Equilíbrio na volta do ano novo

Os campeonatos europeus, ao contrário da ideia geral que temos deles, andam até bem equilibrados nesta temporada 2008/09. Dos sete principais torneios do velho continente, apenas um já parece decidido em sua briga principal, a do título: o Espanhol, com o Barcelona já a 12 pontos dos vice-líderes Real Madrid e Sevilla (47 a 35). Até o normalmente modorrento Campeonato Francês anda empolgante, com o atual heptacampeão Lyon (39) sendo acossado por Bordeaux (38), Rennes (37) e Olympique (35), entre outros.

Na Itália, a volta para 2009 reesquentou a disputa pela ponta. A Internazionale empatou com o Cagliari, 1 a 1, e foi a 43, enquanto a Juventus fez 1 a 0 no Siena e subiu para 39, baixando a diferença de 6 para 4 pontos. O Milan, com 34, parece incapaz de impedir o tetra do maior rival. A Juve, no momento, é a mais indicada, salvo uma arrancada espetacular do time de Pirlo, Kaká e Pato.

O Inglês transcorre como sempre, com seus conhecidos favoritos disputando a ponta. O Aston Villa é o intruso da vez entre os primeiros. No fim das contas, Liverpool e Manchester United parecem os dois mais fortes no momento, mas o Chelsea de Felipão não pode ser descartado por completo.

A briga mais sensacional, entretanto, ocorre em Portugal. Benfica, Porto e Sporting têm se revezado na liderança desde o começo. Semana passada, o Porto assumiu pela primeira vez a ponta, fechou 2008 como líder, mas ontem ficou no 0 a 0 com o modesto Trofense e parou nos 28, enquanto seus rivais venceram e o ultrapassaram, com 29. Outra briga forte ocorre na Alemanha, onde a diferença do líder para o quinto é de 3 pontos. Alemães e holandeses (AZ e Ajax polarizaram a briga) ainda não retornaram das férias.

Comentários

Pedro Heberle disse…
Não sei como se fala quando um time é campeão pela nona vez, então estou torcendo pelo octa do Lyon só pra matar minha curiosidade no semestre que vem.
Vicente Fonseca disse…
Eneacampeão (9 vezes), decampeão (10), undeca (11) e dodeca (12). Só sei até aí. E 20 vezes, seguindo a lógica do ICOSÁGONO, seria icosacampeão.
Vicente Fonseca disse…
Aliás, não é decampeão, é DECACAMPEÃO. Corrigindo ali.

Só pra ficar claro, é undecacampeão e dodecacampeão.
Nos tempos em que Paulo Sant'ana estava lúcido e SÓ criticava os goleiros do Grêmio, ele publicou uma coluna na ZH, um dia depois da conquista do octacampeonato gaúcho pelo Inter, a seguinte mensagem em letras garrafais: ENEA NÃO!

Essa discussão me lembrou disso.
Anônimo disse…
O América foi decacampeão mineiro certa feita.

O lugar deles era a série B, e às vezes um série A.
Vicente Fonseca disse…
Ao menos, o América voltou à elite do Campeonato Mineiro para 2009.
Anônimo disse…
Há pouco fiz uma lista, com amigos, das Séries A e B com os clubes que deveriam lá estar. Mais ou menos algo assim como "o Vasco pode estar na B, tem time de Série B, mas seu lugar é a A".
O América/MG ficou na Série B, com sobras.
Vicente Fonseca disse…
Nesta lista da Série B devem certamente figurar Santa Cruz, Remo e Paysandu, outros três sumidos do cenário nacional pela própria incompetência.
Anônimo disse…
Defendo o Paysandu na série A.

Tem que ter um do Norte. Com o Goiás do Centro-Oeste, todas as regiões brasileiras seriam contempladas.


Já posso ser cartola da CBD, hein???
Vicente Fonseca disse…
Prestes com moral é seu time no Nacional.

jhfdjkdfjkdfk