O Galo e a véspera

Apesar da chuva lá fora e de ser segunda-feira, não tenho motivos para estar triste ou, ao menos, não muito alegre. Para quem passou o fim-de-semana no Litoral, é bem mais reconfortante deixar a praia ensolarada do sábado e do domingo com uma chuva do que o contrário, quando há duas semanas ficamos trancafiados em casa em Capão da Canoa por conta de uma chuva e chegamos numa Porto Alegre tórrida.

Isso sem falar que não se trata de uma segunda-feira qualquer. É também a véspera do Gauchão 2009, que estreia as competições oficiais dos clubes gaúchos nesta temporada. O ano começa para valer no Rio Grande do Sul, ainda que no Brasil ele já tenha tido início em Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. Internacional x Santa Cruz, o colorado e o Galo, abrirão o estadual no Beira-Rio amanhã, às 19:30.

Novidades? Kléber estaria quase acertado com a esquadra de Tite, o que seria um grande reforço. Tal qual Jadílson no Grêmio, seria a chance de um ótimo lateral se recuperar de um mau ano jogando em Porto Alegre. No caso de Kléber, um jogador que, em seu auge, conseguiu ser ainda um pouco superior ao já muito bom ala canhoto tricolor. No Grêmio, ouvi falar por cima de um teste no esquema 3-5-2, que teria Willian Magrão como primeiro homem, Tcheco como segundo e Souza como terceiro, com Ruy e Fábio Santos (destaque da pré-temporada, deixando Jadílson esperando vez no banco) nas alas. Discordo em princípio, mas dá para ver como fica em campo antes de condenar de imediato.

Começa então a semana em que a movimentação dentro de campo dará lugar às notícias trágicas do fim da última semana. Aqui vai uma demonstração de pesar pelo acidente ocorrido com a delegação do Brasil, com a bandeira do estado a meio mastro na Praça do Farol, em Capão da Canoa. A chuva, portanto, não me abate. O acidente que deixou em luto a nação xavante sim, ainda causa momentos de reflexão e sentimentos mais tristonhos.

Foto: Vicente Fonseca

Comentários

Eu sou contra esse 3-5-2 com Magrão, Tcheco e Souza. Já não deu certo ano passado, o que indica que vai dar certo esse ano? Se formos pra um gre-nal assim, não vou nem temer pelo pior: já estarei conformado.

E só pra título de curiosidade e democracia no futebol brasileiro, o Cearense, Capixaba e Paraense também já começaram.

E não conseguirei fazer o minuto-a-minuto da partida de estreia do Dragão Goiano, porque na hora do jogo, estarei fazendo a prova do Cremers.

Que bosta =/
Anônimo disse…
Eu também não sou muito favoravel a Magrão de 1º e Tcheco de 2º volantes. Perderia muito poder de marcação.
Vicente Fonseca disse…
Já que vocês entraram no mérito, dou a minha justificativa primordial para discordar, além das que vocês citaram: perderiam-se as arrancadas de trás de Willian Magrão, melhor característica dele no melhor período dele em 2008. Meu 3-5-2 teria Souza (Ruy), Diogo (Adílson), Magrão, Tcheco e Jadílson (F. Santos). As três dúvidas se dissolveriam no decorrer do Gauchão.

Claro que o assunto mereceria um post próprio, só pela complexidade.
Felipe disse…
Saudades de jogar truco na Guarita...
Vicente Fonseca disse…
jhfdsjkdjlkdfsl

É só marcar que a gente joga, tchê!
Anônimo disse…
Vicente, nem sei se o Kléber virá mesmo e nem quero fazer Grenal.

O fato é que o Kléber não foi um pouco superior ao Jadilson. O Kléber foi muitíssimo superior ao Jadilson, tanto tecnicamente quanto no que construiu em sua carreira.
Vicente Fonseca disse…
Ok, Prestes, respeito a tua opinião. Não te preocupa, que eu nunca levo, em princípio, nenhuma opinião para o lado clubístico, ainda mais de ti, que é a coerência em pessoa.

Vamos ao mérito então. Quanto à carreira, concordo plenamente. Mas não acho que a diferença técnica entre os dois seja tão grande assim, ainda que o lateral do Grêmio neste começo do ano deva ser o Fábio Santos.

Mas que fique claro: entre um e outro, escolheria o Kléber. No começo do ano, ele era o meu titular da seleção, e o Jadílson, apesar de ser um ótimo jogador, nunca cheguei a cogitar. Acho que eles têm estilos diferentes: o Kléber é mais técnico, refinado, pensante, bom de bola parada; o Jadílson é mais habilidoso e veloz.
Anônimo disse…
Concordo com o Prestes, embora tenha entendido tua opinião, Vicente.
Anônimo disse…
O Jadilson fisicamente é muito bom, mas é um jogador limitado, que teve umas duas ou três belas temporadas e nada mais.

Pra mim, tendo os dois em seu auge, o Kléber é enormemente superior. Não fosse uma certa sonolência que o abate volta e meia, o Kléber seria uma unanimidade na Seleção. Em termos meramente técnicos, é o melhor lateral-esquerdo brasileiro que eu vi jogar, além de ter uma carreira recheada de conquistas.
Vicente Fonseca disse…
O Kléber é mesmo um dos melhores que já vi, tecnicamente falando. De brasileiro melhor neste quesito, lembro apenas o Leonardo, que jogou no São Paulo e na Copa de 1994. O Sorín é outro que estraçalhava.
Anônimo disse…
Ah, o Leonardo era melhor q o Kléber mesmo.
Vicente Fonseca disse…
Não dá pra esquecer do Roberto Carlos, que era mais jogador que o Kléber, ainda que tecnicamente isto seja bem questionável. O Júnior, que jogou no Palmeiras também.

O Felipe do Vasco talvez tenha sido um dos 10 jogadores mais habilidosos que já vi, mas era muito irregular e inconstante.
Anônimo disse…
Bah, tua definição sobre o Felipe foi precisa, um dos dez jogadores mais habilidosos que já vi. Geriu mal a carreira e teve um pouco de azar também naquela transferência malfadada para o Roma. Outro belo lateral que se deu mal foi o Athirson. Eu queria que o Inter tivesse contratado ele agora, fez um bom brasileiro ano passado, caindo pelo meio, deve estar bem barato.
Anônimo disse…
Quanto ao Junior e ao R. Carlos, fosse eu treinador preferiria o Kleber, por um motivo: cruzamento perfeito.
Vicente Fonseca disse…
Aquela época, fim dos anos 90, foi rica em grandes laterais-esquerdos. Tinha ainda o Serginho, do São Paulo que foi para o Milan, e também era muito bom.

O Felipe, quando queria, parecia que colocava cola na chuteira. A bola não desgrudava por nada, era impressionante. O Athirson ia mais pelo físico, mas tinha habilidade e cruzava bem. Era rápido e forte, lembrava o Portaluppi neste aspecto.
Anônimo disse…
Serginho sabia cruzar também e era muito rápido e habilidoso. Pena que se impacientou com o eterno banco na Seleção e pediu para não ser mais convocado.

Mas o que vcs me dizem do Athirson atual que jogou na Lusa? Queriam no Grêmio?
Vicente Fonseca disse…
Acho que se o Grêmio tentasse reabilitar o Felipe eu ficaria mais feliz. O Athirson foi bem na Lusa, e era um cara que eu até gostava mais que o Felipe naquela época, mas a gente nunca sabe o que pode esperar dele. Não gostaria de vê-lo no Grêmio, mas ficaria feliz se ele me contrariasse e jogasse bola.
Anônimo disse…
Eu não.

E o que vocês me dizem sobre o Ronaldo ter comentado na Globo o jogo no qual ele devia estar estreando?
Anônimo disse…
O Náutico já "roubou" dois jogadores que iriam para o Sport: Somália e Gonzales, sendo este, pelo que consta, artilheiro do campeonato chileno. Interessante, porque em tese o que deveria acontecer é o contrário, visto que o Sport parece estar com mais saúde e com uma Libertadores pela frente. Ontem, o Sport ganhou com gols de Ciro - aquele que eu comentei esses dias, faz gols em todos os jogos - e Sandro Goiano DRIBLANDO O GOLEIRO.
Vicente Fonseca disse…
O link deste momento, Lourenço, por clemência.

Esses dias o Santa levou 4 a 0, acho que do Porto de Caruaru. Tristes dias, apesar de ter ganhado 3 dos 4 jogos até aqui.
Unknown disse…
o nunes tá no náutico.
deixem o náutico em paz!


"Sandro Goiano DRIBLANDO O GOLEIRO"

=oO


junte-se a isso o PATRÍCIO fazendo gols de FALTA e o andré luis FAZENDO GOLS e temos o cenário apropriado para o FIM DOS TEMPOS.
Anônimo disse…
Vi o gol do Sandro. Foi um belo gol.
Unknown disse…
o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=KhFTKb949Rs
Vicente Fonseca disse…
Putz, quase fui às lágrimas. Sandro Goiano entrando que nem uma flecha e tirando o goleiro com categoria. Demais pro meu coração.

Sandro deu uma assistência ainda pro primeiro gol do Ciro. E o primeiro foi marcado por LUCIANO HENRIQUE, aquele, que no meu jogo no Championship Manager é o CRAQUE do meu GRÊMIO, contratado a peso de ouro pra substituir o Carlos Eduardo.