Até aqui, Romário

Ouvi nesta semana algo sobre uma enquete sobre quem era (ou, dizem os mais maldosos, quem FOI) melhor, se Romário ou se Ronaldo. Vocês podem me ajudar a lembrar o veículo, sinceramente fiquei sabendo só por cima. O resultado de 52% a 47% em favor do Baixinho até me surpreendeu, pois achei que o Fenômeno ganharia, por ter tido sucesso mais recente num país onde a memória é muito curta. Entretanto, a maioria escolheu com correção e coerência.

Antes de explicar porque não tenho dúvidas de que Romário foi melhor do que Ronaldo, quero deixar claro que o Fenômeno é, de longe, um dos quatro melhores que vi jogar, ao lado de Zidane e Roberto Baggio. Vi Maradona, mas não era mais seu auge; Matthäus vi no auge, mas era pequeno demais para compreender aquilo; Baresi é um misto de como vi Maradona e Matthäus. E ouve muitos outros geniais, mas que estão um ou dois degraus abaixo: Ronaldinho, Rivaldo, Henry, Klinsmann, Batistuta, Riquelme, Gerrard, Bergkamp, Stoitchkov, e alguns outros.

Vamos dissecá-los por quesitos, então.

A qualidade de técnica de ambos ninguém discute. E são praticamente iguais neste aspecto, cada um na sua característica. Romário e Ronaldo tinham famosas arrancadas com a bola dominada; o Baixinho mais na leveza, o Fenômeno passando como um trator impiedoso. Na cara do gol, ambos raramente erram. Mas aí vai uma leve vantagem para Romário, pois é o maior finalizador que já vi na vida. Além de ser excelente cabeceador (um dos únicos defeitos de Ronaldo), tinha uma frieza incrível na frente do goleiro. Ambos concluíam com índice de aproveitamento absurdamente alto, mas Romário é o cara do toque por cobertura sobre o goleiro, do elástico e chute de biquinho. Era um pouco mais técnico, enquanto Ronaldo tinha melhor físico. Mas ambos eram tão craques que superavam isto tudo. Romário superava a falta de altura com velocidade e um posicionamento impressionantes; Ronaldo fazia tantos gols que ninguém se lembrava que não é bom na cabeçada.

A carreira na seleção de ambos é espetacular, seguramente as duas melhores desde Pelé. Cada um ganhou uma Copa do Mundo como titular e protagonista do time. Ronaldo leva ligeira vantagem, porém: mesmo tendo média de gols inferior à de Romário (0,66 contra 0,84), fez 74 gols contra 71; jogou mais vezes, o que baixa a média, mas é uma vantagem (112 contra 85, no que Romário então "agradece" a Carlos Alberto Parreira). Mas Ronaldo ainda foi artilheiro de uma Copa do Mundo, o que mais fez gols numa só Copa desde 1970, e tornou-se, em 2006, com vários quilos acima do peso, o maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols, superando o alemão Gerd Müller, que havia feito 14. Mas convém não esquecer que o time em que Ronaldo foi protagonista era tecnicamente superior ao que Romário foi o dono do campinho.
A carreira de Romário em clubes, entretanto, é muito mais consistente. Por onde passou, fez gols e sucesso. Do Vasco foi à seleção; no PSV, jogou cinco anos e ainda é idolatrado; no Barcelona, virou mito; no Flamengo, mesmo com a baderna que era o clube, fazia gols de rodo; no Valencia, só jogou cinco jogos, mas fez quatro gols; voltou ao Flamengo e foi ainda melhor; no Vasco, foi o melhor jogador do mundo em 2000, apesar do não reconhecimento da FIFA, e foi artilheiro do Brasileirão também em 2001; no Fluminense, mais gols; no Vasco, aos 39 anos, foi artilheiro do Brasileiro de 2005.
Não se pense que digo que Ronaldo não jogou nos times aonde passou. Jogou, e muito. Tanto que ganhou três vezes o prêmio da FIFA, contra uma de Romário, que merecia mais. Mas Romário foi bem a carreira inteira, sempre jogou demais, sempre fez gols. Ronaldo não. Começou avassalador no Cruzeiro, virou mito no PSV como Romário. No Barcelona, viveu seu auge técnico, mas notem que, até agora, não há nenhum título conquistado por ele em clubes. Nem na Internazionale, onde aprendeu a bater faltas e seguiu varrendo as zagas como um tufão, ganhou algo. Ali começaram as lesões mais sérias, igualmente. Isto prejudicou Ronaldo. Depois da recuperação, da grande de Copa de 2002, veio o Real Madrid e uma temporada gloriosa, com o Mundial conquistado e muitos gols marcados. Mas aí, começaram os fracassos, e mais jejum de títulos. No Milan, o mesmo problema, já com a balança não colaborando.
As lesões atrapalharam muito, mas o fato é que Romário soube mudar seu modo de jogar quando o corpo já não era o mesmo, seguiu fazendo gols e era um dos melhores jogadores do país até os 35 anos, pelo menos. Ronaldo, aos 28, já beirava o ex-jogador. Romário, aos 28, ganhou uma Copa do Mundo. Aos 33, fez 70 gols pelo Vasco; Ronaldo, aos 32, só é manchete pelo que faz fora de campo (e de juízo).
Ronaldo, se quiser, ainda tem alguns aninhos para recuperar este tempo perdido. Teve muitas lesões graves, algo com que Romário não sofreu. Mas como seu estilo de jogo é baseado no físico, depende mais dele do que o Baixinho. A história está aí para ser contada. Mas só o fato de Romário ganhar a enquete sem ter tido todo o cartaz de Ronaldo no começo de carreira, sem estar tão nas manchetes quanto o Fenômeno e estando aposentado enquanto o 9 corinthiano tem até sua sobremesa noticiada pela imprensa "esportiva" já é um mérito e tanto.

Comentários

Marcelo disse…
Foi o Esporte Espetacular que fez a enquete.
Pelo que entendi eles pretendem fazer isso todas as semanas. No site deles está perguntando quem foi o melhor entre Zico e Zidane.
Anônimo disse…
Bah concordo totalmente com o texto! Irretocável a não ser por uma questão: o Ronaldo ganhou uma Recopa pelo Barça e uma UEFA pela Inter.
Vicente Fonseca disse…
Ah, me confundi então Prestes.

Abraço.
Anônimo disse…
Bah... ontem eles fizeram uma matéria sobre Zico x Zidane. Absurda. Imagina fazer um questionamento desses praticamente só para brasileiros. É medonho de tão idiota.
Anônimo disse…
Muito boa a análise. Concordo. Ronaldo é fenomenal, mas Romário é daqueles jogadores que faz tudo parecer fácil. Enquanto Ronaldo é daqueles jogadores que entra em campo daquele jeito "hoje vou estraçalhar com todo mundo", Romário nunca parece fazer esforço para ser genial. Não que isso seja uma vantagem para o baixinho. É só um paralelo entre os dois que acho interesante.
Vicente Fonseca disse…
De fato, Lourenço. Concordo com o teu ponto de vista.

Sobre a comparação Zico x Zidane, não vi Zico jogar, mas Zidane foi mais longe na carreira. Zidane, Romário, Baggio e Ronaldo, o G-4 de jogadores que já vi nestes 19 anos (ui, tô velho) acompanhando fútbol.

Verificação: PUTYHLET
Pedro Heberle disse…
Bela análise, Vicente!

Também concordo. Ronaldo ficou mais conhecido na história das copas, mas Romário foi artilheiro de várias competições. Não lembro o número exato, mas com certeza é mais de 10.

E hoje o Fenômeno degustou um brownie com frutas vermelhas, após um portentoso churrasco. (Fonte: PANÇAnet)
Vicente Fonseca disse…
jldsfljkdsf

Obrigado pelos elogios, Pedro.