De malas prontas

Meu planejamento era escrever um texto hoje pela manhã para discutir a escalação ideal do Internacional para 2009, já que é dito que Tite sofre pressões para escalar Sandro e acertar a marcação no meio. Mas, felizmente, não havia me dado ao trabalho ainda. Porque a venda de Alex por 5 milhões de euros para o Spartak Moscou, mesmo clube que levou Rafael Carioca do Grêmio, mudará tudo.

Primeiro, porque a notícia por si só merece muito mais atenção que esta discussão. Trata-se da venda de um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. O que surpreende são duas questões: primeiro, que Alex aceitou ir para a Rússia, sendo que cansou de dizer que só sairia do Internacional para um clube de primeira linha na Europa. Outra é o valor da transação: 5 milhões de euros, pelo que jogou o meia ano passado, parece pouco. Mesmo que não seja mais guri, tem 26 anos, está no auge. Fernandão, aos 31, saiu por 7 milhões de euros. Tanto na negociação com o capitão do mundial quanto na de Alex, o colorado levará 3,5 milhões de euros para seus cofres.

Fato é que, paradoxalmente, Tite se livrará de um problema para escalar o time. Poderá montar o time com Sandro, Guiñazu, Magrão, Taison, D'Alessandro e Nilmar, como era em 2008 (Taison faz as vezes de Alex) ou então retirar Magrão para colocar Alecsandro. São duas boas opções, ainda que eu prefira a segunda. Ainda há Andrezinho, que vem jogando bem, mas está um degrau abaixo dos outros dois meias em qualidade técnica. Claro que um problema se resolve, mas outro vem com força. Tite perde um jogador decisivo, o único do elenco com bom chute de fora da área. Um cobrador de faltas exímio. Um jogador de movimentação constante, classe na assistência.

O fato é que o Internacional quer vender Alex, o jogador já não parece com cabeça para continuar, quer jogar na Europa, e o Spartak deseja contratá-lo. Mesmo que, pelos números, o negócio parece que poderia ter sido melhor, todos sairão aparentemente satisfeitos desta negociação.

Gauchão
Brasil leva 5 a 2 da Ulbra no Bento Freitas, com direito a pancadaria entre jogadores no final. Xavante precisa fazer pelo menos 10 pontos no returno em 7 jogos para escapar da degola, pela projeção. Isto representa 48% de aproveitamento, o que quase exige a classificação para evitar a queda. Dureza.

Quanto à questão do Grêmio, a Federação não atenderá os apelos dos tricolores, e as datas das partidas finais da Taça Fernando Carvalho seguem sendo as mesmas. Amanhã é o Juventude, quarta é a Universidad de Chile (Libertadores), sexta é a semifinal, domingo é a final, provavelmente Gre-Nal. Só não entendo porque o Grêmo cogita colocar time titular na sexta e reserva no domingo, quando a lógica indica justamente o contrário.

Comentários

Felipe disse…
Só acredito nisso com o anúncio oficial. Não dá mais pra acreditar nessas fofocas que saem na Contigo (ZH).
Vicente Fonseca disse…
Hahaha.

Ontem quando fiz o texto eu entendi a informação dada como certa, mas já vi que houve o famoso recuo do "ia", "estaria sendo vendido", "estaria esperando apenas o fax". De qualquer modo, vale a projeção da análise. Minha prática é só colocar quando oficializado, mas não quis apagar tudo.
Anônimo disse…
O Esporte da ZH perdeu a vergonha de inventar notícia. A cada 10 eles dão a coincidência de acertar uma. Não é por acaso que o seu editor é um escritor de ficção!
Vicente Fonseca disse…
O Léo, segundo eles, já saiu do Grêmio umas 4 vezes. O Alex já é a segunda. Vamos ver se agora acertam.
Felipe disse…
Lembra quando inventaram Altobelli no Inter?
Vicente Fonseca disse…
Bah, verdade. E quando anunciaram com certeza que BOSSIO seria o goleiro do Grêmio em 2007, antes de vir o Saja.

Hoje ouvi falar que Noir estaria novamente na pauta de contratações coloradas. Duvido muito, pois está inscrito pelo Boca Juniors na Libertadores.
Anônimo disse…
Não sei por que a revolta do torcedor colorado com a notícia. A direção e o Alex querem muito que isso aconteça, deve ser bom para o Inter.
Anônimo disse…
"Só não entendo porque o Grêmo cogita colocar time titular na sexta e reserva no domingo, quando a lógica indica justamente o contrário."

Apenas uma tática de pressão. Se disser que vai fazer isso, a FGF nem se coça para mudar. Dizer que vai estragar o grenal e a final daí já mete mais medo nos organizadores, inclusive da tv. Duvido que, não alterando data alguma, o Grêmio jogue sexta com um time melhor que o de domingo.
Anônimo disse…
Che, pois é. Os caras deram a notícia como muito certa só pra chamar atenção. Chegou na hora do vamos ver vieram com "estaria".
Vicente Fonseca disse…
Agora sim, confirmado.

E dizem que o Grêmio está acertando com o volante Fabinho, do Corinthians, que não é aquele do Inter de 2006. Alguém tem alguma lembrança deste rapaz?
Vicente Fonseca disse…
Até me lembro de nome, mas não do futebol dele.
Sei que ele tem polidactilia.

Só.

Aliás, coincidência ou não, a verificação de palavras é COLATIC.