivo (pouco mesmo, quase do mesmo nível) para haver as primeiras complicações ofensivas deste 3-6-1. Alex Mineiro se via constantemente isolado, sem ter com quem tabelar, disputando bola rifada com os zagueiros. Em casa, contra um time bem pior, não faz nenhum sentido colocar três zagueiros, dois volantes e apenas um atacante de ofício. Sei que não se trata de cautela em excesso, Celso Roth pensou em acrescer qualidade, não fez para retrancar. Mas ficou nítido durante todo o primeiro tempo que um segundo atacante para tabelar com Alex Mineiro e diminuir este buraco que havia do centroavante para os meias e alas era peça fundamental a ser colocada. Apesar dos pedidos da torcida, este homem era Jonas, não Herrera, que ainda não tem condições de jogar tanto tempo em alto nível.

Roth esperou o intervalo. Retirou Rafael Marques e pôs Jonas, que caiu como uma luva no time. 4-4-2? Nem sempre. Por muitas vezes, Diogo era visto fazendo a função de Rafa, zagueiro pela esquerda num 3-5-2. Marcava Ivo de cima, evitando contra-golpes do Ju. Logo em sua primeira jogada, Jonas acertou o poste. Alex Mineiro, tendo com quem tabelar, cresceu no jogo. Em sua primeira jogada do gênero, deixou Ruy na cara de Gatti para abrir o placar, em lance semelhante ao primeiro gol do ala direito contra o Esportivo.

O Grêmio todo cresceu. Houve a expulsão de Mineiro, que serviu para praticamente alijar o Juventude do jogo. No finzinho, Souza tabelou com o reestreante Herrera para fazer o 2 a 0. Não que o tricolor tenha patrolado ou jogado uma maravilha no segundo tempo. Mas foi muito mais consistente ofensivamente sem perder em força defensiva. Jonas tem de ser titular neste momento, se o discurso pela qualidade de Celso Roth tiver um mínimo de coerência. Tcheco recuou e auxiliou Willian Magrão na marcação, que cresceu de produção. Só Jadílson mantinha a medíocre participação do primeiro tempo. Movimenta-se bastante e chega à linha de fundo, mas mostrou-se dispersivo na marcação e cruzou mal.

Fala-se muito em Máxi López, mas o Grêmio deveria priorizar a contratação de um primeiro volante confiável. Este homem não é Diogo, que comete muitas faltas, nem Adílson, que ainda não tem condições de assumir a titularidade. Hoje o time titular (não estou pondo Veranópolis na conta) teve sua pior atuação desde Santa Maria, mas a vitória era fundamental para recolocar o time nos eixos. Foi o jogo em que provou-se que o 3-6-1 não pode ser o esquema do time para 2009, e que um 4-4-2 é possível, já que Diogo faz o terceiro zagueiro, se necessário.

Em tempo:
- Este time do Juventude não só não sobe à Série A como corre risco de rebaixamento.

Campeonato Gaúcho 2009 - Taça Fernando Carvalho - 7ª rodada
12/fevereiro/2009
GRÊMIO 2 x JUVENTUDE 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Público: 16.165
Renda: R$ 206.047,00
Gols: Ruy 2 e Souza 41 do 2º
Cartão amarelo: Rafael Marques, Ruy, Réver, Souza, Diogo, Renan, Francismar, Luiz Felipe e Alan
Expulsão: Mineiro 21 do 2º
GRÊMIO: Victor (6,5), Léo (6), Réver (6) e Rafael Marques (5,5) (Jonas, intervalo - 6); Ruy (6,5), Diogo (5) (Adílson - 5), Willian Magrão (5,5), Tcheco (5,5), Souza (6) e Jadílson (4,5); Alex Mineiro (5,5) (Herrera, 30 do 2º - 5,5). Técnico: Celso Roth (5)
JUVENTUDE: Gatti (6,5), Luiz Felipe (5), Juan Pérez (5,5), Alex Moraes (4,5) e Mineiro (4); Renan (5,5) (Léo Andrade - 4,5), Walker (4,5), Tiago Renz (4,5) e Francismar (5) (Alan - sem nota); Ivo (5) e Allison (4,5) (Diego Rosa - sem nota). Técnico: Paulo César Gusmão (4,5)

Foto: José Doval/Grêmio

Comentários

Lique disse…
expulsão injusta do jogador do juventude, achei.

mas nada mais injusto que o juiz ter VISTO o goleiro do fluminense dar um soco num outro jogador, marcar o pênalti e não expulsar o jogador pela agressão. 10 minutos depois, o goleiro foi lá e sofreu outro pênalti que levou o flu à vitória. campeonato carioca consegue ser pior que o gaúcho.
Vicente Fonseca disse…
E o Vasco hein? Fase tão ruim que quando é líder inscreve jogador irregular.

Tava de longe, do outro lado do estádio, e não consegui avaliar se a expulsão do jogador do Juventude foi justa ou não.
Lique disse…
foi um amarelo desnecessário, o cara claramente visava a bola e chegou meio atrasado. logo depois ele deixou de dar cartão num lance em que o cara teve muito mais intenção de parar o jogo e não deu amarelo pra não dar outro vermelho. juizinho fraco, aquele, dá pra ver na cara dele.
Vicente Fonseca disse…
Fraco sim, como a maioria dos árbitros do Gauchão. É daqueles que para o jogo a todo instante, o que me irrita deveras.
André Kruse disse…
Grêmio deveria priorizar a contratação de um primeiro volante confiável

Perfeito. Um "Edmilson na copa de 2002", um volante que faça o terceiro zagueiro com naturalidade. Ou um "Jeovânio"

Também achei injusta a expulsão.
Anônimo disse…
Jeovânio. Onde anda este sujeito?
Não vi o jogo, mas aparentemente o Grêmio melhorou depois de passar do 3-6-1 pro 4-4-2. Nenhuma novidade.

palavra de verificação: petyphar
Vicente Fonseca disse…
O Jeovânio andava no Valenciennes, que estava na elite da França, logo que saiu daqui.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeov%C3%A2nio_Rocha_do_Nascimento

Aqui não diz onde ele está agora, mas está com 31 anos, ou seja, dá caldo. Acho bom jogador, indiquei pro Grêmio antes mesmo de vir, quando era do Figueirense.

Edmílson que, aliás, anda jogando muito no Palmeiras.

Verificação: BOIDIA, pessoal!
Anônimo disse…
Você me pegou, Vicente. Tenho postado com o codinome Lourenço há muito tempo (ninguém desconfiou do caso Ruy?) e, agora, não deu para disfarçar. Enfim, todos aqueles que adoram minhas decisões, agradeçam o Vicente, pois sempre leio o Carta antes de mexer no time
Vicente Fonseca disse…
jdjldsfjkl

Ué? Achei que o codinome Lourenço era do Krieger...
Anônimo disse…
"Celso Juarez"
çfhçaskljfa

No mais, esqueci de comentar, mas a tua questão é importantíssima: um bom primeiro volante deveria ser prioridade.

Também acho que não seria nada mau contratar outro lateral direito, já que BULB HEAD está sozinho...
Unknown disse…
JEOVÂNIO: EU JÁ SABIA...

NÃO VI o cara ser expulso. JURO.

take it LEASI (palavra de verificação)
Vicente Fonseca disse…
Sim, eu VI que tu não tinha notado. Também né?, ficou gritando AGUANTE HIJOS DE PUTA, A HACER GOLES EN ESTOS MIERDAS enlouquecidamente...
Quase tive uma SÍNCOPE com o Zeh gritando em espanhol palavras de desordem dentro do estádio.

Certo que tavam pensando que era um argentino.

E continuo tendo minhas dúvidas. É verdade que o trabalho tá sendo bem feito, mas não acho que o Roth (e até mesmo os jogadores) tenha convicção do melhor esquema de jogo pra Liber. E isso que ele falou na pré-temporada que já teria uma noção de esquema com 4 ou 5 jogos de Gauchão.

Enfim, apreensão é a palavra que me toma.

tomarei um EFLOGR pra acalmar (sei lá se tem remédio com esse nome, mas essa era a verificação de palavras).
Anônimo disse…
O Grêmio terminou o primeiro tempo em baixa, visivelmente pressionado pelos últimos resultados. A entrada de mais um atacante, por óbvio, melhorou o time, pois o Alex Mineiro ficou perdido entre dois zagueiros e o Juventude adiantava sua marcação para o meio de campo, embolando tudo. Jonas, pentelho, fez um salseiro na frente. No mais, ainda que Jadílson precise de seqüência e tenha ferramente, foi discreto e não merece tirar Fábio Santos.
Vicente Fonseca disse…
Também acho, Fred. Já era para estar com o time definido e pondo para jogar, já que a estreia na Libertadores é daqui 12 dias. É impossível saber o que se passa na cabeça de Celso Roth. Talvez ele já tenha as coisas pensadas e só está fazendo isso para começar o ano de mal com todos, como de hábito.

Jonas é a mosca na sopa de qualquer zagueiro. Tem que jogar, voltou muito bem da Lusa, cai menos e joga mais. Merece a titularidade. Incrível como Alex Mineiro cresce com ele.
Anônimo disse…
Torcida gremista, caso vocês não estejam satisfeitos com o Roth, já estou me candidatando.

Vi que alguns preferem o Leandro Machado alguns posts abaixo. Por que não Nestor Simionatto? Contra essa arbitragem tendenciosa e ladra da FGF, iremos longe.

Lembrem de mim com carinho.
Um abraço.
Anônimo disse…
pô, e vcs NEM PRA ME AVISAR.

dsghslakfghsalkjg.
Só mais duas coisas:

1) Este Luiz Felipe do Juventude é aquele que jogou no Grêmio em 2006?

2)
- Este time do Juventude não só não sobe à Série A como corre risco de rebaixamento.

Série B, no Jaconi: Juventude 0x5 Atlético-GO. Três gols de Marcão, o artilheiro-tanque.

Grêmio deveria trazer LUTCH Gonzáles pra primeira função do meio-campo.
Vicente Fonseca disse…
Acho que é o mesmo Luiz Felipe, sim.
Vicente Fonseca disse…
Bah, e agora eu abro a ZH e as duas primeiras frases do texto do jogo do Grêmio é a seguinte:

Talvez Celso Roth tenha mesmo razão em insistir no esquema 3-6-1. Na vitória do Grêmio por 2 a 0 sobre o Juventude, ontem, no Estádio Olímpico, a produção ofensiva foi semelhante à do Gre-Nal

Inacreditável. De certo, Jonas é VOLANTE.
Vicente Fonseca disse…
As duas frases (...) SÃO AS SEGUINTES.

Corrección.
Anônimo disse…
O Monumental pulsou e o Papo foi cozido no caldeirão do Olímpico.
Anônimo disse…
Chega de invenção! 4-4-2 já!

Também concordo que o GRÊMIO necessita de um volante com experiência na Libertadores. Pode ser estrangeiro ou não.
Anônimo disse…
4-4-2 está IMPLORANDO para ser utilizado. Já deixou de ser a melhor opção para ser a única opção lógica, simples assim.

Não se preocupem, em duas rodadas de Liber o Grêmio já vai PULAR para a liderança do grupo (sim, ESSA é a verificação de palavras, juro!) =P
Anônimo disse…
E deixar o Jonas no banco é uma HERESIE (sim, essa é a verificação!) o.O
Anônimo disse…
Lembram de mim?
Anônimo disse…
Eu lembro!
15 anos...

Verificação de palavras: MALAM.
Marcelo disse…
A direção poderia trazer o Jeovânio de volta gastando bem menos do que com o Maxi.